quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Fogão Solar

Preço do gás de cozinha sobe. Cadê a mídia?

Por Altamiro Borges

Na semana retrasada, o exterminador da Petrobras, Pedro Parente, anunciou a redução do preço da gasolina e a mídia venal fez o maior escarcéu. A queda prevista - de apenas um centavo - virou capa dos jornalões e motivo de comentários eufóricos nas emissoras de rádio e tevê. Os ex-urubólogos da imprensa - que no governo Dilma só difundiam notícias pessimistas sobre o país - viraram otimistas de plantão e juraram que a medida do covil golpista reduziria a inflação e impulsionaria a retomada da economia. Na sequência, ao invés de baixar, o preço da gasolina subiu nos postos e a mídia chapa-branca caiu no ridículo. Já nesta terça-feira (1), o governo anunciou o aumento do preço do gás de cozinha. A cruel decisão, que afeta as milhões de famílias, não virou manchete ou destaque na TV.

A Folha golpista deu apenas uma notinha, informando que "a Petrobras comunicou às distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha) uma nova política de preços do combustível. A medida representará repasse de até 4% para as distribuidoras. O aumento depende da região e do tipo de contrato com a distribuidora... O maior impacto ocorrerá na região Nordeste, onde a maior parte dos contratos terá reajuste de 4%. Segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o botijão de 13 quilos custa, em média, R$ 53,76 na região Nordeste. Um aumento de 4% representa para o consumidor nordestino custo adicional de R$ 2,15 por botijão".

Após protagonizar o "golpe dos corruptos", que levou a corja de Michel Temer ao poder em Brasília, a mídia venal foi presenteada com o aumento das verbas da publicidade oficial. Não é de se estranhar, portanto, que ela agora só destaque as notícias otimistas sobre a economia. O que é bom a gente fala; o que é ruim a gente esconde - já ensinou um cínico ministro do ex-presidente FHC. A mídia privada não tem nada de neutra ou imparcial. No fundo, ela adora um "jabaculê" - a famosa propina paga aos mercenários empresários do setor. O usurpador Michel Temer garante mais grana dos cofres públicos, a mídia segue iludindo os "midiotas".

Fonte: Blog do Miro
___________________________________________________________________


O governo do golpe anunciou o aumento do gás de cozinha, o gás de botijão.


Com isso, a comida vai ficar mais cara, o que é péssimo em tempos de recessão, arrocho, desemprego e pouco dinheiro.

Como sempre acontece, quem mais vai sofrer com o aumento do gás de cozinha é a população pobre, ou seja, a maioria do povo brasileiro.

A classe média e as elites, que recentemente bateram panelas nas varandas e janelas pedindo o golpe, não irão fazer o mesmo agora porque o gás aumentou de preço. Aliás, tem muita elite que bateu panela que sequer sabe o que é gás.

No entanto, o Brasil inteiro pode programar um panelaço, agora com razões de sobra, para protestar contra esse aumento que, de fato, poderá deixar as panelas mais vazias.

Além disso, outras opções simples e baratas estão disponíveis para qualquer pessoa que queira economizar no consumo de gás de cozinha, sem reduzir a quantidade de alimentos, claro.

A melhor opção é o fogão solar, que com qualquer merreca qualquer um pode fazer em casa, e com abundância de sol que temos no país, é possível que quase diariamente as refeições sejam feitas no fogão solar.

Para obter informações sobre o fogão solar, o caro leitor pode entrar no google e pesquisar por ' fogão solar'. Há muita informação. Abaixo , um endereço de site sobre fogão solar:

www.solarcooking.org/portugues/default.htm

Cabe ressaltar, que o fogão solar , obviamente, precisa da incidência direta da luz solar. Assim sendo, o caro leitor pode ter o fogão em varandas, terraços, laje, jardim, quintal, ou até mesmo na calçada na porta de casa. Espaço pequeno e luz solar, são os requisitos básicos para instalar o fogão, que pode ser carregado de um lugar para outro, pois é leve e de fácil manuseio.

O leitor também pode optar por um fogão fixo, normalmente em um buraco no chão, no caso de quintal, jardim, ou qualquer outra área de terreno.

Por diversas vezes já cozinhei em fogões solares, e posso afirmar que o tempo de cozimento é mais ou menos o mesmo de fogão convencional. A comida fica uma delícia, melhor do que em fogão a gás, uma vez que no fogão solar não existe fogo, e com isso a comida não absorve o cheiro do gás queimado, como acontece no fogão comum. Até mesmo uma suculenta feijoada pode ser feita no fogão solar,  assim como todas as modalidades de assados, pratos com arroz, tais como arroz puro, risotos, e outros.

E o melhor, é de graça, é limpo, é ecológico.

Divulgue essas informações em comunidades, na periferia, no campo, nas favelas, nas cidades. Aliás, se a grande mídia estivesse ao lado do povo, estaria divulgando essas informações diariamente.
No entanto, como é do conhecimento do leitor, a grande mídia está ao lado daqueles que só pensam em lucros, e no caso, divulgar o fogão solar não é do interesse das distribuidoras de Gás e dos fabricantes de fogão convencional.

Abaixo umas fotos de diferentes tipos de fogão solar:










Nenhum comentário:

Postar um comentário