terça-feira, 27 de setembro de 2016

No jornal Extra, de Globo, na mesma edição, candidato Crivella perde e ganha

Datafolha: Crivella lidera corrida para a Prefeitura do Rio com 29%

Pedro Paulo com 11% e Freixo com 10% vêm a seguir

Ibope: Crivella lidera intenção de voto para a Prefeitura do Rio 

Pedro Paulo, Freixo e Indio da Costa estão tecnicamente empatados em segundo lugar

O instituto Ibope publicou nesta segunda-feira (26) sua terceira pesquisa sobre intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Marcelo Crivella (PRB) continua na liderança da preferência do eleitorado. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 14, o senador tinha 31%.

Agora, os candidatos Pedro Paulo (PMDB), com 11%, Marcelo Freixo (Psol), com 9%, e Indio da Costa (PSD), com 8%, aparecem tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Fonte: JORNAL DO BRASIL
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Crivella mantém liderança e Pedro Paulo assume o segundo lugar, segundo Ibope

Em segundo lugar, três candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro: Pedro Paulo, Marcelo Freixo e Indio da Costa
26/09/2016 19:49:47 - ATUALIZADA ÀS 26/09/2016 23:13:31
O DIA
Marcelo Crivella lidera com folga disputa no RioArte O Dia

Rio - A seis dias das eleições, o candidato do PRB à Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, ampliou ainda mais sua vantagem na liderança das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira. Crivella aparece na frente com 35% das intenções de voto, 4% a mais do que no levantamento do dia 14 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em segundo lugar, estão tecnicamente empatados Pedro Paulo (PMDB), com 11%; Marcelo Freixo (Psol), com 9%; e Indio da Costa (PSD), com 8%. Jandira Feghali (PC do B) e Flavio Bolsonaro (PSC) oscilaram dois pontos percentuais para baixo em relação ao último levantamento Ibope: ambos passaram de 8% para 6% e, com isso, ficaram numericamente para trás no grupo que divide a segunda colocação.

Em seguida aparece Carlos Osorio (PSDB), que subiu um ponto, indo de 3% para 4%. Já Alessandro Molon (Rede) e Carmen Migueles (Novo) estão com 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO) não pontuaram. Votos brancos e nulos, que antes eram 19%, agora somam 16%. Eleitores que não opinaram são 3%.
Fonte: O DIA
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Datafolha: Crivella mantém liderança nas intenções de voto para prefeito do Rio, com 29%
Pedro Paulo, Bolsonaro, Freixo e Crivella no debate dos candidatos a prefeito da Rede Record Foto: ANTONIO SCORZA / Agência O Globo
O Globo

RIO - O candidato Marcelo Crivella (PRB) sofre ligeira queda, mas mantém a liderança das intenções de voto na corrida pela prefeitura do Rio de Janeiro, com 29% dos votos, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira.

Em relação ao levantamento anterior, Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL) trocaram de posições e aparecem com 11% e 10%, respectivamente, seguidos por Flávio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PC do B), ambos com 7%. Carlos Roberto Osório (PSDB) atinge 6% das intenções de voto, enquanto Índio da Costa aparece com 5%. Os cinco candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar, segundo o Datafolha.

Fonte: EXTRA
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Com a proximidade das eleições as pesquisas estão de volta.
Em três jornais do Rio de Janeiro de hoje, tem-se uma salada de números.
No jornal Extra, do grupo Globo, na capa pode-se ler:

" pela primeira vez Pedro Paulo fica em segundo. Crivella, no entanto, sobe ainda mais e pode definir a eleição  já no próximo domingo"

Na chamada de capa o jornal não diz a fonte da pesquisa.

Já na página oito do mesmo jornal outra informação:


"Datafolha: Crivella mantém liderança nas intenções de voto para prefeito do Rio, com 29%
RIO - O candidato Marcelo Crivella (PRB) sofre ligeira queda, mas mantém a liderança das intenções de voto na corrida pela prefeitura do Rio de Janeiro, com 29% dos votos, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira "

Ou seja, na mesma edição do jornal, Crivella subiu e desceu e a chamada de capa dá destaque para o candidato Pedro Paulo, que, ao que tudo indica, Globo deseja levar para um segundo turno contra Crivella, eliminando da disputa os candidatos de esquerda, indesejáveis para Globo.

No jornal do Brasil, duas citações que citam as fontes, ou seja, os institutos de pesquisa. A informação é mais equilibrada, porém , na chamada, omite o percentual de Crivella pelo Ibope.

No jornal O Dia, apenas a pesquisa do Ibope, com direito a gráfico com todos os candidatos e estratosféricos 35% de intenção de voto para Crivella, e destaque para Pedro Paulo em segundo lugar.
No entanto, ao ler os textos, Pedro Paulo aparece empatado tecnicamente com Freixo e outros.

Nas franjas do pleito, a velha mídia entra em cena e , por aqui na cidade maravilha, ao que tudo se revela principalmente no grupo Globo, o objetivo é impedir que candidatos de esquerda cheguem ao segundo turno, notadamente Marcelo Freixo e Jandira Fegalli.
Para isso, observa-se uma boa vontade da mídia com o candidato Pedro Paulo, candidato do PMDB de Eduardo Paes.

A salada de números impressiona. Por outro lado não se pode afirmar nada, ainda, já que o eleitor apenas começa a se envolver com as eleições , e até mesmo Marcello Crivella, líder nas higiênicas pesquisas, não está garantido no segundo turno, assim como pode vencer no primeiro.

A população deve ficar atenta para as ondas em favor desse ou daquele candidato nessa reta final. Existem as ondas verdadeiras e as ondas artificiais criadas para favorecer A ou B.

Cabe lembrar que nas eleições municipais de 1992, Benedita da Silva, do PT, liderava com folga e tudo indicava que mesmo em um segundo turno venceria , já que os demais candidatos bem colocados nas pesquisas não tinham tanta aprovação na população.
Foi quando, poucos dias antes da eleição, uma onda em favor de Cesar Maia - então um desconhecido da maioria da população - que tinha apenas 2% de intenções de voto, fez com que o candidato chegasse ao segundo turno. A tal onda,  que se acredita foi forjada com inestimável auxílio do grupo Globo, chegou carregada de preconceitos, já que apresentava Benedita como negra e favelada e Maia como um economista branco dotado de uma inteligência acima da média.
A classe média inculta e preconceituosa da cidade assimilou rápido a onda e, no segundo turno, Maia venceu Benedita com facilidade.

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