terça-feira, 29 de março de 2016

Amanheceu o domingo no outono



Amanheceu o domingo no outono do Rio de Janeiro.

Um domingo de um azul de outono, luminosidade de outono e calor de verão.  Em tempos de mudanças climáticas, o calor não para, não para. O Rio ferve e o carioca se manda pra praia, como faz em todas as estações do ano.

No domingo em que amanheceu o outono no Rio, o carioca não sabe mais usar as linhas de ônibus da cidade. Foram tantas as mudanças feitas pela prefeitura para reorganizar o transporte coletivo urbano que o carioca perdeu as referências. Referências que existiam nas cores, números e percursos dos ônibus da cidade.

O outono que amanheceu no domingo do Rio também tem futebol. Como em um passado distante em que ainda não exista o Maraca, o carioca vai assistir um jogo entre dois times grandes da cidade no estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama, em São Januário, no bairro imperial de São Cristóvão.

O outono no domingo que amanheceu no Rio tem nos principais jornais da cidade, principalmente o Grupo Globo, notícias sobre o processo de impeachment da presidenta da república. Processo de impeachment que a população brasileira vem percebendo, apesar da imprensa, tratar-se de um golpe de estado. Como a população percebe a verdade, o Grupo Globo, que o carioca conhece muito bem de muitos outonos e domingos, amanheceu no domingo, o que significa a agenda da semana que se inicia, defendendo a tese de que o impeachment não é golpe. Assustados e apavorados com o crescimento da primavera democrática que se desenha neste início de outono, Globo, como a maioria da velha mídia, se colocam na defensiva ao defenderem uma tese contrária ao movimento da Democracia, que, ao que toma contornos nítidos para a semana que se inicia com o domingo de luz no Rio, será de grandes manifestações em favor da Democracia e contra o golpe de estado em curso no processo de impeachment que acontece no congresso nacional. No domingo de outono, por toda a semana e por todo o ano, vai ter luta pela democracia e contra o golpe que vem sendo desenhado, arquitetado, tramado, organizado, edificado. Quando colunistas do jornal O Globo em um domingo de luz no outono escurecem os fatos e a realidade afirmando serem ridículas as teses sobre um golpe de estado travestido de processo de impeachment, de alguma forma revelam suas preocupações, seus medos, seus receios, de que o processo de golpear a democracia, em que estiveram empenhados por anos, seja derrotado pelo povo. Como o ridículo golpista não tem limites, a semana começa, também, com uma campanha de pânico  comandada pela velha mídia sobre um suposto surto de gripe H1N1 na cidade de São Paulo.


Amanheceu o domingo no outono no Rio de Janeiro, em uma semana que será decisiva, madura, para defender e preservar a Democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário