quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Busão de respeito

Brasil quer colocar nas ruas ônibus solares (que ainda trafegam por cima dos carros)
Brasil quer colocar nas ruas ônibus solares (que ainda trafegam por cima dos carros)
11 ago 2016
Já contamos aqui no The Greenest Post a respeito do Land Airbus, ônibus chinês que trafega por cima dos carros, transporta até mil pessoas e é movido a energia solar. A novidade agora é que o Brasil tem planos de replicar a tecnologia por aqui.

Segundo a agência de notícias Xinhuanet, estamos entre os quatro países do mundo que procuraram o governo da China interessados em importar o superônibus diretamente para suas ruas.

Por enquanto, trata-se de uma especulação, mas não seria nada mal. Desenvolvido pela TBS China, o Land Airbus é uma inovação e tanto para o setor de mobilidade urbana: além de amenizar (muito!) o problema dotrânsito, ele transporta muito mais gente do que os ônibus convencionais, não necessita de combustíveis fósseis e – tcharã! – é 10% mais barato do que os metrôs. Sem contar que sua obra também é muito mais rápida!

Quem aí já está animado para ver um desses pelas ruas brasileiras?

Enquanto esperamos, vale ver o vídeo do Land Airbus já operando, em fase de testes, nas ruas chinesas.

Fonte: BOL
_________________________________________________________
A introdução de veículos automotores movidos a energia elétrica, é necessária e urgente.

O caso do ônibus chinês, que trafega por cima dos carros, não pode ser instalado em qualquer via.

Pelas imagens, somente carros de passeio passam por baixo do busão. Limitação natural para ônibus e caminhões.

A altura máxima para veículos nas vias brasileiras é de 4 metros e 40 centímetros, poucos centímetros a mais da altura dos busões de dois andares. Considere ainda, que muitas vias de cidades brasileiras tem passarelas para pedestres com altura inferior aos 4 metros, como são as passarelas das vias do aterro do Flamengo na cidade maravilha olímpica, o que limita o trânsito de alguns veículos, mesmo de acordo com a legislação.

Diferente dos ônibus urbanos movidos a energia elétrica que circulam em qualquer via e não andam nas alturas, o busão chinês não pode ser implantado em qualquer via.

No entanto, a ideia é boa e pode ser aplicada em vias e corredores específicos de cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário