sábado, 28 de novembro de 2015

Formez vos Bataillons. Marchons, marchons


27/11/2015

Os detalhes que vão te surpreender na Marcha Mundial pelo Clima

A maior conferência climática da história da ONU, a COP-21, começa na próxima semana. No domingo, milhares de pessoas vão marchar contra as mudanças climáticas e dar seu recado aos 138 Chefes de Estado e Governo que se reunirão em Paris. É a Mobilização Mundial pelo Clima. Junto a Londres e Berlim. São Paulo receberá uma das três maiores manifestações, que sairá da avenida Paulista às 14h com destino ao Ibirapuera, onde Lenine, Arnaldo Antunes e Mariana Aydar se apresentam no Show pelo Clima, sob o comando de Letícia Sabatella.

Precisamos do mundo todo
Organizada por uma coalizão de 115 organizações, a Mobilização Mundial pelo Clima no Brasil conta com desde grandes ONGs como o Greenpeace e a Avaaz até coletivos locais, movimentos de catadores de recicláveis e aldeias indígenas. A mobilização que se concentrará em frente ao MASP neste domingo tem a expectativa de receber mais de 10 mil pessoas. O que deve atrair tanta gente é um tom para lá de positivo. O bloco de carnaval Tarado Ni Você, o Jazz na Kombi e grupos de maracatu já confirmaram presença para tocar ao longo da Marcha. “É a primeira vez que as baterias universitárias, que são adversárias nas competições, vão tocar juntas”, destaca Raquel Rosenberg, da ONG de liderança jovem Engajamundo e uma das mobilizadoras em São Paulo. E já tem até samba-enredo do Clima, como você pode conferir um trecho neste vídeo dos bastidores da mobilização:
“Vamos promover um desfile de soluções”, anuncia Raquel, citando os blocos temáticos da Marcha: Água, Florestas, Mobilidade, Cidades dos Sonhos e até a tragédia do rio Doce ganham representação em alegorias, fantasias e cartazes. O que eles querem é lembrar como a crise climática global afeta a situação local. “O trabalho contra as mudanças climáticas já está acontecendo localmente em várias partes do mundo e agora precisa de um acordo internacional para ganhar escala”, avalia Diego Casaes, coordenador de campanhas da Avaaz e um dos mobilizadores em São Paulo, sobre o significado do documento buscado para a COP-21. Para mostrar a importância das iniciativas locais e aproveitando a Paulista aberta aos domingos, uma série de oficinas antecedem a Marcha.
Vai ter degustação de comida vegana (sem carne ou derivados de origem animal), feira de trocas, jogos de tabuleiro gigante sobre clima, postes solares, confecção de cartazes e até oficinas de mini-cisternas – para enfrentar a crise hídrica – e de compostagem – para transformar seu resíduo orgânico em adubo! Os Bike Anjos também estarão lá para quem quiser aprender a pedalar na cidade. “Com as oficinas também convidamos as pessoas a fazerem parte da solução”, conta Raquel.
Marche por Paris
Por conta dos ataques terroristas da última sexta-feira 13, a maior das marchas foi cancelada pelo governo francês. A insegurança silenciou os 200 mil cidadãos esperados para ir às ruas em Paris. Porém, não faltou criatividade para contornar a situação. A primeira reação dos mobilizadores foi lançar um site onde pessoas de todo o mundo puderam enviar mensagens de solidariedade aos parisienses. As frases foram impressas pela equipe da Avaaz que já estava em Paris e coladas nos muros da cidade. Cidades próximas como Amsterdã e Madri, que ainda não tinham se mobilizado, resolveram organizar marchas por lá e receber os que estariam em Paris. E nesta semana, os organizadores da Marcha Mundial pelo Clima ainda lançaram, em inglês, o “Marche por mim” (http://www.march4me.org/) , um site para conectar quem não poderá marchar em Paris a seus “representantes” – quem vai às marchas em outros lugares do mundo. Outra ideia é imprimir fotos dos “representados” e carregá-las nas manifestações.
No domingo, uma instalação deve cobrir a Place de la République em Paris com sapatos. Enviados por pessoas que gostariam de marchar no dia, eles estarão personalizados para uma autêntica manifestação: com pinturas e mensagens de esperança. Os organizadores já estão recebendo calçados de vários países e até mesmo de artistas, como o cantor britânico Charlie Winston, que já enviou seu par de sapatos.
Para Diego Casaes (Avaaz), o cancelamento da Marcha francesa não só aumentou a relevância das manifestações descentralizadas pelo mundo, como também provocou a participação de mais atores e lugares, mobilizados em solidariedade a Paris. Dos 2037 eventos confirmados até agora para acontecer mundialmente neste domingo, 319 surgiram nas duas últimas semanas. Outras 15 grandes cidades também se juntaram à Mobilização, entre elas Bogotá, Cidade do México, Ottawa, Roma, Seul, Melbourne, Barcelona e Tóquio.
No Brasil, 19 cidades recebem marchas neste domingo, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. No site da Mobilização pelo Clima você encontra os eventos programados para a sua cidade. 

Fonte: ENVOLVERDE
_________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário