segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Democratizar a imprensa

Resultado de imagem para imagem de bico de pena para escrever
Democratizar a Imprensa

Você acredita em tudo que a imprensa publica ?

A maioria dirá que acredita.

Tudo que é impresso, um jornal, uma revista, um livro ganha muito em importância e credibilidade para a maioria das pessoas, independente do conteúdo. No entanto, a realidade é bem diferente.

Não importa sua orientação política, se você é coxinha ou petralha, o assunto é informação.

Nos países comunistas só existia um veículo de imprensa, a imprensa do governo. A população era informada pelo governo, não existia imprensa privada. Já nos países capitalistas, existia, como existe ainda hoje, uma grande variedade de mídias.Os países capitalistas criticavam ferozmente o comunismo, por diversas razões, e principalmente por não existir imprensa livre e democrática. O comunismo caiu, e na grande maioria dos países do mundo a imprensa é livre. A liberdade é tanta que pode-se ocultar aspectos da realidade. É o que vem acontecendo no Brasil e mesmo em outros países. A caravana de Lula pelo nordeste não é notícia nos veículos da grande mídia, deveria sê-lo, afinal multidões nas ruas para ver, ouvir e tocar Lula. Inegavelmente um fato político de relevância deveria ser notícia diária, mas nada disso acontece.

Lula, de alguma forma, não se alinha, ou não é aceito, pelo modelo político - econômico hegemônico no mundo. Por não ser aceito ou pensar diferente, é omitido, ocultado. Os veículos de imprensa que controlam praticamente a informação no Brasil, e são poucos, produzem conteúdos informativos somente de acordo com o modelo político - econômico do mundo. Não se permitem pensar em modelos alternativos e , o que é pior ainda, acham, e assim se comportam, que outras pessoas e organizações também não podem pensar fora do modelo hegemônico. Como são poucos grupos de mídia controlando a cabeça da maioria da população brasileira, comportam-se da mesma maneira que a imprensa comunista comportava-se, ou seja, produzindo uma única compreensão da realidade, com o agravante que se utilizam de um véu democrático para agir. Na maioria dos países ocidentais existem regras claras para o funcionamento da imprensa, de maneira a evitar concentração de poder nas mãos de poucos grupos. No Brasil é um vale tudo, um atraso civilizacional e democrático, no tocante a existência de uma imprensa plural e democrática. Mesmo em jornais impressos, pode-se ver absurdos até em manchetes com letras garrafais. Com o tempo, esse comportamento da imprensa vai produzindo uma sociedade com os mesmo valores e práticas difundidos por essa imprensa. Felizmente na internete pode-se encontrar jornais e revistas que produzem um jornalismo crítico e confiável, porém longe de competir com o alcance da grande mídia.

Lute por uma imprensa democrática e plural para o Brasil, afinal, os regimes comunistas deixaram de existir desde 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário