terça-feira, 26 de julho de 2016

Conheço meu lugar

Estudo lista países com as pessoas mais altas (e baixas) do mundo

Brasileiros cresceram 10 cm em um século, mas estão em 68º no ranking global


POR O GLOBO
26/07/2016 8:47 / atualizado 26/07/2016 9:56


O brasileiro tem altura média de 173,6 centímetros, com aumento de 10,4 centímetros em um século - Felipe Dana / AP

RIO — Como consequência de melhorias na alimentação, higiene e saúde pública, homens e mulheres “cresceram” durante o último século. De acordo com estudo que comparou a altura média das pessoas de 200 países, entre 1914 e 2014, as brasileiras ganharam em média 10,7 centímetros, alcançando 160,9 centímetros, no 71º lugar na lista. Entre os brasileiros, o ganho na altura média foi de 10,4 centímetros, para 173,6 centímetros, ocupando a 68ª posição

Os homens iranianos foram os que mais cresceram no período, ganhando 16,5 centímetros. Entre as mulheres, as sul-coreanas ganharam 20 centímetros na altura média. Os homens mais altos do mundo, na média, são os holandeses, que saíram da 12ª posição em 1914 para o topo da lista, com 182,5 centímetros. Entre as mulheres, as nascidas na Letônia lideram o ranking, com altura média de 169,8 centímetros.

O Timor-Leste tem os homens mais baixos do mundo, e a Guatelama tem as mulheres com a menor altura média do planeta.

Segundo James Bentham, pesquisador do Imperial College, de Londres, e coautor do estudo, a tendência global de crescimento está ligada, primeiramente, a melhorias na nutrição, higiene e medicina. A genética, explica o pesquisador, tem grande influência no indivíduo, mas entre uma população, essa influência é diminuída. O estudo analisou dados de 18,6 milhões de pessoas, aos 18 anos, com informações disponíveis em 1.472 estudos populacionais.

— A maioria das populações teria crescimento similar se tivesse as mesmas condições — afirmou Bentham, ao “Guardian”.

Elio Riboli, coautor também do Imperial College, destaca que alturas maiores estão associadas com maior expectativa de vida:

— Isso está relacionado ao menor risco de morte por doenças cardiovasculares entre os mais altos — disse, destacando que as pessoas mais altas, na média, também possuem salários maiores e melhores níveis educacionais.

Os resultados do estudo, publicado na revista “eLife”, mostram ainda que, na média, os homens são mais altos que as mulheres em todos os países do mundo.

Apesar de o aumento da altura ter sido percebido em todos os países analisados, a variação foi maior em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.

— As partes do mundo onde as pessoas não se tornaram particularmente altas ao longo de 100 anos de análise são o Sul da Ásia (como Índia, Paquistão e Bangladesh) e a África Subsaariana. Nessas áreas, o crescimento ficou entre 1 e 6 centímetros — disse Bentham, à BBC.

Na África do Sul, os homens cresceram em média apenas 1,4 centímetros no século, e no Paquistão, 1,2 centímetros. As mulheres filipinas cresceram apenas 1,7 centímetros e, na Nigéria, apenas 2 centímetros. Os homens mais baixos do mundo estão no Timor-Leste, com altura média de 159,8 centímetros, enquanto as mulheres mais baixas estão na Guatemala, com 149,4 centímetros.

Fonte: O GLOBO
____________________________________________________________
Preta Gil desabafa sobre mensagens preconceituosas em rede social

jul 26, 2016

Foto: Reprodução/Facebook

Preta Gil desabafou em seu perfil no Facebook, nesta segunda-feira (26), após ter sido vítima de mensagens preconceituosas em sua própria página. A cantora vai registrar o caso na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

Confira um trecho de seu desabafo:

” Ontem fui atacada com diversas mensagens de ódio em minha pagina no Facebook; uns atacaram minha cor, meu trabalho, meu corpo, outros tentando fazer piadas de péssimo gosto apenas para tentar me diminuir ou magoar, eles assinaram todos os posts com uma # agiram em bando, são organizados e cruéis. Saibam esse tipo de ataque só me fortalece, eu conheço o meu valor !!! São “pessoas” que usam imagens de cachorro, mordaças, mascaras, personagens em quadrinhos, vilões, monstros de filme, crianças, fotos nitidamente forjadas para que o dono do perfil não seja reconhecido.”
:

Fonte: MANCHETE ONLINE
_____________________________________________________________



Deu no Globo. Deu na Folha, também.

O jonalzinho Hoje, da TV Globo, de hoje, deu amplo destaque a pesquisa.

Globo e Folha consideram o brasileiro "baixinho" já que a média de altura do homem brasileiro é de 1,74 cm. Eles gostam de grandes.

Interessante que os orientais, como japoneses, chineses e coreanos, são de estatura baixa, magros, porém saudáveis, muito inteligentes e evoluídos. Ainda tem uma das maiores expectativa de vida do planeta, como no caso dos japoneses, na casa de 90 anos.

E o que dizer dos "baixinhos" vietnamitas que derrotaram o exército dos EUA na guerra do Vietnam ?

A matéria de Globo vem no embalo de uma série de preconceitos alimentados pela turma de globo nas redes sociais, principalmente contra os nordestinos brasileiros, em tempos de olimpíada onde a força, em algumas modalidades esportivas, ganha cada vez mais relevância, até mesmo em detrimento da técnica. Vale lembrar que na década de 1960, quando a força e a estatura dos atletas não tinham tanto relevância em alguns esportes, como o volei, por exemplo, as japonesas, de estatura baixa, eram imbatíveis, já que tinham uma técnica bem apurada. Assim como nas sociedades do mundo atual, a idiotice se associa a cultura e passa ser considerada como cultura, a força se associa a técnica no esporte, cada vez mais.

Essa valorização da força mereceu um excelente artigo, recentemente, do ex-jogador de futebol e tricampeão mundial, Tostão. Segundo Tostão, os jogadores de futebol tem sido obrigados a correr cada vez mais, o que tem acarretado mais lesões, e , de alguma forma, empobrecendo a técnica.

Tostão, Pelé, Romário, Zico, todos de estatura mediana.

Quanto ao nordeste, ver, abaixo, a bela canção do cearense Belchior:

Conheço o Meu Lugar

O que é que pode fazer o homem comum
Neste presente instante senão sangrar?
Tentar inaugurar
A vida comovida
Inteiramente livre e triunfante?

O que é que eu posso fazer
Com a minha juventude
Quando a máxima saúde hoje
É pretender usar a voz?

O que é que eu posso fazer
Um simples cantador das coisas do porão?
Deus fez os cães da rua pra morder vocês
Que sob a luz da lua
Os tratam como gente - é claro! - aos pontapés

Era uma vez um homem e o seu tempo
Botas de sangue nas roupas de lorca
Olho de frente a cara do presente e sei
Que vou ouvir a mesma história porca
Não há motivo para festa: Ora esta!
Eu não sei rir à toa!

Fique você com a mente positiva
Que eu quero é a voz ativa (ela é que é uma boa!)
Pois sou uma pessoa.
Esta é minha canoa: Eu nela embarco.
Eu sou pessoa!
A palavra "pessoa" hoje não soa bem
Pouco me importa!

Não! Você não me impediu de ser feliz!
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente!
Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!

Você sabe bem: Conheço o meu lugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário