segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Átimo Reacionário

Na França, extrema direita vence na urna; Macri faz o mesmo na Argentina e a oposição na Venezuela. 
No Brasil eles não querem esperar.

Fonte: CARTA MAIOR
__________________________________________________________________
 
Quanto pior a crise mundial, a direita, e mesmo a extrema direita ganham espaço.

A  história confirma, o nazismo surgiu dessa forma.

De uma maneira geral as pessoas em toda parte do mundo acreditam que a contenção da democracia , de forma consciente ou não, é a solução para os problemas.

Nos próximos anos, com a continuação da crise mundial que esfacela o mundo, iremos constatar o avanço, cada vez mais, de governos de extrema direita, assim como o repertório de valores e práticas associadas aos regimes que ignoram a democracia.

Como consequência atos de terrorismo, o racismo, a xenofobia, todas as formas de violência e criminalidade e outras práticas deploráveis  terão mais e mais espaço nas sociedades.

O que se vê atualmente na França com a vitória da extrema direita, é o voto contaminado pelo medo. Sociedades em choque, seja pelo terrorismo, seja pela crise civilizatória. 

De certa forma, o terrorismo e a crise mundial são úteis para barrar o avanço da esquerda e mesma da social democracia plena.

O capitalismo, em sua expressão neoliberal, não é compatível com democracia plena, direitos humanos e políticas sociais. 

Algo como se as pessoas  não mais a acreditassem nos governos e regimes democráticos como resposta aos problemas que se enfrenta.

Um erro de avaliação, claro, que no entanto tem sido  defendido e incentivado , em todo o mundo, pelos grandes meios de comunicação.

No Brasil e na América Latina, que por quase duas décadas vivenciam governos que certa forma se descolaram do neoliberalismo. a crise mundial tem sido perfeita para que as direitas ganhem espaço e até mesmo cheguem ao governo.

Quanto pior melhor, principalmente no Brasil, penúltimo país a abolir a escravidão e , ao que se revela diante de nossos olhos, um país de elites imaturas para acatar o resultado das urnas. 

Nada é por acaso, essas ditas elites tem história.

O senso comum, por outro lado, diante do bombardeio diário  e incessante contra o governo, verdadeiro ou não, acaba por se contaminar e passa a aderir teses anti-democráticas e mesmo golpistas.

O futuro próximo é sombrio, e até mesmo com nuances aterradoras quanto ao retrocesso na evolução civilizacional.

Por outro lado, esse movimento mundial pela direita, extrema direita e mesmo reacionarismo, em um determinado momento, também em um futuro próximo, pode vir a ser o final de um modelo, um lapso momentâneo de saúde para um doente em estado terminal.

O processo evolutivo e civilizacional  não passa pela consolidação de regimes que ignoram as liberdades individuais, a justiça social, a democracia plena e a justiça ambiental.

Uma grande rebelião, no momento, abre as portas do presídio mundial facilitando a fuga de um grande número de delinquentes.

No entanto, logo, logo, todos serão detidos e voltarão para o lugar de onde não deveriam ter saído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário