terça-feira, 5 de julho de 2016

Eve of Destruction

Stephen Hawking: 'Os dias da Terra estão contados'

O físico britânico Stephen Hawking – uma das mentes mais celebradas do mundo – mostrou-se pessimista nesta quarta-feira (5) sobre o futuro da espécie e disse que a humanidade só tem uma alternativa para sobreviver: abandonar a Terra e partir para o espaço.

Hawking disse que atualmente há vários experimentos pendentes que poderiam levar a humanidade para outros planetas, como a cartografia da posição de bilhões de galáxias ou o uso de supercomputadores para entender melhor a posição da Terra. O futuro é um mistério, diz ele, mas a sobrevivência dos seres humanos envolve, necessariamente, a exploração do espaço.

"Não creio que vivamos mais mil anos sem ter que deixar este planeta", afirmou o cientista em uma conferência realizada em Tenerife, Espanha, segundo informa o jornal El Mundo.

"Nossa imagem do universo mudou dramaticamente nos últimos 50 anos e estou feliz por ter feito uma pequena contribuição", observou Hawking. Nós, “humanos, não somos mais que coleções de partículas que, no entanto, estão perto de compreender as leis que nos governam, e isso é um grande triunfo", ressaltou.

Apesar do tom pessimista, Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, disse que sua doença lhe ajudou a ver que "cada novo dia era uma recompensa", e terminou a conferência com alguns conselhos providenciais para a plateia.

"Lembre-se de olhar para as estrelas e não para seus pés. Pergunte a si mesmo o que é que faz o universo existir. Seja curioso. E por mais difícil que a vida possa parecer, sempre há algo em que se pode ter sucesso. O importante não é nunca se render", concluiu o físico britânico.

Fonte: JORNAL DO BRASIL
___________________________________________________


A exploração e pesquisa são inerentes a natureza humana, e o espaço é o caminho natural a ser explorado. No entanto, acredito que antes de conquistar outros planetas, a espécie humana vai desaparecer da Terra. Está caminhando a passos largos para isso, seja por guerras possíveis, seja pela destruição do habitat natural. O planeta Terra, no seu tempo cósmico, se recuperará.

Pegando carona nas palavras de Hawking lembrei de uma canção de 1965, com mais de meio século, mas que ainda é bem atual.

Eve of Destruction, de Barry McGuirre, que pode-se ouvir no You Tube com direito a um vídeo temático.

Eve of Destruction


The eastern world it is explodin'
Violence flarin', bullets loadin'
You're old enough to kill but not for votin'
You don't believe in war, what's that gun you're totin'
And even the Jordan river has bodies floatin'
But you tell me over and over and over again my friend
Ah, you don't believe we're on the eve of destruction

Don't you understand, what I'm trying to say?
Can't you feel the fears that I'm feeling today?
If the button is pushed, there's no running away
There'll be no one to save with the world in a grave
Take a look around you, boy, it's bound to scare you, boy
And you tell me over and over and over again, my friend
Ah, you don't believe we're on the eve of destruction

Yeah, my blood's so mad, feels like coagulatin'
I'm sittin' here, just contemplatin'
I can't twist the truth, it knows no regulation
Handful of Senators don't pass legislation
And marches alone can't bring integration
When human respect is disintegratin'
This whole crazy world is just too frustratin'
And you tell me over and over and over again my friend
Ah, you don't believe we're on the eve of destruction

Think of all the hate there is in Red China!
Then take a look around to Selma, Alabama!
Ah, you may leave here, for four days in space
But when your return, it's the same old place
The poundin' of the drums, the pride and disgrace
You can bury your dead, but don't leave a trace
Hate your next-door-neighbour, but don't forget to say grace
And you tell me over and over and over and over again, my friend
you don't believe we're on the eve of destruction
you don't believe we're on the eve of destruction


Véspera da Destruição


O mundo oriental está explodindo
Violência eclodindo, balas carregando
Você é velho o suficiente para matar, mas não para votar
Você não acredita na guerra, o que é a arma que você está segurando?
E até o rio Jordão tem corpos flutuando,
Mas diga-me mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.


Você não entende, o que estou tentando dizer?
Você não consegue sentir os medos que eu estou sentindo hoje?
Se o botão é pressionado, não há como fugir,
Não haverá ninguém para salvá-lo com o mundo em um túmulo,
Dê uma olhada em torno de você, garoto, sou obrigado a te assustar , menino,
E você me diz mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.


Sim, meu sangue é tão louco, parece que está coagulando,
Eu estou sentado aqui, apenas contemplando ,
Eu não posso torcer a verdade, ele não conhece o regulamento,
Punhado de senadores não passam de legislação,
E marchas por si só podem não trazer a integração,
Quando a relação humana é desintegrada,
Todo mundo é louco, é apenas frustrante demais ',
E você me diz mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Ah, você não acredita que estamos às vésperas da destruição.


Pense de todo o ódio que existe na China Vermelha!
Então dê uma olhada em volta para Selma, Alabama!
Ah, pode deixar tudo aqui, durante quatro dias no espaço,
Mas o seu retorno é para o mesmo lugar,
O runfar dos tambores, o orgulho e vergonha,
Você pode enterrar seus mortos, mas não sem deixar um rastro,
Odeie seu vizinho, mas não se esqueça de dizer a graça,
E você me diz mais e mais e mais e mais uma vez meu amigo,
Você não acredita que estamos às vésperas da destruição.
Você não acredita que estamos às vésperas da destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário