quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Neoalquimistas

Cientistas russos descobrem chave para extrair ouro a partir do carvão

A possibilidade de um dos sonhos mais antigos dos alquimistas – transmutar metais inferiores em ouro - acaba de ser conquistada, em parte, por um grupo de cientistas do Extremo Oriente russo. Mas a façanha, segundo os pesquisadores, não se consegue por meio de metais, mas sim de carvão.

De acordo com um comunicado publicado no site de uma divisão regional da Academia de Ciências da Rússia, é possível extrair ouro a partir do carvão, conforme procedimento detalhado pelos pesquisadores do Centro Científico de Amur, região no extremo leste do país.

Estes cientistas, depois de 15 anos de estudos sobre a composição de carvões de diversas origens, descobriram componentes tanto nocivos quanto benéficos acumulados nos filtros usados em usinas termoelétricas. Entre os elementos “benéficos”, eles afirmam que, para cada tonelada de carvão, é possível obter um grama de ouro.

A publicação explica que se trata de "um procedimento simples", que já está patenteado. Basicamente, a fumaça do carvão queimado passa por um processo de depuração. Primeiramente, os sedimentos são llulaavados com água e, em seguida, passam por uma filtragem especial na qual se consegue um concentrado com vestígios de ouro. O passo final é refinar o metal obtido para obter ouro de qualidade.

Os cientistas de Amur esperam obter ajuda do Centro de Inovação de Skolkovo, situado nos arredores de Moscou, para construir a primeira instalação experimental dedicada à produção do metal precioso com esta nova técnica.

Fonte: JORNAL DO BRASIL
_________________________________________________________________

O ouro sempre mexeu com o imaginário das pessoas, desde tempos bem antigos.
Atualmente é possível encontrar ouro nas atividades de reciclagem de equipamentos de informática e telefonia. Computadores, telefones celulares e similares, em alguns de seus componentes tem substâncias com a presença do elemento ouro. Uma quantidade muito pequena, diminuta, porém em reciclagens de grande porte o ouro resgatado é bem interessante.
Se existe ouro nos equipamentos, natural que se tente resgatá-lo. Nada a ver com os alquimistas, ainda que a corrida seja pelo ouro.
No caso dos russos, a história , de alguma forma, tem alguma semelhança com os antigos alquimistas. Os cientistas russos conseguiram extrair ouro a partir do carvão, porém sem que ocorresse uma transmutação de átomos, como acreditavam os alquimistas. O ouro está lá, no carvão.
Por processos físico -químicos é possível extrair 1 grama de ouro para cada tonelada de carvão. Mais ou menos a mesma proporção para o ouro obtido na reciclagem de computadores.
Os alquimistas , de longas eras, acreditavam que seria possível transformar um metal em ouro, ou seja, um átomo em outro átomo de ouro. Não conseguiram, porém, de alguma forma intuíram que alguns átomos se transformam em outros, como foi provado no final do século XIX e início do século XX com a descoberta da radioatividade e o decaimento radioativo de alguns átomos.
Os alquimistas também perseguiram o elixir da vida, uma substância que poderia prolongar a vida das pessoas deixando-as imunes a doenças. Hoje, é sabido que técnicas da medicina associadas a estilos de vida saudáveis podem fazer com que pessoas vivam com saúde por um século e até um pouco mais. Para o futuro, não tão distante, técnicas de biotecnologia e genética poderão prolongar ainda mais o tempo de vida das pessoas.
Os alquimistas também acreditavam que seria possível a criação de vida humana artificial. Sobre esse assunto, os estudos e pesquisas atuais sobre inteligência e vida artificial criam possibilidades para o futuro que nem mesmo os mais criativos gênios da ficção científica poderiam imaginar.
Como se vê, os alquimistas não estavam tão distantes da realidade, e atualmente, uma legião de pessoas inspiradas na essência da Alquimia pratica a alquimia interior, que é a transmutação de opostos buscando maximizar a qualidade e resgatar a ecologia interior.
O ouro alquímico, em metáfora da vida atual, é a iluminação      
Resultado de imagem para alquimistas imagens na idade média



Nenhum comentário:

Postar um comentário