sexta-feira, 25 de março de 2016

Cidade de São Paulo evolui na mobilidade

São Paulo sai da 7ª para a 58ª posição em ranking mundial de congestionamentos

A prefeitura de São Paulo estabeleceu no ano passado o limite de 50 km/h para circulação nas vias arteriais.
A prefeitura de São Paulo estabeleceu no ano passado o limite de 50 km/h para circulação nas vias arteriais.
Cidade do México é a metrópole com o mais alto índice do mundo, seguida por Bangkok, na Tailândia, e Istambul, na Turquia.
Por Redação do EcoD –
A cidade de São Paulo caiu 51 posições no TomTom Trafic Index, o mais importante ranking mundial de medição de congestionamentos, feito em 295 metrópoles com mais de 800 mil habitantes, em 38 países. Posicionada em 7º lugar entre as mais congestionadas do mundo em 2013, a capital paulista figura agora na 58ª posição na medição fechada em 2015.
A perda de posições retrata melhoria na fluência do trânsito paulistano. Segundo a prefeitura, isso se explica por medidas adotadas pela administração municipal no período analisado, como a realização de obras viárias, a ampliação dos corredores exclusivos para ônibus, o aumento da fiscalização, as mudanças de mão em vias estratégicas e, especialmente, a redução nos limites de velocidade de trânsito.
Fundado em 1991 com o objetivo de apurar condições de tráfego nas grandes cidades do mundo e apoiar a construção de soluções para gargalos de mobilidade, o TomTom divulgou nesta semana o seu quinto ranking mundial. A Cidade do México é a metrópole com o mais alto índice do mundo, seguida por Bangkok, na Tailândia, e Istambul, na Turquia. A cidade do Rio de Janeiro foi apontada como a quarta mais congestionada, à frente da capital da Rússia, Moscou.
Com base no Índice de Nível de Congestionamento, o TomTom considera para a feitura do ranking o tempo gasto pelo condutor de um veículo de transporte individual (automóvel) num trajeto determinado em horários de pico e em situações de pistas livres, entre 22h e 5h. A diferença em horas estabelece a classificação de cada cidade.
Vida no trânsito
No Rio de Janeiro, o quarto lugar no ranking mundial indica que, os motoristas gastam 165 horas de vida por ano dentro de congestionamentos. A 58ª posição de São Paulo indica que, os condutores paulistanos perdem por ano 103 horas no trânsito lento ou parado. Entre as duas capitais ficou Salvador, na Bahia, Recife, em Pernambuco, e Fortaleza, no Ceará, respectivamente em 7º, 8º e 41º lugares. Os motoristas na capital baiana gastaram 160 horas do ano em seus trajetos, num aumento de 67 horas sobre 2014.
A prefeitura de São Paulo estabeleceu no ano passado o limite de 50 km/h para circulação nas vias arteriais. O resultado se verifica numa forte redução nos acidentes de trânsito, queda brusca no índice de mortalidade e maior fluência na mobilidade veicular, com redução do tempo gasto nas viagens dentro do perímetro urbano.
Entre dez capitais brasileiras, São Paulo apresentou um índice de 29% de tempo extra gasto no trânsito, contra 47% para o Rio, 43% em Salvador e Recife e 33% em Fortaleza.

Fonte: ENVOLVERDE
______________________________________________________________


A cidade de São Paulo, que pouco andava, passou a andar mais depois da chegada do prefeito Fernando Hadadd.
A maior cidade do estado que não pode parar estava travada.
Necessário, a partir de agora, destravar o estado.
E lembrar que foram muitos os protestos de paulistanos contra as medidas tomadas pela prefeitura.

Protestos contra a construção de ciclovias, contra faixas exclusivas para ônibus e, também, protestos e previsões catastróficas; como por exemplo, o aumento dos congestionamentos de trânsito, em caso da redução de velocidade nas principais vias da cidade.

Na velha mídia, principalmente os telejornais e nos programas de final de tarde, proliferaram comentários e "análises profundas produzidas por grandes especilaistas" sobre o caos que seria a cidade com as novas medidas adotadas pelo prefeito.

Como já virou rotina, a velha mídia errou feio, e como as medidas adotadas estão produzindo bons resultados, a velha mídia ignora o assunto.

Segundo os paulistanos radicais, as medidas adotadas que melhoraram o trânsito e a mobilidade da população, são ações de comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário