quarta-feira, 29 de junho de 2016

O golpe e a irrigação no senado

A desintegração do mundo neoliberal: o piloto do golpe sumiu

A demanda por recheios distintos da rendição aos mercados vai acabar produzindo a sua oferta, mas o tempo para as respostas democráticas encurtou

por: Saul Leblon

reprodução
É o segundo espasmo de morte do neoliberalismo; o primeiro atingiu sua jugular econômica com a crise financeira sistêmica de 2008, da qual o organismo nunca mais se recuperou.
Agora foi a carótida política.
O sangue venoso e o arterial se misturaram espalhando a morte para dentro e para fora dos trilhos do livre mercado até descarrilar seu trem político.
É esse o filme que estreou em circuito mundial neste fim de semana.
Nas telas, o comboio bufa, estrebucha e arrebenta o que encontra pela frente, atrás e dos lados.
Tudo o que era sólido se desmancha no ar.
Mas ficha resiste em cair nos rincões mais aguerridos. Faz parte do desastre negá-lo.
O jornal Valor desta 2ª feira é um exemplo pungente.
Garrafais no alto da página proclamam em meio à montanha desordenada de ruínas a que foram reduzidos os pilares do golpe: ‘Brexit deve ter impacto limitado para o Brasil’
Sim, tanto quanto um frango desossado da Sadia consegue fazer uma pirueta e parar de pé na Praça dos Três Poderes.
O frango desossado tipo Serra, por exemplo.
A charanga estratégica do golpe desafina mas ele anuncia solene: ‘Distinto público, vamos redefinir a política externa ideológica em direção à maior liberalização dos mercados’.
Dá uma pirueta e se espatifa no picadeiro.
A cerca-lo, leões famintos rugem intenções opostas.
De um lado, a segunda maior economia da Europa troveja seu não a uniões enlaçadas pelo julgo ortodoxo, na sexta-feira; de outro, instintos protecionistas dos americanos cospem fogo pelas ventas de Donald Trump; mais próximo do seu pescoço, a política espanhola reafirma a impotência das soluções convencionais para tirar a economia do atoleiro neoliberal em que se encontra...
Etc.
Estivessem algo menos perplexos, os jornalistas embarcados talvez fizessem uma primeira autocrítica dos muitos anos de certezas graníticas.
Admitir que o único chão firme nesse momento são as reservas de US$ 370 bilhões que o ‘lulopetistmo’ acumulou, sob o bombardeio da crônica neoliberal, seria um bom começo.
Mas os tempos são turvos demais para a clareza dos espíritos.
Na Inglaterra, 52% dos eleitores resolveram dar um passo à frente caminhando dois para trás: por uma diferença de 1.269.000 votos, a consulta popular da última sexta-feira decidiu a saída do país da União Europeia. 
Dois dias depois, a Espanha foi  às urnas pela segunda vez desde dezembro:  do Podemos, que decepcionou, ao conservador PP, que venceu, sem liderar, nenhuma força saiu daí mandatada para dar um rumo novo ao ocaso econômico e social em que se encontra o país, após oito anos de terapêutica neoliberal.
Nos EUA,  o bafo morno das tempestades traz uivantes advertências de um conservadorismo que já não controla mais a criatura, com jeito de ‘anos 30’, como diz a Economist, que germina em seu ventre.
O desmonte que se aplica a contrapelo das urnas no Brasil deveria ser analisado à luz da gravidade pedagógica do curso tomado pela história nas últimas horas.
Sobretudo os senadores que em breve decidirão um processo ilegítimo de impeachment deveriam se perguntar: ‘Esgarçada a democracia, o que restará à nação?’
Não é precisa ser de esquerda para sopesar e refletir a gravidade do que se divisa do mirante da convulsão global: basta ser lúcido, contemporâneo e consciente das responsabilidades públicas com o futuro brasileiro.
Quantos desses há no Senado brasileiro?
O neoliberalismo revivificado aqui como diretriz ‘legitimadora’ do golpe , esfumou-se como alternativa de organização social e econômica na segunda principal economia da Europa.
Ao mesmo tempo e com igual intensidade, reafirmou o dano colateral da fragmentação política que se instala em sociedades submetidas a sua dieta, como mostra o caso do ‘ajuste espanhol’.
Receitas de supressão de direitos, empregos e gastos públicos, em nome de uma ‘contração expansiva’ a cargo do capital privada que nunca acontece, fazem água em todas as latitudes. 
Será o Brasil a exceção?
A experiência do mundo lança alertas à direita e à esquerda.
O desacorçoo, desprovido de um contraponto político alternativo à rendição neoliberal, levou o ambiente partidário espanhol à um círculo de ferro de indiferenciação e descrédito.
A indignação difusa da Praça do Sol ainda não foi suficiente para rompe-lo. 
Como um touro ferido, a democracia espanhola vagueia à procura de um projeto de futuro.
A incapacidade da política de dizer não ao mercado mantém a sociedade na UTI há oito anos,  onde acumula 21% de desemprego (44% entre os jovens), um PIB quase 6% inferior ao de antes da crise e a mumificação progressiva do tecido social, sob a ação medicamentosa que ora se anuncia aqui como a salvação da lavoura.
A dinâmica global colide de maneira ostensiva com o que diz a manchete do jornal Valor desta 2ª feira, cujo maior pecado não é barrigada jornalística.
O que de pior a mídia inocula no discernimento brasileiro é a interdição ao debate ecumênico do desenvolvimento, em nome de uma certeza ortodoxa desprovida de laços com a realidade.
O vigamento ideológico da pauta neoliberal, a crença de que o Estado menor fará a sociedade melhor, não entregou o que prometeu.
Após quatro décadas de supremacia quase absoluta do seu credo, as grandes multidões cansaram de esperar pelos milagres do Messias Mercado.
A desilusão jorra pela sarjeta dos bairros pobres e remediados nos quatro cantos do mundo, que sempre estiveram ali e dali não mudaram para melhor.
Regurgita igualmente seu explosivo descrédito nos novos aglomerados decadentes, como o cinturão da ferrugem nos EUA.
Ferrugem industrial e mal-estar social.
Protótipo de cemitério fabril, em seu pórtico reluz o vaticínio a outros milhões de distritos operários do planeta, encarcerados  na mesma lógica da liberdade para as coisas mortas e servidão para as  vivas.
O paradoxo segue uma receita universal.
Desguarnecer a manufatura local, baratear importações dos clusters asiáticos, desencadear sucessivas contrapartidas de arrocho mitigatório e supressão de direitos, enxertar o vírus da pobreza e do desemprego nas famílias assalariadas, sepultar seu destino e o do país no definhamento tecnológico estrutural, consagrado como fatalidade diante da intocável liberdade para os capitais.
‘Nós que aqui estamos por vós esperamos’, dizem seis de cada sete norte-americanos, que ademais de não terem curso universitário, também não tem emprego nos dias que correm.
Formam eles a base do eleitorado que desistiu de esperar por uma solução ‘de mercado’.
Passaram a enxerga-la, perversamente, na mais arrematada personificação do seu algoz: o protecionismo regressivo, xenófobo, fascista, racista, preconceituoso e excludente.
Ou apenas, Donald Trump.
Seu sucesso reafirma, por caminhos contrapostos, a indissociável importância para a democracia da inserção produtiva sólida das famílias assalariadas, da sua identidade histórica e da correspondente organização de classe em torno de valores e direitos sociais compartilhados.
A mesma pobreza desgarrada que enxerga luz na escuridão vendida por  Trump, optou pelo Brexit na Inglaterra e se rendeu ao desalento do ‘tanto faz isso ou aquilo’ na Espanha, neste domingo.
O cheiro de morte que empesteia o mundo desde a crise de 2008 se espessa na putrefação da pele política.
Vive-se a experiência de uma crise capitalista sistêmica que não gerou as forças de ruptura para a sua superação.
O resultado é a treva.
Essa que ‘ilumina’ as escolhas observadas nas últimas 72 horas e cujo poder contagioso equivale ao da peste negra –dos camisas negras— em outro divisor histórico.
A trinca aberta entre a base da sociedade e aqueles que deveriam vocalizar o conflito, mas, sobretudo, a negligência deliberada com a organização e o esclarecimento adequado dessa base, redundou no paradoxo infernal.
Não é um alerta difuso.
Cai como uma luva no Brasil. 
Uma crise capitalista sistêmica que não gera forças de ruptura para supera-la encontra seu condottiere nas expressões mórbidas do próprio capitalismo.
O resultado é a  virulência do que se busca despejar nos ombros das famílias assalariadas de todo o planeta.
E desde 12 de maio também nas do Brasil.
O país que em 1988 promulgou uma Constituição garantidora de direitos sociais e trabalhistas, a contrapelo da voragem neoliberal então avassaladora no planeta, engata mais uma viagem na contramão do tráfego histórico.
A diferença agora é que isso se faz em frontal contradição com os interesses da maioria da população.
E no lugar de uma repactuação constituinte, a bordo de um golpe de Estado. 
A legitimidade para isso? As contas viciadas de uma plutocracia sonegadora para a qual a Carta Cidadã não cabe no orçamento da nação.
O pulo do gato do esbulho – aquilo que o diferencia de uma ditadura clássica-- é usar o combate seletivo à corrupção como biombo para a repressão política inerente à regressão social.
É disso que cuida o califado de Curitiba. 
Não fosse por esse achado –para o qual contribuiu o mergulho petista no universo do caixa 2 eleitoral—seria preciso chamar de volta a OBAN para dobrar a resistência à usurpação. 
Basta Moro, por enquanto.
A corrupção endógena a um sistema político fragmentado para dar ao dinheiro o comando do todo, não é o único fator de desmoralização da democracia.
A subordinação do Estado ao mercado avulta como a principal fonte da descrença do nosso tempo na política, nos partidos e no voto.
É isso que estão dizendo os ingleses cuspidos do paraíso dos livres mercados prometido por Thatcher em 1979, no qual nunca couberam.
A exclusão é um requisito à estabilidade da geringonça.
Será mesmo?
Quatro décadas de neoliberalismo esfarelaram a classe média dos EUA e desmontaram o estado do Bem-Estar europeu.
A renda real da outrora afluente classe média gringa encontra-se estagnada no nível de 1977, tendo o PIB crescido 50% no período.
Nunca a desigualdade foi tão extremada como agora na sociedade mais rica da terra.
A tese neoliberal de que a concentração em cima, vazaria a riqueza por gravidade para baixo, chocou uma falácia.
A fatia da renda nas mãos dos 20% mais ricos nos EUA chega hoje a 55% do total; evoluiu na razão inversa na base da pirâmide.
Não é menos regressivo o quadro europeu.
Pesquisas mostram que a diferença entre um rico e um pobre na sociedade europeia era de 1 para 12, em 1945; passou de 1 para 82, em 1980; é de 1 para 530 atualmente.
Em toda a UE, apenas os dilacerados mercados de trabalho de Portugal e Grécia pagam salários médios mais baixos que aqueles recebidos pelos trabalhadores ingleses, que votaram maciçamente no Brexit, na última sexta-feira.
São ingleses, também, os experimentos mais radicais de desregulação do mercado de trabalho em curso na UE.
A mão de obra ‘just in time’, como já observou Carta Maior neste espaço, é uma dessas modalidades ultraflex,  acalentadas aqui pelos paladinos da terceirização total.
A nova tecnologia trabalhista reduz o empregado a um insumo requisitado da rua apenas quando a demanda imediata o exige.
Somente o tempo de uso estrito pela engrenagem produtiva será remunerado.
É melhor que a senzala.
Há 700 mil ‘insumos humanos’ desse tipo no capitalismo britânico, sendo a modalidade de ‘emprego’ que mais cresce na terra de Shakespeare, onde a decadência laboral e o fastígio da riqueza financeira pareciam conviver funcionalmente, até a abertura das urnas no dia 24.
O que esse conjunto de martírios e recusa nos diz é que um ciclo está se fechando na sociedade capitalista no século XXI.
A supremacia financeira insaciável perdeu a capacidade de girar a roda da história na direção das necessidades objetivas e psicológicas da humanidade.
Engasgado na própria saliva, o neoliberalismo regurgitar a autodissolução em manifestações de extremismo conservador. 
O desenlace permanece em aberto em todo o mundo, a evidenciar uma mudança de época que não encontrou ainda um protagonista capaz de virar a página do calendário.
Não há escolha fácil nesse ambiente difícil, assoalhado de chão mole por todos os lados.
O terremoto deve sacudir o sonambulismo da esquerda mundial a partir de agora.
A demanda por recheios distintos da rendição aos mercados vai acabar produzindo a sua oferta. 
Mas o tempo para a resposta democrática encurtou.
Uma heroica renovação da esquerda, ou a sua não menos trágica extinção em benefício de manifestações totalitárias emergentes, é o que pulsa no monitor da história.
O anacronismo temerário da agenda golpista no Brasil estreitou adicionalmente o tempo dessa escolha entre nós.

Fonte: CARTA MAIOR
________________________________________

Em um momento de desintegração do mundo neoliberal, em que se aguarda uma proposta para um mundo novo, o Brasil do golpe acelera forte com o neoliberalismo para o pior dos passados. Em um momento em que o novo mundo poderia surgir dos trópicos, o golpe reforça uma prática comum das elites brasileiras por implementar opções tardias e obsoletas.

Trump, Brexit, o racismo, a xenofobia, a violência nos grandes centros urbanos, são expressões de um mundo que ainda não se encontrou com o novo e, em desencanto com realidade, acha que tudo é igual, qualquer coisa serve. De alguma forma, em seu túmulo, Margareth Tatcher sorri, pois se manifesta a sua máxima por ocasião da opção neoliberal ao final dos anos da década de 1970: TINA - there is no alternative.

No Brasil, o golpe cavalga na calada da noite em reuniões Temer - Cunha, Temer - Marinho e juízes do STF e do STJ com ministros do golpe.

É sabido que a consolidação do golpe depende da votação do processo de impeachment no Senado , onde , apenas, 81 senadores definirão o destino do país.

Com os escândalos diários de corrupção no meio político e ainda com o conhecimento por parte da população das práticas de corrupção existentes por décadas, naturalmente a população brasileira nutre algum tipo de desconfiança sobre a votação que irá ocorrer no Senado. A realidade do passado e os fatos do presente autorizam o povo brasileiro a desconfiar da lisura da votação. Com esse histórico, seria normal e desejável que todos os senadores estivessem sendo monitorados, 24 horas por dia, com autorização do Judiciário, claro.

Já se tem conhecimento, público, que o golpe distribui cargos, promessas e sabe-se lá o que mais, para senadores, amigos de senadores , parentes de senadores, etc...

Para garantir o golpe, o governo não medirá esforços para irrigar supostos senadores - antes aliados ao golpe - que , em alto e bom som midiático, declaram que podem votar contra o impeachment.

Não deixa de ser uma ironia essa distribuição de fartura para alguns senadores, justo no momento em que se discute tais práticas e , cabe lembrar que a população que foi às ruas apoiar o golpe levou a bandeira contra a corrupção.

81 senadores, o destino do país, a vida de 206 milhões de brasileiros, um golpe de estado, corrupção.

O caminho para o Brasil certamente não é o golpe. O golpe será uma tragédia para a maioria do povo brasileiro, inclusive para a classe média que foi às ruas pedir o fora Dilma.

O momento mundial é de sair na frente, com um projeto novo, que abandone de vez as políticas neoliberais e outros projetos do passado.

A manutenção de Dilma na presidência da república, em seus dois anos de mandato pela frente, seria a transição para um novo modelo de desenvolvimento.

Em lugar de plebiscito sobre novas eleições, Dilma, e sua base aliada - incluídos os movimentos sociais - deve elaborar e apresentar para a população brasileira, o mais rápido possível, uma proposta para os dois anos de transição.

O neoliberalismo acabou e o passado é uma roupa que não se pode mais vestir.

Enquanto isso, vigilância total nos senadores e povo nas ruas contra o golpe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário