segunda-feira, 4 de julho de 2016

Busões vão entrar na linha

Letreiros de ônibus do município do Rio serão padronizados

Objetivo é facilitar a comunicação com passageiros. Veja como será a padronização nas partes frontal e traseira dos coletivos

Rio - A partir deste mês de julho, todos os ônibus municipais do Rio de Janeiro terão seus letreiros padronizados, com objetivo de facilitar a comunicação com os usuários.

No visor principal, no canto esquerdo, todos os coletivos deverão mostrar a abreviatura de seu tipo de serviço (Troncal, Integrada, Circular, etc) e o número da linha, em uma mensagem fixa. No canto direito, aparecerá o destino principal da linha, sendo trocado na ida e na volta do itinerário.


Padronização do letreiro frontal dos ônibus Foto: Divulgação

Logo abaixo, no segundo painel, no canto esquerdo superior, os ônibus mostrarão os bairros mais importantes (no máximo dois), as principais vias (no máximo duas) ou outras informações operacionais. As mensagens passarão por até dois segundos no painel.

No quarto letreiro, no canto inferior dos ônibus, aparecerá o tipo de parada (BRS) e a tarifa dos coletivos, também com mensagens de dois segundos.

Na parte de trás dos ônibus aparecerá uma mensagem fixa com a abreviatura de seu tipo de serviço (Troncal, Integrada, Circular, etc) e numeral da linha. Nos letreiros laterais, aparecerá a mesma mensagem alternada com o tipo de parada. A padronização é uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes.


Padronização do letreiro traseiro dos ônibus
Foto: Padronização - ônibus traseira

Fonte: O DIA
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O carioca está sofrendo com as mudanças nas linhas de ônibus do município.

Primeiro foi a mudança das cores dos veículos.

Por muitas décadas os ônibus da cidade tinham as cores de cada empresa. Somente olhando a cor do veículo em uma parada o carioca já identificava a linha e o destino. Era bem fácil. Além disso, os empresários do setor caprichavam na pintura dos veículos, fazendo dos busões obras de arte em movimento. Alguns interessantes, outros nem tanto. Margaridas em fundo verde eram inconfundíveis. Lá vem o 232, dizia o passageiro no ponto. Alguns mereceram crônicas na grande imprensa, como o laranja mecânica.

Todo na cor laranja, a linha 434 ligava o grajau ao leblon, passando pelo maraca, lapa, praia da glória, praia do flamengo, praia de botafogo, capacabana, ipanema e leblon. Um verdadeiro passeio turístico pela cidade maravilha, recomendado até por algumas agências de viagem e turismo, para turismo barato, mochileiros, estudantes, etc. Na zona sul da cidade o circular era uma referência. As linhas circulavam apenas na zona sul, por mais de uma empresa, mas com uma pintura padronizada em bege, azul e vermelho. Peguei o circular na praia do leblon, corri demais, perdi a condição...era um trecho da música do cantor Ritche. Com o passar dos anos, algumas linhas receberam uma padronização na cor, sempre quando operadas por mais de uma empresa do setor. Foi o caso da linha 461, que ligava,e ainda liga, por via expressa, São Cristóvão a Ipanema e , quando criada, gerou uma grande polêmica. Uma parcela da burguesia reaça de Ipanema tentou inviabilizar o 461, alegando que a linha iria facilitar o acesso de suburbanos e farofeiros à praia de Ipanema. Depois de muita discussão, o 461 venceu, e continua até hoje, e é conhecido como pró-farofa. As cores de cada empresa nos ônibus, certamente facilitavam para o passageiro e ainda deixavam a cidade com mais cor, luz e um certo ar anárquico e caótico bem ao estilo carioca. Infelizmente, para muitos, isso acabou e os busões baixa renda, de duas ou mais portas, que circulam hoje pela cidade são todos na cor cinza com discretas indicações de cores das regiões onde circulam. Até mesmo os frescões, de uma porta, foram padronizados em um azul escuro, algo bem diferente de um passado recente quando com suas cores extravagantes ainda tinham frases nas laterais, como "clima de montanha".

Depois dessa mudança radical nas cores, veio o inferno, que foi e tem sido, a mudança de itinerários e extinção de algumas linhas e, ainda , a criação por parte da prefeitura de uma terminologia ligada ao tipo de serviço, como integrada, circular, troncal, etc...

Dias atrás, enquanto caminhava próximo da região da central do Brasil, no centro da cidade, presenciei o seguinte diálogo entre duas pessoas em um ponto de ônibus;

- aquela linha que ia pra Ipanema acabou ?
- é, eu acho que num tem mais não. num aparece.
- porra, além de acabar com a linha os caras tão colocando no lugar destino esse tal de troncal. Que porra é essa de troncal ?
- também num sei não, é melhor perguntar ao fiscal ali.
- já perguntei e nem ele sabe. falou pra esperar que logo vai encostar um ônibus pra ipanema.


Mais um problema para o carioca. As empresas de ônibus passaram a colocar no lugar do destino da linha palavras como troncal, integrada, circular, parador, direto e, em alguns casos e dependendo da época do ano expressões como feliz natal, bom ano novo, bom dia, etc. Além disso, outros painéis no para brisa e na lateral, produzem uma infinidade de informações que mais causam poluição visual do que produzir informação relevante e objetiva.

Parece que agora a prefeitura vai dar uma organizada nos letreiros dos busões. O carioca agradece em meio a caretice cinza dos busões da cidade.

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