quinta-feira, 21 de abril de 2016

O Golpe dos Caretas, Recatados e do Lar

Glenn Greenwald: 

É perturbador olhar o que estão fazendo com a democracia no Brasil

eduardo-cunha-charge-do-mariano
Charge: Mariano
O jornalista Glenn Greenwald analisou, na CNN, a sessão na Câmara dos Deputados que deu prosseguimento ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Ele enalteceu a hipocrisia daqueles que conduzem o golpe em nosso país, destacou que os principais conspiradores são acusados de corrupção e reiterou que Dilma é uma das únicas políticas que sequer são acusadas por qualquer crime.
Assista ao vídeo abaixo:
Tradução e legendas: Mídia NINJA
Fonte: O CAFEZINHO
______________________________________________

Como Glenn Greenwald consolidou na mídia internacional a imagem de que é sim um golpe. 

por Paulo Nogueira
Você jamais vai ver Merval nesta tela
Você jamais vai ver Merval nesta tela
Não adianta gastar dinheiro público e enviar gente como o senador Aloysio Nunes para Washington numa tentativa de conquistar corações e mentes internacionais para o golpe.
Não adianta também jornalistas provincianos como os da Globo se esgoelarem a mando dos patrões para tentar negar o golpe perante a comunidade mundial.
É um jogo que está definido – e não apenas porque o golpe é golpe. Há um fator decisivo nisso: Glenn Greenwald.
Quem conhece o trabalho numa redação sabe como os jornalistas se movimentam em momentos turbulentos num país que não seja o seu.
Para se informar e começar a formar opinião, eles procuram, primeiro e acima de tudo, jornalistas locais que admirem e respeitem.
Greenwald, que decidiu há alguns anos morar no Brasil, preenche ambos os requisitos.
Ele é uma autoridade jornalística nos Estados Unidos, onde nasceu e se formou como repórter, e na Inglaterra, onde foi uma das mais respeitadas vozes do Guardian.
É ele que muitos jornalistas americanos e ingleses consultaram e consultam para saber mais sobre o Brasil.
Confiam em seu conhecimento, em seu discernimento, em sua integridade.
Não apenas lhe telefonam em busca de subsídios. Mas também o entrevistam, como fez há pouco a CNN.
Que jornalista ligado ao impeachment tem, entre os jornalistas estrangeiros, os atributos de Greenwald?
Merval? Azevedo? Noblat? Mainardi? Escosteguy? Míriam Leitão? Sardenberg? Waack? Bonner? Erick Bretas, fantasiado de Sérgio Moro? Ali Kamel, alavancado pela sua obra magna Não Somos Racistas?
Existe não apenas a barreira da língua, naqueles casos. Mas sobretudo a da respeitabilidade, a do prestígio, a da confiabilidade.
Já era uma questão real antes. E se tornou intransponível depois que Greenwald, num espasmo de sinceridade, afirmou na entrevista que fez com Lula estar chocado com a tendenciosidade e a militância política da imprensa brasileira.
É propaganda de direita o que a mídia nacional faz, não jornalismo.
Os jornalistas estrangeiros registraram, evidentemente, a avaliação de Greenwald sobre Globo, Veja etc.
Mais recentemente, Greenwald voltou a falar da imprensa brasileira. Mais especificamente, da Veja, que o atacou num artigo com o mesmo padrão do elogio a Marcela Temer por ser “bela, recatada e do lar”.
Ele afirmou tomar o ataque como um elogio, porque a Veja é uma “piada”. Disse que se mandassem a página emoldurada a penduraria na parede de sua casa.
A imagem da mídia nacional no exterior era inexistente. Agora, ela é o que Greenwald disse sobre ela.
Não é novidade nenhuma para os brasileiros, que sabem dos horrores pseudojornalísticos praticados pelas corporações de mídia dos Marinhos, Civitas, Frias.
Mas para as redações estrangeiras foi uma novidade. Uma péssima novidade.
O diagnóstico de golpe feito por Greenwald acabaria sendo reforçado, para jornalistas de fora, pelo espetáculo grotesco da sessão da Câmara em que corruptos diziam sim ao impeachment com argumentos que pareciam saídos do Sensacionalista.
O jogo da imagem perante o exterior está perdido para os golpistas, qualquer que seja o desfecho do golpe em si.
Para os cofres públicos, é melhor economizar dinheiro como o gasto para mandar Aloysio Nunes para Washington numa missão impossível: mostrar que o golpe não é golpe
Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
________________________________________________________

Principal TV pública francesa denuncia golpe midiático no Brasil


26442446872_1e2ab2737c_z
WhatsAppTw
Foto: Mídia NINJA
O canal de TV ARTE, da França, produziu uma reportagem na qual denuncia o caráter seletivo da Justiça brasileira, questiona o fato de o herói dos golpistas ser um juiz e mostra os ataques à democracia em nosso país. É mais uma prova de que aquilo que a mídia nacional tenta transmitir é um engodo; a imprensa golpista, especialmente a Rede Globo, tenta construir a imagem de que toda a opinião pública é favorável ao impeachment da presidenta Dilma. Mas as ruas têm, cada vez mais, provado o contrário. O mundo, cada vez mais, se dá conta de que há um golpe em marcha no Brasil.
Fonte: O CAFEZINHO
_______________________________________________
Jovens protestam em frente à casa de Temer

Cerca de 50 jovens promovem um escracho, chamando vice-presidente de golpista
São Paulo
Manifestantes estiverem na casa do vice-presidente, em Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) - Créditos: Levante Popular da Juventude
Manifestantes estiverem na casa do vice-presidente, em Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) / Levante Popular da Juventude

Um grupo de cerca de 50 manifestantes do Levante Popular da Juventude protestou, na manhã desta quinta-feira (21), em frente à casa do vice-presidente Michel Temer (PMDB), no bairro de Alto de Pinheiros, em São Paulo (SP). Organizada pelo Levante Popular da Juventude, a ação "faz parte de uma série de escrachos contra os golpistas", segundo o movimento.
"Não vou deixar o golpe acontecer de novo, não" e "Não vou deixar o Temer rasgar a Constituição" são algumas das palavras de ordem que entoaram os manifestantes. Também foram feitas pichações no chão da rua de Temer, escrito "Golpe, não".
O Levante da Juventude se posiciona contrário ao golpe de Estado, caracterizado pela tentativa de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Em nota divulgada em seu site, o movimento declara: "Está nítido que aquele ‘show de horrores’ no último domingo (17/04/16) não se resume simplesmente a uma luta partidária. É bem verdade que os partidos da direita mostraram abertamente o quanto são golpistas, conservadores e que odeiam o povo brasileiro. Porém, esses partidos e indivíduos desprezíveis estão representando seus próprios interesses, pois, são parte da elite".
"O povo Brasileiro está indignado com tamanha aberração dos golpistas. O papel da juventude é colocar gasolina nessa indignação, escrachando todos aqueles que votaram pelo golpe e contra o povo brasileiro", afirmam os jovens.
Fonte: BRASIL  DE FATO
_____________________________________________________
temertrio

TSE “separa” contas de Dilma e Temer. Mendes, Fux e Toffoli decretam: ela é culpada; ele inocente

Existe um princípio jurídico que, se fosse seguido à risca economizaria muito tempo nas nossas cortes superiores. O da economia processual, me manda simplificar e objetivar as questões postas em julgamento. 

Fonte: TIJOLAÇO
______________________________________________

Misoginia

IMG_6256
Perseguida na Argentina como Dilma o é no Brasil, Cristina Kirchner denunciou o papel da imprensa bandida
MULHERES
Há de fato uma atitude visivelmente machista. Eu passei todo este período com a imprensa (incluindo repórteres mulheres) me perguntando se eu estava fragilizada, se eu estava sob pressão fortíssima e perdendo o controle, se eu não chorava todos os dias, se eu dormia bem. E tem a matéria da “IstoÉ” que é um escândalo…
Porque é a velha história da mulher e do histerismo, assinada por uma mulher. A mulher e o histerismo foram duas falas que percorreram toda a era vitoriana.
A versão barata da ciência dizia que a mulher, por ter útero tem uma tendencia a ser histérica.
Ou então, diziam, eu seria autista [por não perceber os problemas do país]. Eu também não aceito isso, porque se trata de preconceito. Porque não se pode falar assim de um autista.
Eu me sinto muito sensibilizada, porque eu tenho um autista na minha família e sei o que é uma criança autista, um jovem autista. Então, diziam o seguinte: ou ela é autista, ou ela está em pânico, tendo um ataque de nervos.
Mas a mulher não é assim. A misoginia é sobretudo uma visão absolutamente míope da grande capacidade de resistência da mulher.
A mulher vive ainda no Brasil sob uma imensa opressão. E a capacidade dela de resistir é muito grande. Eu participo de várias cerimônias muito importantes, como o Pronatec, formatura de Pronatec, recebimento de chaves de “Minha Casa, Minha Vida”. E, em algumas circunstâncias, participei de algumas de Bolsa Família.
Fonte: VIOMUNDO
______________________________________________________________

A velha mídia brasileira bem que tenta, mas não consegue mudar a compreensão mundial de que o que se passa no Brasil é um golpe de estado.

Golpe praticado por pessoas, partidos políticos e organizações, movidos , apenas, por interesses pessoais. O Brasil e o povo brasileiro, para essa gente, existe, apenas, para que seus interesses pessoais se concretizem.

Hoje, os jornais , sempre em bloco, dão destaque as ações do TSE que pretende separar as contas de Dilma e de Temer por ocasião do julgamento naquele tribunal. O TSE julgará se a chapa Dilma-Temer cometeu irregularidades durante a campanha eleitoral de 2014. Na obsessão de argumentos para consolidar o golpe, já que os argumentos sobre as tais pedaladas não se sustentam, o TSE, que analisa a chapa candidata, pretende fracionar a chapa. Talvez para criminalizar Dilma e absolver Temer.

Ainda hoje, além dessa pérola sobre o julgamento da ação no TSE, os jornais também citam que dados da Operação Lava Jato serão incluídos para o julgamento de Dilma no STF.

O caro leitor, atento e antenado, já percebeu que esse movimento de hoje cheira mal.

Dilma, que será julgada no Senado pelo pedido de abertura de processo de impeachment aprovado na casa dos horrores por supostas irregularidades com as tais pedaladas, hoje, nos jornais, aparece como manchete em julgamentos no TSE e no STF sobre supostas irregularidades que estão, ainda, na fase de coleta de provas.

Em outras palavras, a velha mídia deixou de lado os "crimes " que motivaram o pedido de impeachment da presidenta e resolveu fazer uma salada, para confundir os leitores e, ao mesmo tempo, tentar mostrar que Dilma cometeu crimes.

Todo esse movimento de hoje da velha mídia e das oposições, se deve ao fato de que o mundo e a população brasileira tomaram consciência de que o processo de impeachment de Dilma é um golpe contra Democracia.

A disputa dessa narrativa a velha mídia já perdeu , aqui no Brasil para a mídia independente e no mundo para a imprensa estrangeira.

O impeachment de Dilma é um golpe de estado.

Tanto é verdade que se de fato Dilma tivesse cometido crime de responsabilidade, o que caracteriza o pedido de impeachment, uma discussão profunda sobre esses crimes estaria acontecendo na velha mídia. No entanto, o que se vê na mídia brasileira é uma omissão , uma fuga, ante a possibilidade de se priorizar um debate sobre os crimes que a presidenta cometeu e que motivaram o pedido de abertura do processo de impeachment.

Na velha mídia brasileira, fala-se de tudo, até mesmo de ações no TSE, julgamentos no STF, no entanto, nenhuma palavra sobre os crimes supostamente cometidos pela presidenta.

Em uma imprensa comprometida com a Democracia e com Estado Democrático de Direito, o assunto prioritário no momento seria uma ampla discussão sobre o crime que a presidenta teria cometido e , se tal crime configura um crime de responsabilidade que justifique um processo que venha a abreviar o mandato da presidenta. No entanto, nada disso acontece.

Tá bandeira demais, diria Raul Seixas.

Além de tentar esconder o golpe, a velha mídia ainda promove o bela, do lar e recatada.

Que falta faz Dercy Gonçalves neste momento careta do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário