segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Mentiras, disfarces e um faz de conta sem fim


_____________________________________________________________________

Execuções na cidade de Deus no dia da consciência negra é roteiro mal escrito.
___________________________________________________________



Essa é a capa do tablóide Meia Hora, de hoje 21.11.16, um jornal popular aqui do Rio de Janeiro.

O Rio Chora, é a manchete do jornal em referência a queda de um helicóptero da Polícia Militar em que morreram quatro policiais. Também sobre os sete corpos de moradores que foram encontrados no dia seguinte a operação que teve a queda da aeronave.

Até o momento tudo leva a crer que o helicóptero caiu devido a alguma falha mecânica na aeronave, já que os corpos dos policiais mortos não foram encontradas marcas de tiro, o mesmo , até o momento das investigações, com a fuselagem do helicóptero.

Isso significa que a situação financeira caótica do Estado do Rio de Janeiro pode ter contribuído para uma suposta manutenção inadequada da aeronave. A esse respeito, o PAPIRO se manifestou
através do artigo Estado de Exceção e Barbárie em 04.11.16. Abaixo um excerto do referido artigo:


.. A título de exemplo, na cidade do Rio de Janeiro a Polícia Civil tem apenas três helicópteros para combate ao crime. No momento, e já há algum tempo, dois estão fora de operação e mesmo nas delegacias da cidade falta até mesmo papel para registrar ocorrências. A Polícia faz uma campanha para receber doações. Do outro lado, quem não é criminoso é perseguido, detido e morto, pelas forças de segurança que deveriam proporcionar segurança à população...


Na ocasião o PAPIRO chamava a atenção para a precariedade da Polícia Civil. No mesmo dia, o Comandante da Polícia Militar , em público, declarou que a crise do Estado não iria afetar os equipamentos da Corporação. Ao que parece, afetou.
No dia após a queda da aeronave em que os quatro militares morreram, surgem sete corpos, no mesmo local da operação do dia anterior, de supostos criminosos envolvidos com o tráfico de drogas. Leia um tweet postado em CARTA MAIOR:
Murilo Cleto
✔ @MuriloCleto


Um helicóptero da PM cai por falta de manutenção e o BOPE mata e desova 7 na Cidade de Deus achando que ele foi derrubado por traficantes



A notícia acima é do jornal ESTADO DE SP, de hoje, 21.11.16.

Que Polícia é essa, deve estar se perguntando o leitor.

Certamente, depois de se perguntar sobre a Polícia, o leitor deve estar se perguntando que mídia é essa, que ao colocar o foco na dor de mais uma tragédia, omite, manipula e disfarça a verdadeira realidade do combate as drogas na cidade.

Morreram policias e traficantes, em um passado, no ano passado, no mês passado, ontem, hoje, amanhã e no futuro.

No entanto o narcotráfico e o comércio das drogas continua, firme e forte, movimentando bilhões de reais para a alegria das instituições financeiras pelo mundo. Morreram traficantes e policiais, mas amanhã teremos, imediatamente, novos traficantes e novos policiais nos lugares daqueles que morreram, e que em breve também morrerão para dar lugar a novos...

Enquanto policiais, muitos dedicados e corretos, lutam em uma guerra que só termina quando eles, os policiais, morrem, a população exposta aos conflitos por décadas não se beneficia em nada com essa política de combate as drogas, e ainda chora a dor de pessoas , por vezes tratadas como bandidos, que são mortas em conflitos,ou acidentalmente por conta dos conflitos.

Nesse conflito de enxuga gelo, a velha mídia disfarça a realidade, na medida que reproduz, diariamente, as cenas dos conflitos como sendo algo normal, corriqueiro, do dia-a-dia, parte da vida do cidadão carioca. Não, isso não é parte da vida do cidadão, não é tela quente ou temperatura máxima. É uma política ineficaz de combate as drogas e ao crime, que apenas beneficia o narcotráfico e as instituições financeiras, com o agravante de ser apresentada, talvez propositalmente, de forma superficial pela velha mídia.

Some-se a tudo o que foi dito, o fato de o Estado não ter , ou dizer que não tem, recursos financeiros suficientes para o bom e correto funcionamento das instituições. Se a guerra já é inócua por décadas, com esse novo cenário de penúria do Estado o resultado é o caos e a barbárie.

Em meio a esse caos, a velha mídia que deveria esclarecer a população e mediar um debate equilibrado sobre a questão das drogas vive em um mundo de faz de conta, a ponto de ontem no programa de Regina Casé, Angélica, esposa de Luciano Huck, ao lado do mesmo no programa de Casé , afirmar que o marido peida muito.

De fato, o odor midiático está insuportável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário