sábado, 19 de novembro de 2016

Globo. Uma rede de mentiras

O poder da Globo – Realidade não é o que se vê, mas o que ela dita (ou edita)

19/11/2016 Bajonas Teixeira

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Na foto, o ex-governador Sérgio Cabral, figura das mais sinistras da política brasileira, que, não é de hoje, vivia envolto em uma espessa nuvem de suspeitas e denúncias, aparece de frente e de perfil, vestindo o uniforme da prisão, uma reles e popular camiseta verde, sendo fotografado para o álbum de recordações da cadeia. Não é uma imagem que, pessoalmente, me desagrade. Ao contrário.

E mais, na atual situação de crise do Rio, é uma imagem capaz de levar um breve alento à milhões de revoltados, de humilhados e ofendidos, que sofrem diariamente com os efeitos da crise. Além disso, dá uma satisfação aos que estão lutando para reverter as políticas do atual governador Pezão, homem de Sérgio Cabral, em sua tentativa de descarregar sobre as costas as vítimas a responsabilidade por uma crise nascida da corrupção.

Calcula-se, por exemplo, em 140 bilhões o tamanho das isenções ofertadas graciosamente por Cabral às grandes empresas no estado. O impacto de medidas como essa para a crise do estado é por demais evidente. Na época em que os recursos entravam à rodo com os royalties do petróleo, o governador deve ter imaginado que tinha nas mãos uma galinha dos ovos de ouro: as isenções pesavam pouco no orçamento, e os agraciados devolveriam a gentileza nas medida de sua gratidão.

Cabral isentava as empresas, a esposa, a advogada Adriana Ancelmo, depois recebia polpudos honorários advocatícios trabalhando para essas mesmas empresas. Tudo legal, comprovado e seguro. No entanto, vistos agora com olhos menos parciais, as isenções se mostram excessivas e criminosas, os valores pagos por serviços de advocacia à esposa do denunciado, parecem incompatíveis com os serviços prestados, que até se suspeita se foram prestados mesmo.

O curioso é que ao colocar a imagem de Sérgio Cabral sendo fotografado na cadeia, a Globo faz a seguinte chamada: Preso, Cabral usa uniforme e tem a cabeça raspada.



No entanto, a imagem não mostra o governador de cabeça raspada, mas apenas de cabelo curto. A Globo evidentemente quis criar sensação dando ao leitor a sentimento de vingança, ou seja, o velho pacote compensatório de fim de novela. E um público viciado, não deixará de ver o ex-governador de cabeça raspada, por mais que seu escalpo tenha sido mantido no lugar.

Esse poder da Globo, numa país em que os ricos e poderosos sempre ditaram o que é visível e o que é invisível, é uma das coisas sobre as quais se tornou urgente pensar. Mais ainda agora em que, desde o início da conspiração do golpe, as aparência são fabricadas diariamente.

Fonte: O CAFEZINHO
_________________________________________________________

Hipocrisia, teu nome é Globo

POR FERNANDO BRITO · 19/11/2016


Se você não sabe o que é hipocrisia, olhe as capas dos dois veículos impressos das Organizações Globo – O Globo e o Extra – e leia o minieditorial que o primeiro publica, que reproduzo ao centro, no destaque.

Diz que o “escracho a que (Cabral e Garotinho) foram submetidos na prisão e no hospital merece repulsa, compromete a seriedade do procedimento e evoca questões essenciais à vida democrática”.

É verdade, como é verdade que as Organizações Globo, quando lhes interessa promove estes escrachos.

Pode-se argumentar que, uma vez divulgadas a imagens é jornalístico publicá-las.

É, sim.

O problema é como se faz isso.

A Globonews, por exemplo, reprisava o vídeo de Garotinho, seguido de “caras e bocas” da apresentadora de plantão.

O Globo fala de um “inquérito” para “apurar tratamento privilegiado” ao ex-governador no Hospital Souza Aguiar, embora possa ser lido noExtra que, segundo o relato de uma funcionária ele “teria sido acomodado numa maca de necrotério. Garotinho teria enfrentado também a superlotação da sala vermelha da unidade “A Rosinha Garotinho tendo que fazer a ficha lá na frente, pegar fila. Entrou na sala vermelha de olhos fechados. A sala vermelha tem suporte para quatro doentes. Tinha oito. Não tinha maca.” cita o jornal.

É a hipocrisia de quem faz jornalismo “neutro” e aponta o dedo contra os que expõem claramente suas opiniões.

Aliás, em matéria de fazer mal ao Rio de Janeiro e a uma política civilizada, mais do que Cabral e Garotinho somados e elevados ao quadrado , faz a Globo, que se nutriu deste estado mas o despreza profundamente.

Fonte: TIJOLAÇO
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário