terça-feira, 1 de novembro de 2016

A culpa é do Psol que leu apenas as orelhas dos livros

Em Santa Maria o PT perdeu por 226 votos .O Psol, que teve 1224 votos no primeiro turno, pregou o voto nulo e não na esquerda. Ganhou a direita

Será de esquerda um partido que não apóia a esquerda (em nenhum cenário) e, na derrota, culpa a esquerda?



O Freixo professor e politico incapaz de contextualizar o momento da esquerda no BR e no mundo. De pirracinha pós derrota. Mire em Haddad.

Fonte: CARTA MAIOR
_____________________________________________

O candidato derrotado no Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, coloca a culpa no PT por sua derrota nas eleições.

Não, Freixo, a culpa não é do PT, a culpa é sua. O seu discurso de candidato foi bem elaborado, bem articulado, assim como o programa de governo do Psol para a cidade do Rio de Janeiro. Com isso, seduziu uma parcela da população culta, instruída e jovem, no entanto não atingiu o povo, não criou empatia com o povo. 

Nas regiões do povão, zonas norte e oeste, Freixo foi derrotado em praticamente todas as zonas eleitorais. Nessas mesmas regiões, venceram Getúlio, Jango, Brizola, Lula e Dilma.

O povão, ao que parece, não é de esquerda e nem de direita já que prefere o populismo. 

Crivella, com a bíblia nas mãos e andando pela cidade, não deixa de ser uma forma de populismo. 

O Psol perdeu porque apesar de ter um programa voltado para o povão, não sabe se comunicar com esse povo. De nada adianta sair em passeata e protesto pelas ruas da cidade em defesa do povo, se nas passeatas não tem pobre, preto, desgraçado, descamisado. 

Aliás, esse é um erro recorrente das esquerdas no Brasil, não saber se comunicar com as massas. 

Como professor, Freixo deveria saber que se seus alunos não entendem o que o professor explica, a culpa não é dos alunos, mas sim do professor, que não soube usar uma comunicação apropriada àquele grupo de alunos. Esse é um aspecto da derrota. O outro, como já descrito, a necessidade do carisma de um candidato associado a um projeto popular.
Lula, se candidato a presidência em 2018, vai receber todos os votos do povão dados a Crivella , nas zonas norte e oeste da cidade do Rio de Janeiro. 

Os votos que Freixo recebeu na zona sul, com vitórias em bairros com histórico aristocrático, como Laranjeiras e Cosme Velho, em 2018, com Lula,  esses votos do Psol talvez não sejam dados ao candidato do PT, candidato do povo.

O PT contribuiu , de fato, para um certo desencanto do eleitor com o sistema político, porém, não é o culpado pela derrota de Freixo e do Psol.

Se Nelson Rodrigues estivesse vivo, provavelmente assim se manifestaria sobre o Psol:

" no comício do Psol, na Lapa, o candidato a prefeito, Marcelo Freixo, pediu silêncio para falar. Todos rapidamente ficaram em silêncio, com exceção de uma jovem que tinha lido, apenas, as orelhas dos livros de Chomsky e Zizek "

Nenhum comentário:

Postar um comentário