sábado, 17 de setembro de 2016

Pedras indignadas com o noticiário

Powerpoint: a mídia que nos emburrece

Você prova qualquer coisa... e com convicção!
publicado 17/09/2016


Este é o título do livro de Franck Frommer publicado na França em 2010. (A tradução é aproximativa e o original é: La pensée PowerPoint: enquête sur ce logiciel qui rend stupide) - http://www.editionsladecouverte.fr/catalogue/index-La_pensee_PowerPoint-9782707159533.html

Entre outras pérolas, ele cita um artigo de pesquisadores americanos chamado “Powerpoint demonstrations: digital technologies of persuasion”.

Eles analisaram o discurso-espetáculo feito com Powerpoint por Colin Powell nas Nações Unidas, em 2003, para convencer o público da existência de armas de destruição em massa no Iraque.

Ou seja, o PowerPoint é a tecnologia ideal para os discursos que não têm consistência. Ele permite provar o que você quiser, tudo “com convicção”!

Não é à toa que em powerpoint a palavra-chave é poder.

Marilia Amorim, navegante afiada


Powell exerce o power

Fonte: CONVERSA AFIADA
______________________________________________________________
  

Seguindo a lógica de Pozzobon, acabo de descobrir, para minha imensa felicidade, que sou proprietário de um edifício de dez andares , com vinte apartamentos, na Av. Vieira Souto, em frente ao mar em Ipanema. Afinal, durante muito tempo circulei pelas ruas do bairro. É o domínio do fato.

O que impressiona no espetáculo de Dallagnol e Pozzobon não são as asneiras proferidas por ambos, mas o fato de a grande mídia repercutir o conteúdo sem qualquer análise crítica.

Despejar para a população tanta asneira, com gritaria, inclusive, sem uma análise de conteúdo é uma agressão à inteligência.

As pedras das calçadas da orla do Rio de janeiro se sentiram ofendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário