terça-feira, 22 de novembro de 2016

Biodigestor em alta

Condomínio residencial do PR tem biodigestor que transforma lixo orgânico em gás de cozinha para os moradores


Por Web Rádio Água
Em Lixo
20 nov 2016

Já parou para pensar na quantidade de resíduos orgânicos que você produz na sua casa? Agora imagine a mesma situação em um condomíniocom 720 moradores. São quilos e mais quilos de matéria orgânica gerados diariamente, sem contar os dejetos que vão para o esgoto.

Pensando em viabilizar a destinação ambientalmente correta desse material e ainda gerar uma economia significativa na conta de energia elétrica de todos os moradores, a estudante Kelly Borne, da UNILA(Universidade Federal da Integração Latino-Americana), inventou um biodigestor capaz de transformar todo esse lixo em energia limpa.

O aparelho foi instalado em um condomínio residencial localizado no centro de Foz do Iguaçu, no Paraná, e todo o biogás que produz é utilizado pelos moradores como gás de cozinha ou, ainda, para aquecimento térmico. Tudo sem necessidade de processos de tratamento ou purificação!

Segundo as pesquisas de Kelly, o biodigestor chega a fornecer até 15,3 metros cúbicos de biogás por dia ao condomínio, podendo gerar uma economia anual de até R$ 10,8 mil na conta de energia.

A invenção levou o terceiro lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis. Kelly recebeu R$ 5 mil pela ideia e pretende investir todo o dinheiro na implementação de um novo biodigestor em uma outra região do Paraná. Isso que é ter visão de futuro!

Fonte: BOL
___________________________________________________________

Biodigestor

A imagem mostra um equipamento para reciclagem de dejetos fácil de construir. Biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para a produção de biogás, uma mistura de gases – principalmente metano - produzida por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas (isto é, em ausência de oxigênio). Um biodigestor nada mais é que um reator químico em que as reações químicas têm origem biológica.

Fonte: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARANÁ
________________________________________________________________


Biodigestores para produção de gás ou mesmo para geração de energia elétrica, não são novidades.

Esse tipo de tecnologia que aproveita resíduos orgânicos sempre foi muito utilizado em propriedades rurais , e isso já por décadas, talvez séculos.

Com a expansão das redes de distribuição de energia elétrica e também programas de eletrificação rural, os biodigestores ficaram meio que fora de moda, ali em um canto, quase sem visibilidade. Dizia-se que com a expansão das redes energia elétrica , os biodigestores não teriam muita utilidade. No entanto, a partir de meados do século XX, a tomada de consciência ecológica e a necessidade de produção e utilização de energias renováveis e limpas, colocaram os biodigestores em cena como alternativas viáveis em um processo de transformação para uma economia sustentável.

Já por um bom tempo que os biodigestores deixaram de ser apenas uma opção da vida rural e passaram a ser utilizados em cidades, mesmo grandes centros urbanos, como uma importante tecnologia para a disposição e o tratamento do lixo, produção de gás de cozinha, gás para aquecedores para banho, gás para aquecimento residencial e ainda geração de energia elétrica com a queima do metano produzido, em grande escala ou em escala residencial.

No caso do artigo acima o biodigestor foi instalado em um condomínio residencial com 720 moradores, em centro urbano, aproveitando o lixo e produzindo gás para as residências.

Isto dito, não se pode aceitar que atualmente o lixo orgânico das cidades - pequenas, médias ou grandes - não seja utilizado em usinas para a produção do biogás. Talvez grandes lobbies impeçam que isso aconteça. Por outro lado, nada impede que residências e condomínios utilizem a tecnologia de biodigestores para produzir energia ou gás. Cabe lembrar que mesmo sendo uma tecnologia de fácil construção e aplicação, o leitor, caso deseje implantar a tecnologia, deve procurar a orientação de um profissional capacitado pois o conjunto envolve gás inflamável, tubulação, pressão, vedação, etc...

E por fim, o projeto acima do artigo, foi desenvolvido e aplicado por uma estudante da UNILA ( Universidade Federal de Integração Latino Americana ), criada pelos governos progressistas da América do Sul na década passada e que hoje, com o atraso avançando célere no continente sul americano, corre o risco de ser extinta, já que educação, conhecimento e desenvolvimento são coisas de comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário