terça-feira, 21 de junho de 2016

TV BRASIL na mira do golpe

TV Brasil tem audiência medida só em 6 cidades; nelas é assistida por 32 milhões de pessoas: 6 vezes mais que a Veja

Fonte: CARTA MAIOR
_____________________________

Uma TV Brasil para os brasileiros

Por Alberto Perdigão, no site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A TV Brasil foi a única emissora que acolheu, também, a perspectiva de um possível golpe, na cobertura das votações do acolhimento do processo de impeachment e do consequente afastamento da presidente Dilma. Colocou no ar o debate com defensores das duas versões, representantes de um governo sob suspeita e de uma oposição em vias de assumir interinamente a Presidência.

Cumpriu o seu papel como emissora pública, conforme previsto na Lei 11.652/2008 que criou a Empresa Brasil de Comunicação-EBC e a TV Brasil (artigos 2º I, II e III e 3º I, II e III), e de acordo com o Manual de Jornalismo da empresa (capítulo 1). Mas a emissora foi acusada de estar a serviço do governo que viria a ser afastado, em outras palavras, do PT.

O governo interino agiu de imediato. Destitui o presidente da EBC aos primeiros dias de um mandato que deveria ser de quatro anos, encerrou programas e o contrato com apresentadores, chegou a proibir a veiculação de uma entrevista com a presidente afastada. Fez o que fazem governos não republicanos e não democráticos, que se apropriam de emissoras estatais.

Ao desrespeitar a Lei da EBC, o governo da vez dá sinais de que rejeita um sistema público de comunicação que se paute pelo interesse coletivo. Ao atropelar decisões do Conselho Curador, instância decisória representativa da sociedade e do Estado, afirma seu descompromisso com a diversidade de temas e a pluralidade de vozes, que não se encontram na televisão privada.

Para o Conselho Curador e a Ouvidoria da EBC, e para o movimento pela democratização da comunicação, os novos sinais transmitem a intenção de enfraquecer o sistema público de radiodifusão e, neste projeto, acabar com a TV Brasil como emissora pública.

Entendem que, ao contrário, a EBC já estava a precisar de mais independência financeira e de mais autonomia que a fortaleça diante de ameaças de quaisquer governos. E, penso eu, de uma mobilização social que a faça ser mais conhecida e desejada pelos seus verdadeiros donos, os brasileiros

Fonte: Blog do Miro
__________________________________________________________
Não vejo a hora dos zumbis chegarem

2016-04-17 13:19:04
Hernani Dimantas



Este é um momento de reflexão. Essa crise politica no br é um retrocesso muito grande para quem imaginou que a internet com suas redes sociais podia realmente mudar a trajetória da humanidade.

Em primeiro lugar, acho que estamos em perigo. Além das possibilidades reais de uma censura na Internet que acontece em dois flancos, ou seja, pela criminalização das ações dos internautas e pela supertarifação da banda larga. Com essa perspectiva é provável que a luz no final do túnel fique bem tênue.

O marketing na internet virou um jogo chato. Posts diários para manter uma conversa forçada com seus iguais. A Camêra de Eco é o efeito que melhor se reproduz em rede. Falamos com pessoas que são iguais e não experimentamos a multiplicidade de vozes. O facebook não deixa que a conversa role solta. Eles querem é vender o impulsionamento fake das mensagens. E, isso faz da rede um simulacro capenga do massmedia. Para que a conversa entre as pessoas aconteça há de ampliar as trocas, os compartilhamentos da diversidade. A teoria do agendamento ainda perpetua nas camadas retrógradas da comunicação. Estamos numa pescaria em águas sem peixes.

Não existem pontes. Existe um firewall corporativo, institucional e partidarizado que expande as mentes suspeitas. É uma espécie de 'no pasaran' as avessas. É uma destruição de possibilidades de futuro. Pois, a única solução viável que se apresenta para a continuidade do ser humano na terra seria a ruptura por completo do sistema. Um sistema corrupto e corruptível que só vai piorar a condição humana.

Eu ainda creio que a jornada hacker, uma nova ética em andamento poderia colocar em pratos limpos a sociedade como um todo. Estamos abrindo os espaços de transparência. Não haveria essa crise moral no br (e no mundo) se não fosse a esperança das pessoas em buscar os vazamentos de informações fraudulentas. Wikileaks, Panama Papers são apenas ponta de iceberg. O grosso ainda está para ser revelado. E, sempre haverá alguém pra fuçar os dados. Não é a toa que no congresso de ladrões está querendo fechar a internet para garantir o silêncio dos inocentes.

Sei lá, não vejo a hora dos zumbis chegarem.


Fonte: NOVA ERA
_______________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário