quarta-feira, 4 de maio de 2016

Golpe. O Caminho das Trevas



Democracia - Créditos: Charge de Vitor Teixeira




Fonte: BRASIL DE FATO
________________________________________________________

A confessada divisão de tarefas entre os “poderes”: Cunha cuida de Dilma, STF de Lula.

O Globo publica hoje, candidamente, que o Supremo vai esperar a queda de Dilma para não ter de julgar o ato de nomeação de Lula, há quase dois meses, para a chefia da Casa Civil....

Fonte: TIJOLAÇO
________________________________________________
Estamos mergulhados no cinismo

Por Amanda Cotrim, na revista CartaCapital:

Vivemos um momento peculiarmente delicado, em que, apesar de não haver uma censura declarada como na ditadura civil militar brasileira, há um silêncio institucional para que algumas ideias não circulem.

Vemos isso quando a Justiça proíbe que universitários debatam o momento político, protestos são violentamente reprimidos pela polícia, ou quando a imprensa tenta nomear manifestações como sendo “a favor de Dilma”, silenciando o sentido delas serem pela democracia. Além do silêncio institucional, o momento também revela certo modo cínico da sociedade contemporânea.

Nesta semana um conhecido disse, de forma convicta: “eu sei que Eduardo Cunha é bandido mas, mesmo assim, primeiro temos que derrubar a presidente”, justificando o porquê dele não estar interessado em participar de manifestações pela cassação de Cunha.

A fala dele não está sozinha, pelo contrário, ela “conversa” com outras falas que produzem exatamente o mesmo efeito, um discurso que, mesmo sabendo de uma coisa, defende outra.

O mesmo ocorre quando as pessoas dizem: “Bolsonaro não presta, mas Jean Wyllys e esses esquerdopatas também não” ou “não duvido que houve tortura na ditadura, mas há muita mentira por parte dos revolucionários”.

Discursos que começam criticando a corrupção e a violência mas terminam defendendo torturadores e corruptos...

Fonte: Blog do Miro
____________________________________________________
Blogueiros viram alvo principal de violência contra comunicadores no Brasil, diz ONG
jornalista-assassinato-polc3adcia-mohamed-sabra
WhatTwiFac
Charge: Mohamed Sabra
"Criança fica com o pé preso em escada rolante de shopping no Maranhão". Quem acessa o blog de Ítalo Diniz encontra uma página congelada em 13 de novembro de 2015. Na noite daquela sexta-feira, o blogueiro morreu após levar quatro tiros em uma das principais ruas de Governador Nunes Freire (460 km de São Luís) ...

Fonte: O CAFEZINHO
_______________________________________________
Censura ressurge em "época de trevas"

Por Eduardo Maretti, na Rede Brasil Atual:

É cada vez mais frequente, no âmbito das instituições brasileiras, intervenções que apontam para o ressurgimento da censura. Na sexta-feira (29), uma liminar da 9ª Vara Cível de Belo Horizonte proibiu que ocorresse uma assembleia estudantil que iria debater o processo de impeachment de Dilma Rousseff. Um dia antes, o Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel foi alvo de protestos no Senado, onde denunciou o golpe de Estado. Por exigência da oposição, a palavra “golpe” foi retirada dos registros de sua fala. Na segunda-feira (2), o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) dirigiu-se ao advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, dizendo que ele estava “impedido" de usar a mesma palavra...

Fonte: Blog do Miro
_____________________________________________
Figuras nefastas como Trump e Bolsonaro encarnam a crise do capitalismo
04 de maio de 2016 às 11h05
Captura de Tela 2016-05-04 às 11.04.33O que está por trás da evidência de figuras como Bolsonaros e Trumps
por Vinicios Betiol*
Vivemos um momento tenebroso da história.
Figuras nefastas, que antes se limitavam aos porões da humanidade, saíram de seus esconderijos, por se sentirem confortáveis.
Não só se sentem confortáveis, como ganharam milhares de seguidores.
Boa parte deles formam um exército de zumbis, sem cérebro e sedentos por sangue.
...
Fonte: VIOMUNDO
_____________________________________________________________
Impeachment mostra que democracia é ponto fora da curva no capitalismo brasileiro03/05/2016

26662201496_4dc9c9c2a8_k
WhTwitteF
Foto: Mídia NINJA
Impeachment do processo civilizatório
Por Eduardo Fagnani*, na Frente Brasil Popular
O objetivo de construir uma sociedade civilizada, democrática e socialmente justa deveria ser um dos núcleos de um projeto nacional. A Constituição de 1988 representa um marco do processo civilizatório do país. Pela primeira vez em mais de cinco séculos, ela assegurou formalmente a cidadania plena (direitos civis, políticos e sociais) para todos os brasileiros. O novo ciclo democrático inaugurado por ela, associado aos avanços sociais obtidos na década passada, contribuiu para a melhoria do padrão de vida da população, especialmente dos mais pobres...

Fonte: O CAFEZINHO
_______________________________________________
O mar está para monstros
sea_monster













Nem sempre as crises econômicas deflagram processos revolucionários. Ocorre às vezes o contrário, argumentam Yanis Varoufakis e um estudo recente de dois pesquisadores de Harvard
Por Laura Carvalho
Quando indagado sobre o espaço aberto por crises econômicas para o fortalecimento do campo progressista, Yanis Varoufakis, em palestra proferida em 25/4, na New School, em Nova York, foi categórico: “Tempos de grave recessão não são tempos revolucionários, são tempos que criam monstros”...
Fonte: OUTRAS PALAVRAS
_________________________________________________________
Grandes investidores ignoram a mudança climática
246 investidores, que gerenciam 14 trilhões de dólares, não estão fazendo nada, diz o relatório. Foto: marcovdz/Flickr/(cc)
246 investidores, que gerenciam 14 trilhões de dólares, não estão fazendo nada, diz relatório
foto:marcovdz/Flickr/(cc)



















Quase metade dos 500 maiores investidores do mundo não está fazendo nada para lidar com a mudança climática por meio de seus investimentos, revela um estudo divulgado nesta segunda-feira, 2 de maio.
Por Redação do EcoD*
Um relatório do Projeto de Revelação dos Detentores de Ativos (AODP, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos cuja meta é aprimorar a administração da mudança climática, mostrou que pouco menos de um quinto dos principais investidores –ou 97, que gerenciam um total de 9,4 trilhões de dólares em ativos– estão adotando medidas tangíveis para mitigar o aquecimento global...
Fonte: ENVOLVERDE
__________________________________________________________


...É a TINA - there is no alternative -, segundo a 
a lógica dos ditadores, que não admitem alternativas
ao modelo econômico mundial, que por sinal,
agoniza e em breve estará em recessão mundial, 
segundo admitem especialistas.
Os movimentos sociais serão criminalizados, 
provavelmente com o rótulo de terroristas.
A novilíngua assim permite, esclarece e condena.
Para a maioria da população brasileira a ficha ainda 
não caiu, isso no tocante ao que acontece no país...

O texto acima é um excerto de artigo publicado no PAPIRO, ontem, com o título de Ditadura Pós- moderna. A TINA.

Curiosamente, hoje no jornal O Globo, a colunista Míriam Leitão, em artigo, afirma que os defensores do governo Dilma - na realidade defensores da Democracia. Olha a novilíngua operando aí - ainda não adquiriram a compreensão sobre o momento do país.

Leitão leu o artigo do PAPIRO de ontem e corre atrás na tentativa de desqualificar este blogue.

Por outro lado, é bom saber que o gigantesco grupo Globo, além de organizar golpes de estado, corre atrás da mídia alternativa. Não apenas O PAPIRO como muitos outros sites e blogues alternativos tem sido alvo para a velha mídia. Seja para tentar desqualifica-los, seja com referência de conteúdos, e também para tentar censura-los, ameaçando jornalistas e comunicadores.

A mídia alternativa não é pautada, pauta-se.

Uma nova forma de censura, dissimulada, mas tão violenta quanto a censura escancarada em que a própria velha mídia foi vítima no passado, mas que hoje , em função da capilaridade das informações que a internete propicia, resolve desqualificar, censurar, perseguir, processar e atacar sites e blogues que não tenham ao pensamento alinhado com a TINA.

A perseguição à blogueiros e comunicadores da mídia alternativa é , apenas , uma peça do mosaico golpista que toma forma nítida no país. Mais do que isso, é peça do cenário atual do mundo, de uma expressão capitalista frágil e agonizante, que, para se manter dominante, adota exceções como formas de impedir que quaisquer novas modalidades de organizações sociais e econômicas - mesmo que inseridas na lógica capitalista - possam ser bem sucedidas , e , com isso, servirem de exemplo para outras nações fazendo com que a crise ao capitalismo se consolide, colapsando o sistema atual e hegemônico.

Poder Judiciário sucumbindo ao dinheiro, emergência de figuras políticas antagônicas ao processo evolutivo e civilizatório, retrocessos democráticos e avanço dramático da crise climática e ambiental, não são fenômenos isolados, ao contrário, estão inseridos na dinâmica mundial atual e são partes da grave crise civilizacional do momento.

Entender cada um desses fenômenos em separado, isoladamente, mas também entende-los como um conjunto, um todo, contribui para o entendimento do processo de golpe de estado em curso no Brasil.

Dito isto, O PAPIRO reafirma que para a maioria da população brasileira a ficha ainda não caiu, isso no tocante as crises política e econômica do presente, que se misturam em um oportunismo violento, reacionário e anti-democrático que desembocam em um processo de impeachment da presidenta Dilma sem quaisquer fundamentos jurídico e político. A audácia dos golpistas impressiona, fazendo de um instrumento da constituição - o impeachment de um governante - a pavimentação pseudo jurídica/política de um caminho deserto que tem por objetivo usurpar a vontade popular expressa nas urnas em um caminho pavimentado por 54 milhões de votos.


Caso o Grupo Globo queira copiar ou usar com referência, solicito que cite a fonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário