quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Corruptos assumidos

The Intercept: "Sim, somos corruptos". Políticos golpistas admitem que quem manda é o dinheiro em Brasília. Onde estão os paneleiros e as camisas da CBF agora?



"A influência do poder financeiro no jogo político-partidário talvez seja a grande pedra no sapato da democracia. O que esperam empreiteiras, bancos e grandes empresas que fazem suntuosas doações para todos os partidos, sem distinção ideológica? Apesar da resposta institucional ser o “fortalecimento da democracia”, a verdade é que os financiadores pretendem manter os políticos sob suas rédeas."


Artigo de João Filho, publicado no The Intercept Brasil de Glenn Greenwald:

O BRASIL É famoso pelas leis que pegam e pelas que não pegam. O Código de Ética da Câmara, por exemplo,considera quebra de decoro quando um deputado relata “matéria submetida à apreciação da Câmara, de interesse específico de pessoa física ou jurídica que tenha contribuído para o financiamento de sua campanha eleitoral”. A irregularidade poderia ser punida com cassação de mandato – mas parece que a regra não pegou.
A influência do poder financeiro no jogo político-partidário talvez seja a grande pedra no sapato da democracia. O que esperam empreiteiras, bancos e grandes empresas que fazem suntuosas doações para todos os partidos, sem distinção ideológica? Apesar da resposta institucional ser o “fortalecimento da democracia”, a verdade é que os financiadores pretendem manter os políticos sob suas rédeas.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Manifestação do grupo Coalizão pela Reforma Política Democrática – Eleições Limpas, movimento apartidário que defende a democracia direta, faz uma instalação em frente ao prédio do Congresso Nacional, com duzentos sacos de dinheiro simbolizando o financiamento empresarial de campanhas eleitorais.

Fonte: A JUSTICEIRA DE ESQUERDA
___________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário