terça-feira, 23 de agosto de 2016

A munição pesada do golpe


Fonte: BRASIL DE FATO

________________________________________________________________

Pobres, pretos e mulheres continuam sendo as vítimas de uma guerra sem fim.

A polícia, em se tratando desses grupos, não pergunta, atira para matar. Assim sendo, muitos policiais também são mortos, muitas vezes não por estarem em serviço, mas por serem policiais.

O chumbo cruzando o céu da cidade, balas tracejantes, já é parte da paisagem do Rio, assim como o Cristo Redentor que recebe todos de braços abertos.

A cidade dos contrastes luta , por décadas, para se tornar menos desigual, menos feia em sua beleza.

No entanto, a munição pesada contra tudo e contra todos aumenta, a cada dia, a cada ano.

Educação e condições dignas de habitação, que certamente ajudariam a diminuir tamanha desigualdade, são apenas figuras de retórica no discurso das autoridades.

Nos tempos sombrios em que vivemos, investimentos pesados em saneamento básico, educação e saúde, são considerados utopias de grupos saudosos do passado, como gostam de dizer os defensores da "modernidade civilizatória", nos dias atuais representados pelo grupo que está prestes a assaltar a presidência da república através de um golpe organizado e patrocinado por interesses externos.

Os míseros recursos destinados a Educação, a Saúde e ao Saneamento , sofrerão cortes pesados, tal qual a munição que corta o céu da cidade que a todos recebe de braços abertos.

O governo do golpe não é para o povo, pelo povo e com o povo.

O governo do golpe é para uma pequena elite endinheirada, pelo dinheiro e contra a maioria da população, apesar das aparências.

Isso significa mais chumbo, em forma de balas de armas de fogo, em forma de corte nos recursos, em forma de extinção dos direitos de trabalhadores, assalariados, aposentados.

Isso também significa mais desigualdade, mais violência, mais mortes, retrocesso na qualidade de vida de um país que neste século cometeu o "crime" de trilhar o caminho da distribuição de renda e diminuição da pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário