quarta-feira, 5 de julho de 2017

G-20 contra 99% da população mundial

Sistema neoliberal coloca trabalhadores uns contra os outros, diz Noam Chomsky

Intelectual criticou Partido Republicano e comentou a retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris por Trump

Opera Mundi,05 de Julho de 2017 às 10:31

Chomsky criticou neoliberalismo dos EUA e afirmou que "estamos caminhando para um precipício" / Reprodução Youtube / RT

Em entrevista à rede de televisão russa RT e transmitida neste domingo (02), o intelectual norte-americano Noam Chomsky criticou o neoliberalismo e afirmou que o sistema coloca os trabalhadores “uns contra os outros”.

“O neoliberalismo vem colocando os trabalhadores do mundo em competição uns contra os outros, mas permitindo a liberdade do capital e, de fato, um alto grau de proteção para o capital”, afirmou o linguista, filósofo e historiador de 88 anos.

Professor emérito do MIT (Massachusets Institute of Technology) e crítico constante do governo de Donald Trump, Chomsky afirmou que “estamos nos dirigindo a um precipício e o pior desses precipícios é condicionado pelos sistemas de mercado”. Para o intelectual, “a mudança neoliberal moveu as decisões da esfera pública ao mercado”.

Chomsky ainda criticou o partido político de Trump afirmando que os republicanos têm se dedicado a destruir a vida humana: “a posição da ala selvagem do capitalismo norte-americano, o Partido Republicano, é realmente impressionante, eles estão realmente correndo em direção a um precipício”, disse o intelectual, questionando se “houve realmente uma organização na história que se dedicou em destruir a vida humana?”.

“Se você é um crítico da política [dos EUA], você é antiamericano”, disse o acadêmico sobre como são vistos aqueles que se opõem ao governo no país. “Além dos EUA, eu não conheço nenhum outro país não-totalitário, não-autoritário, onde esse conceito exista”, afirmou Chomsky, que se considera socialista.

Além de se posicionar contra medidas tomadas pelo governo de Donald Trump, o intelectual se diz preocupado com as mudanças climáticas e com a saída dos EUA do Acordo de Paris. "Os EUA estão correndo em direção ao precipício, enquanto o mundo está tentando fazer alguma coisa [contra o aquecimento global", afirmou.

Fonte: BRASIL DE FATO
______________________________________________________________
Na 40ª Conferência da FAO, José Graziano da Silva adverte: quase 60% da fome no mundo decorre de conflitos armados e alterações climáticas


Fonte: CARTA MAIOR
__________________________________________________________
Esquema de segurança para cúpula do G20 na Alemanha contará com 22 mil policiais
De Redação
-5 de julho de 2017

O esquema de segurança preparado para o encontro de cúpula do G20 em Hamburgo, na Alemanha, vai contar com cerca de 22 mil policiais e 28 helicópteros. A cimeira ocorre nos próximo dias 7 e 8, quando a chanceler alemã Angela Merkel vai receber os chefes de Estado e de Governo das principais economias e potências emergentes, incluindo o líder norte-americano Donald Trump, o russo Vladimir Putin e o turco Recep Tayyip Erdogan.

Nesta terça-feira (4), o ministro do Interior da Alemanha Thomas de Maizière visitou o centro de convenções de Hamburgo, onde ocorrerá a cúpula, para acompanhar o esquema de segurança preparado para o evento.

Na ocasião ele voltou a advertir que as forças de segurança não vão tolerar protestos ou manifestações violentas, nem atos de sabotagem contra a reunião de cúpula do G20.

Nos dias que antecedem a Cimeira até domingo já foram convocadas mais de vinte manifestações organizadas por grupos de esquerda ou anti-globalização.

O ministro lembrou que, de acordo com os dados dos serviços secretos, as mobilizações poderiam concentrar até 8 mil manifestantes violentos, mas estava convencido de que o plano de segurança da polícia será eficiente para manter a tranquilidade na cidade.

Fonte: Manchete online
_______________________________________________________________
POLÍCIA REPRIME PROTESTOS CONTRA G-20 NA ALEMANHA


Fonte: O GLOBO
_____________________________________________________________
Resultado de imagem para imagem de bico de pena para escrever
A fome volta a crescer no mundo.

Aumentam os conflitos armados.

As alterações climáticas ameaçam a vida.

Neoliberalismo joga trabalhadores uns contra os outros.

Por conta de tudo isso, e muito mais, a reunião entre os chefes de estado e de governo das vinte maiores economias do mundo, na Alemanha, tem um esquema de segurança que mobiliza 22 mil policiais. Para que o leitor tenha uma ideia, o Estado do Rio de Janeiro com uma população de 17 milhões de habitantes, tem um efetivo de policiais da Polícia Militar de aproximadamente 50 mil policiais.

Para proteger os responsáveis, ou pelo menos defensores do caos em que se encontra o mundo, são criadas grandes barreiras para impedir que eu, você, e todos nós possamos protestar, dizer não ao mundo atual, exigir respeito a vida e aos direitos humanos, exigir que todos os humanos tenham acesso a alimentação, terra , trabalho e casa. Exigir também que cumpram, com urgência, os acordos para mitigar os efeitos já sentidos por todos das alterações climáticas. Exigir o fim dos conflitos armados.


É o G-20 contra 99% da população mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário