quinta-feira, 5 de novembro de 2015

COP 21. Um Outro Mundo é Possível

 1 - País poderá viver drama climático em 2040
Significa que as áreas costeiras de cidades como o Rio de janeiro, por exemplo, serão tomadas pelo mar. Imagine, caro leitor, a aflição da turma de coxinhas que vive na região, e que hoje, considera  o assunto de mudanças climáticas como coisa de comunistas ou de hippies deslocados do tempo. Resolver o problema implica em mudar o sistema, algo impensável  para os ricos.
É o lucro.

2 - Alimentos contaminados já mataram 351 mil pessoas nesta década, aponta OMS. Doenças provocadas por alimentos e água contaminados têm consequências devastadoras para a saúde e a economia de um país, independentemente do grau de desenvolvimento da nação. Para se ter uma ideia, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas, a maioria criança, morram anualmente em decorrência dessas enfermidades

2 milhões de pessoas é, praticamente,  a metade da população do Uruguai. Inaceitável que no mundo "civilizado e próspero", com alto desenvolvimento tecnológico,  tantas pessoas venham a falecer por ingestão de produtos alimentícios, na maioria industrializados, contaminados e /ou inadequados para o consumo humano.
É o lucro.
Leia Mais:http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
3 - Altair Sales Barbosa: Extinção do cerrado ameaça aquíferos, bacias do São Francisco, Amazonas e Paraná; crise hídrica está apenas no começo
O gado e a soja avançam pelo Cerrado na mesma proporção em que contribuem para a diminuição de um recurso indispensável para a vida, á água. Parece que para se obter o lucro máximo, ficar sem água não é um problema

4 - Após Luana Piovani comparar paparazzi com ladrões, categoria promete boicotar e processar a atriz
No mundo comandado pelo crime, os ladrões processam as pessoas de bem e os juízes se consideram Deuses. Roubar, para os ricos, é normal.

5 - Obesidade, doença (quase incurável) do capitalismo? Estudos científicos demonstram que é mais difícil se livrar da obesidade do que do crack. Mas quem é o verdadeiro responsável: o doente ou a indústria?
Alimentos que causam doenças e  matam as pessoas , mas,  enriquecem as indústrias com mc lucros


6 - Fukushima: as primeiras doenças aparecem
Central geradora de energia elétrica, insumo necessário ao conforto e ao bem estar das sociedades , irá matar milhares de pessoas no presente e no futuro. Um lucro sem luz no fim do túnel


7 -OMS classifica carne processada como alimento cancerígeno
Ao longo da história o homem sempre se alimentou com carne de animais. Na antiguidade,  e em um passado não muito distante, o homem caçava e consumia a carne da caça. Na modernidade, o caro leitor não precisa matar um boi por dia para se alimentar, basta ir ao supermercado e comprar a carne de sua preferência. O conforto e a praticidade para uma qualidade de vida, mais tempo para outras atividades,  como até mesmo para poder encomendar seu túmulo.


 8 - Julho foi o mês mais quente da história, diz agência
Temperatura ficou 0,81 grau acima da média do século 20
A temperatura continua a subir e os problemas decorrentes desse aumento  vão ficando cada dia mais dramáticos. No entanto, todo mundo, inclusive você, caro leitor, continua vivendo como se nada estivesse acontecendo ao seu redor. Não adianta pensar em medidas mirabolantes para diminuir a temperatura ou mudar o clima. O que deve-se mudar, e com urgência, é o sistema.


9 - Rompimento de barragens da Samarco “não é um acidente”, diz membro do MAM

                         
Marcio Zonta diz que vistoria nas barragens não é feita pelo órgão público, mas exclusivamente pelas empresas, que a fazem “conforme sua lucratividade não seja abalada”
“Não é um acidente”! É assim que o militante do Movimento dos Atingidos pela Mineração (MAM), Marcio Zonta, classifica o rompimento de duas barragens na cidade mineira de Mariana, na noite desta quinta-feira (5).
A barragem de uma mineradora se rompe e causa um estrago gigantesco. Mata dezenas de pessoas, retira outras centenas de suas casas, deixa uma legião de pessoas com apenas roupa do corpo já que destruiu todas as residências e  causa  um impacto ambiental que levará décadas para que o meio ambiente a e a vida se recupere. Não foi a primeira vez - isso somente no estado das Minas Gerias - e nem será a última que barragens  -de mineradoras ou rejeitos de indústrias - se rompem e provocam o caos nas cidades do entorno. Tecnologias para construir barragens seguras existem, desde muito tempo, no entanto as barragens continuam assumindo a função de bombas de dejetos que assolam cidades inteiras. É o lucro máximo.


10 - Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre mortes por acidentes de trânsito em 178 países é base para década de ações para segurança . O documento foi elaborado com base em estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.
Apenas no ano de 2009, 1, 3 milhão de pessoas morreram em acidentes de trânsito, isso em 178 países. O deslocamento das pessoas sempre provocou acidentes, desde a antiguidade. Em um passado recente, ainda sem o automóvel,  um prêmio Nobel, Pierre Curie,  morreu atropelado por uma charrete nas ruas de Paris. O  automóvel serve. ou deveria servir,  para que as pessoas tenham uma locomoção com mais rapidez, ao se deslocarem de um lugar para outro, sem que isso seja a causa de um número absurdo de óbitos.


11 -Injúria racial contra Taís Araújo pode levar a 3 anos de prisão
Em pleno século XXI, onde já se pensa em viagens tripuladas para o planeta Marte, ainda existem pessoas que rejeitam outras pelo fato da cor da pele. O caso da atriz , que recebeu comentários pela internete sugerindo que voltasse para a senzala, revela  que, infelizmente e perigosamente, cresce uma legião de pessoas neste mundo "próspero, civilizado e evoluído"  que ainda são escravos de suas próprias ignorâncias, habitando uma cibersenzala, paradoxo da evolução das tecnologias.

12 - Poluição do ar provoca 8 milhões de mortes

Mais de 8 milhões de pessoas morrem anualmente por causa da poluição do ar, mostra Resolução lançada nesta terça-feira (27) pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, a poluição atmosférica será a causa de 250 mil mortes nos próximos 15 anos, 25% delas somente na cidade de São Paulo.
A poluição do ar mata anualmente 8 milhões de pessoas pelo mundo.O responsável por essa poluição é o Homem.  Isso poderia ser evitado usando-se tecnologias limpas,, eficazes e que estão a disposição.


 13 - Número de internações e mortes por causa de choques cresceu no Brasil. Se a intensidade da descarga elétrica for alta, pessoa pode até morrer. No Brasil, o número de internações e mortes por causa de choques elétricos vem crescendo cada vez mais. Em 2008, 1.343 pessoas morreram e em 2011, esse número subiu para 1.491; já as internações passaram 
1.332 para 2.696 nesse mesmo período.
Milhares de pessoas morrem anualmente por causa de choques elétricos oriundos dos aparelhos eletrodomésticos, um ítem para facilitar a vida das pessoas. Seja por uso inadequado ou por falta de segurança dos equipamentos.


14 -Radiação de Fukushima alcança Costa Oeste norte-americana
A radiação liberada da central de Fukushima, no Japão, alcança a costa oeste dos EUA. Radiação que mata, assim como as armas de destruição em massa. É a globalização da irracionalidade.


15 - Coca-Cola banca cientistas que tiram a culpa pela obesidade de dietas ruins
Como a maioria dos produtos da coca-cola provoca doenças relativas a obesidade, a empresa resolveu contratar cientistas para "provar" que os refrigerantes da coca-cola, principalmente o que leva o nome da corporação, são saudáveis e , eventuais casos de doenças decorrentes do consumo desses produtos, são de responsabilidade dos consumidores. É a ciência a serviço do lucro e as pessoas como cobaias. Qualquer semelhança com as práticas de III Reich é mera coincidência.

16 - Os médicos são a terceira causa principal de morte nos EUA, matando 225.000 pessoas a cada ano
Médicos existem para cuidar das pessoas . No entanto, no mundo capitalista globalizado a maioria dos médicos entende que deve combater as doenças. Assim sendo, doenças novas surgem a cada dia, assim como novos medicamentos, que, em sua maioria, devem ser consumidos por longo tempo pelos pacientes. Os laboratórios farmacêuticos lucram muito, assim como os médicos. Já as pessoas, em sua maioria sem informação, se entopem de medicamentos, para alegria da indústria farmacêutica, e , com isso, adquirem mais doenças, que trarão mais lucros para a indústria "próspera e civilizada" da medicina.

17 - Lixo eletrônico cresce em quantidade preocupante no mundo .Montante chegou a quase 50 milhões de toneladas em 2013
Os produtos e bens  de consumo, duráveis ou não, tem sua vida útil cada vez reduzida. Além disso, a todo instante, novos modelos são lançados em substituição aos existentes. Sempre com  o apelo de  serem mais modernos e mais eficazes, o que pode ser verdadeiro , os novos produtos, por vezes, são apenas maquiagens dos produtos existentes. Adicione-se  a tudo isso o fato de  que  reparos e consertos nos produtos eletrônicos podem custar mais caro que um  produto novo. Com isso, a economia do descarte contribui para a geração de grandes quantidades de lixo eletrônico - além de outros, claro - que poluem o solo, alguns com metais pesados. A disposição desse lixo, ao que parece, não é prioridade. É a globalização da sujeira e da poluição.

18 - Choques, explosões e queimaduras: por que celulares podem provocar acidentes grave


Caso recentes levantam a questão: qual é a verdadeira segurança dos aparelhos que estão no mercado? E como podemos nos proteger dos acidentes?  Aparelhos podem explodir pelo contato do lítio da bateria com o oxigênio . O caso da aeromoça chinesa Ma Ailun, de 23 anos, que morreu eletrocutada após atender seu iPhone enquanto ele estava ligado à tomada, ganhou novos detalhes, mas continua sem grandes explicações tanto da Apple quanto da polícia local. Na Suíça, uma jovem teve a perna queimada após seu celular, um Samsung Galaxy S3, ter explodido enquanto estava no bolso da calça. A notícia da morte da chinesa veio acompanhada de um alerta, orientando a não usar aparelhos celulares enquanto estão sendo carregados; a da suíça reacendeu a dúvida: estamos andando com uma pequena bomba junta ao corpo todos os dias?
Além de serem produtos descartáveis, o que é um problema  ambiental, os celulares também explodem e matam. Quando isso não acontece, cabe lembrar que os usuários ficam expostos as radiões de microondas. Sabe-se que essa exposição por longo tempo pode causar doenças degenerativas nas pessoas.

19 - Indústria das armas financia deputados
Nove anos depois da aprovação do Estatuto do Desarmamento, uma comissão especial da Câmara dos Deputados, dando mais uma lamentável demonstração de irresponsabilidade e ignorando os avanços conquistados pela sociedade brasileira, aprovou um projeto de lei que revoga o Estatuto do Desarmamento.
Os parlamentares tem suas campanhas financiadas por todo tipo de indústrias. No entanto, durante a campanha eleitoral, quando pedem votos às pessoas , não informam aos seus eleitores a origem dos recursos que viabilizam a campanha. Na prática política, o que se chama de financiamento por indústrias, é, de fato, um compromisso que os parlamentares tem que assumir com aqueles segmentos industriais caso sejam eleitos. A indústria financia e o deputado se compromete a defender no congresso nacional os interesses daquele segmento industrial. Tudo isso acontece sem o conhecimento do eleitor. É a democracia do mundo "civilizado e próspero " 

20 - Estresse é causa relacionada a 70% das mortes

Escrito por Dr. Mario Peres em .Pesquisa feita pelo Departamento de Estudos Clínicos da Universidade La Sapienza de Roma revela que a maioria dos italianos (70%) morre em decorrência de doenças causadas pelo estresse
No mundo capitalista, consumista, "civilizado e próspero", onde uma grande variedade de produtos de consumo existe para "facilitar" a vida das pessoas, disponibilizando mais tempo livre para atividades de bem estar, o que se vê são pessoas correndo cada vez mais em busca de tempo, desfocadas do tempo da natureza, deslocadas de seu ritmo e de seu tempo , mergulhadas em tempos artificiais de cidades artificiais. Como resultado desse estilo de vida surgem as chamadas doenças civilizatórias, que de fato, são o avesso de tudo aquilo que se pode considerar como civilizado e ecológico. 

21 - Humanidade na margem de erro do fracasso

Relatório das Nações Unidas mostra que, sem ampliação forte da ambição climática antes de 2030, humanidade não conseguirá conter o aquecimento perigoso da Terra neste século.
A humanidade está oficialmente na margem de erro do fracasso em cumprir a meta de limitar o aquecimento da Terra a menos de 2oC neste século. É o que revela um relatório anual do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) divulgado nesta sexta-feira (6/11).

Com poucos dias para início da Conferência do Clima, a COP-21, em Paris, a maioria das pessoas vive em profundo estado anestésico em relação a um tema que afeta , diariamente, a vida de todos.

A COP-21 abordará a questão do clima, com enfoque na redução de gases que tem acelerado o aquecimento do planeta.

É sabido que o catastrófico aquecimento do planeta tem sido provocado pela ação do Homem, como comprovado por estudos científicos.

Por anos, a mídia privada do Ocidente questionou os estudos apresentados pelos cientistas do IPCC da ONU - Painel Intergovernamental para Mudanças Climática - talvez por temer as mudanças necessárias em todos os ramos da atividade humana, decorrentes do modelo atual de desenvolvimento com seus meios de produção e distribuição, assim como com os estilos de vida associados e este modelo.

A grande questão que se impõe no momento não diz respeito apenas ao clima , mas a todas as atividades que contribuem para que os problemas ambientais continuem a se agravar , colocando em risco a vida de milhões de pessoas no mundo.

Discutir , apenas, mecanismos de redução das emissões dos gases que contribuem para o aquecimento do planeta, não implica, necessariamente, em mudanças estruturais do modelo atual, ou, do Sistema atual.

Como dizem alguns ativistas do clima:

" A mudança deve ser no Sistema, e não no clima "

De fato, a mudança estrutural, ou do Sistema, focada em uma economia limpa livre de carbono, ou com pouca dependência do carbono, terá impacto em todos os ramos da atividade humana, consequentemente contribuindo para redução das emissões de gases e para o saneamento do meio ambiente, atualmente pouco higiênico.

Assim sendo, O PAPIRO, listou, acima, 21 atividades, eventos, notícias, fatos, que, de uma forma ou de outra, contribuem para o estado precário da vida e do meio ambiente planetário neste início do śeculo XXI.

A princípio, tendo apenas um olhar superficial e fragmentado, a lista de 21 eventos não teria relação com a questão do aquecimento global e com as mudanças climáticas, no entanto, uma análise mais profunda revelará que todos os eventos estão interligados, em uma teia de conexões que retrata o modelo atual.


O recente rompimento de uma barragem com rejeitos de mineração em Minas Gerais expõe aspectos dessa teia.

A empresa de mineração que atua no local, uma empresa privada, foi negligente em suas atividades. Relatórios de inspeções feitas por  órgãos do governo recentemente já alertavam para o risco de rompimento das barragens, sem que nenhuma providência fosse tomada para evitar a catástrofe, tanto pelo governo, quanto pela empresa.

Nos dias atuais , em que as  Corporações e o capital exercem supremacia sobre os governos, até mesmo deixando muitos  governos de joelhos diante das exigências, o Estado, e consequentemente seus órgãos de fiscalização, perderam, e perdem mais a cada dia, o poder de embargar e punir os excessos cometidos pelas corporações.

O conceito repetido diariamente, por décadas, sobre a ineficiência do Estado e a necessidade de um estado mínimo, fraco, vem produzindo seus efeitos devastadores na vida das pessoas, seja por desastres ambientais  de grandes proporções com gigantes da mineração, ou até mesmo com morte de crianças em parques de diversão. Em ambos os casos, a supremacia das empresas prevalece sobre o Estado. Sucateando o Estado com seus órgãos reguladores, com poucos e mal pagos  profissionais, as corporações ampliam cada vez mais seu poder, visam cada vez mais lucros, ignoram protocolos de segurança, fazendo da vida das pessoas um terror sem fim.

Assim acontece com a introdução de sementes transgênicas na produção de alimentos, sem que se  saiba os efeito nocivos desse tipo de alimentos  sobre a saúde humana.

Assim acontece com as empresas de mineração que produzem desastres ambientais de grandes proporções para vida de milhares de pessoas.

Assim acontece com a produção de alimentos processados , sabidamente responsáveis pelo crescimento de inúmeras doenças.

Assim acontece  com a indústria da medicina, quando um número cada vez maior de médicos, associados aos grandes laboratórios farmacêuticos, prescreve medicamentos em quantidade desnecessária para as pessoas, provocando, assim a morte de milhares de pessoas.

Assim acontece com a Saúde e a Educação, que também consideradas como negócio, fazem com que as Corporações do setor inviabilizem , ou tentem inviabilizar,  que serviços de qualidade nestas área sejam oferecidos à população. O violento protesto por ocasião do lançamento e aplicação do programa Mais Médicos por parte do governo federal, exemplifica, de forma clara, a rejeição por parte dos setores de saúde privada da existência de uma saúde pública de qualidade.

Assim acontece com a mobilidade urbana, que com a poderosa influência  das corporações do setor automotivo e  do petróleo, tentam inviabilizar o transporte público de qualidade, a introdução em larga escala de veículos automotivos movidos por energia elétrica, e , até mesmo, a construção de ciclovias para as bicicletas. A violenta perseguição que vem sofrendo o prefeito da cidade São Paulo, pela construção de ciclovias,  não é fruto , apenas, de grupos de midiotas . Esses grupos fazem, sabendo ou não, acredito que sem conhecimento, o trabalho incitado pelas grandes corporações, com o apoio explícito dos grandes meios de comunicação, também um setor de grandes corporações aliado do conjunto das corporações. 

Assim acontece com a informação, dominado por um seleto grupo de corporações que define, edita, manipula e publica , somente, assuntos de interesse do capital e das corporações. A tragédia do rompimento da barragem em Minas Gerais poderia ser evitada, ou  a população poderia ter tomado conhecimento dos riscos, caso a grande imprensa e toda a grande mídia, noticiasse os relatórios dos órgãos de fiscalização sobre os riscos de acidentes. Tais relatórios estavam disponíveis para a imprensa, que não pesquisou, ou não se interessou sobre o assunto. No entanto, hoje , dias após a tragédia, veículos da grande imprensa  noticiam sobre a existência do relatório. É o jornalismo que noticia o passado, e , se isso já não fosse grotesco, ainda tenta impor , para salvar a empresa de mineração, a tese de que o rompimento se deu por conta de terremotos. É sabido que grande parte dos jornalistas da grande imprensa que floresceram no período de vigência do neoliberalismo, ou foram adestrados na produção de conteúdos noticiosos , ou sofrem de um déficit de inteligência  para o exercício da profissão. A independência inexiste. A título de exemplo, o jornal O Globo, do Rio de janeiro, hoje , em chamada em primeira página sobre artigo de um de seus colunistas  sobre o desastre das barragens afirma:
"houve negligencia da empresa de mineração e falta de atuação do Estado"
Ou seja, como não pode esconder a culpa da empresa de mineração, aproveita para culpar o Estado, sem explicar porque o Estado a cada dia se torna mais ineficiente. É o jornalismo do capital,  o jornalismo das Corporações.

Assim acontece com parte da comunidade científica, que se curva diante das corporações para produzir teses científicas que favoreçam segmentos da economia, como no caso da Coca-cola , que bancou cientistas para provar que seus produtos são saudáveis, ou mesmo no caso das corporações do petróleo, que bancaram cientistas para provar que o aquecimento global não existe ou, quando não puderam negar mais as alterações do clima passaram a afirmar que o aquecimento do planeta não   acontece por interferência do Homem, com amplo e irrestrito apoio dos grandes meios de comunicação do Ocidente.

Assim acontece com a produção, comercialização e tráfico de armas de fogo, de maneira a empoderar o cidadão através da força, acima do estado e dos órgãos de segurança, como forma de defender os interesses do capital contra qualquer outra forma de modelo.

Dito isto, transborda em clareza, que a globalização neoliberal e o consequente governo mundial é exercido pelas corporações que impõe suas regras aos Estados, hoje, em sua maioria, reféns do capital e das corporações.

O aquecimento global, os problemas ambientais decorrentes do lixo excessivo, a extinção de florestas, a poluição de rios e mares, as doenças decorrentes de hábitos alimentares,  os mais diferentes tipos de acidentes a que as pessoas estão expostas,  o estilo de vida predominante no mundo ocidental, o tipo de entretenimento e informação oferecido às pessoas,  a crescente onda de violência e de rejeição as ideias contrárias ao pensamento único dominante,  fazem parte do ideário que compõe o governo mundial das corporações.

Esse governo, oculto, que dita as regras aos Estados não é escolhido pelo povo, que acredita, erroneamente,  estar vivenciando uma democracia plena na maioria dos países do planeta.

Assim sendo, discutir créditos de carbono, como ocorre nas reuniões sobre o clima, não favorece em nada  os problemas ambientais e, de forma  prática, pouco contribuiu para redução da emissões de gases.

A COP-21 tem grandes chances de ser mais um fracasso, como tem ocorrido em reuniões anteriores.

A verdadeira mudança deve ocorrer no Sistema, fruto de uma tomada de consciência cidadã global, talvez através de uma revolução cidadã mundial que saberá identificar os verdadeiros e reais responsáveis pelo status quo, com consequências de ocupação das grandes corporações  e libertação dos Estados , para que a democracia possa florescer. Atualmente, até mesmo a máxima de ação local e pensamento global tem sido impedida pelas corporações, grandes ou não, sempre que seus interesses sejam contrariados.
Recentemente, neste ano de 2015, em uma cidade de pouco mais de 40 mil habitantes no Estado do Rio de Janeiro, o prefeito, por proporcionar transporte público gratuito e de qualidade para a população da cidade, viu seu programa ser bombardeado, modificado e mutilado pelo poder Judiciário, que acatou os argumentos da empresa de transporte coletivo que, por décadas , tem o monopólio de exploração desse serviço de utilidade pública naquela cidade.

Que durante a COP- 21 Paris seja ocupada pelas pessoas , assim como as ruas das grande cidades pelo mundo.


Leia Mais:http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-e-o-campeao-do-lixo-eletronico-entre-emergentes,514495
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no 

Nenhum comentário:

Postar um comentário