quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Orgânicos em alta

Por 18/08/2015   

Dinamarca: paraíso orgânico

     
Escolas, cantinas e hospitais terão até 60% de alimentos de origem orgânica. Foto: OekologiplanDanmark
Escolas, cantinas e hospitais terão até 60% de alimentos de origem orgânica. Foto: OekologiplanDanmark
Por Redação do EcoD – 
A Dinamarca já é o país com maior desenvolvimento e amplitude do comércio de produtos orgânicos, mas se engana quem pensa que vai contentar-se com essa marca. O governo dinamarquês pretende agora adotar uma agricultura totalmente sustentável por meio da transformação de toda sua produção em orgânica.
A meta é duplicar a quantidade atual de terra cultivada organicamente até 2020. Só até o final de 2015 serão investidos mais de 53 milhões de euros para ampliar esse tipo de agricultura sustentável, que dispensa a utilização de agrotóxicos.
O país nórdico, que já tem um histórico de pelo menos 25 anos de leis que protegem o meio ambiente, também planeja estimular uma maior demanda para os produtos de origem comprovadamente orgânica e ambientalmente correta.
De acordo com a meta dinamarquesa, escolas, cantinas e hospitais terão até 60% de alimentos de origem orgânica.
A grade escolar, por sua vez, contará com a inclusão de cursos de nutrição, alimentação saudável e agricultura natural.
Antes do país europeu, o Butão (situado ao Sul da Ásia) já havia anunciado que, a partir de 2020, só permitirá produtos provenientes da agricultura orgânica.

Fonte: ENVOLVERDE
__________________________________________________________

O crescimento da produção e do consumo de orgânicos pelo mundo já se transformou em realidade.

Mais do que o consumo de produtos e alimentos saudáveis, a Dinamarca irá incluir na grade escolar disciplinas de nutrição, alimentação saudável e agricultura natural.

Hoje em um site de jornal da grande mídia, um estudo revela que as crianças e adolescentes no Brasil, cada vez mais, desenvolvem uma compreensão da realidade baseada nas partes , sem conexão  com o todo.
 
Talvez isso ajude a explicar o manicômio a céu aberto que foi a manifestação de domingo e o discurso limitado e fragmentado da maioria das pessoas entrevistadas nas ruas.

Um outro país onde a produção e consumo de alimentos será em breve totalmente de orgânicos é o Butão, que dispensou o PIB, pelo FIB - Felicidade Interna Bruta - como índice para medir a riqueza do país.

Por aqui no Brasil, o incentivo do governo à produção e ao consumo de orgânicos pela população ainda é muito tímido, quase que insignificante.

Na grade escolar, nem pensar em disciplinas que integram o conhecimento, já que prevalece uma educação fragmentada e em partes, na contramão da nova compreensão científica da natureza.

Na velha mídia, o assunto de orgânicos, vez por outra aparece em uma reportagem especial, o que não deve agradar em nada as grandes empresas  anunciantes de alimentos e as empresas do ramo de defensivos, fertilizantes e produtos químicos para combate de pragas.

Em suma , o governo faz pouco nessa área que antes tida como tendência já é uma realidade pelo mundo.

A velha mídia, por outro lado, que tanto gosta de criticar  e dizer que o governo é ineficiente, nada diz , ou diz muito pouco, sobre a realidade dos orgânicos.

Imagine, caro leitor, a velha mídia em campanha direta pela produção e consumo de orgânicos , assim como se comporta por anos na campanha pelo fim da corrupção.

Sonhar não custa nada.

Já imaginou o futebol na globo sendo patrocinado pela Coca-Cola orgânica ?

Impossível, surreal.

E o presunto orgânico da Fátima Bernardes com menos sódio ?

Impensável na TV, no entanto , nas poucas feiras orgânicas que existem pelo país é possível comprar  produtos orgânicos de origem animal.

Sim, caro leitor, orgânicos não são apenas  frutas, legumes , cereais e verduras.
A maioria das pessoas confunde os conceitos de orgânico e vegetarianismo, acreditando, equivocadamente, que orgânicos são produtos de origem vegetal.
Orgânicos são também produtos de origem animal, como carnes, laticínios e até o bom mel.
O que define um orgânico é a maneira , ecológica e saudável, como são cultivados - produtos vegetais - e criados e processados - produtos de origem animal -

Pode-se comprar embutidos (salsichas, salames, linguiças e outros ) orgânicos, onde a criação de animais é livre de hormônios, antibióticos e outras coisas.

A diferença na qualidade do produto, assim como no paladar em comparação com os produtos industriais é significativa e bem melhor e saudável.
 
O caso que mais chama a atenção é a carne de frango orgânico comparada com o frango turbinado industrial.
 
Se o caro leitor consome carne de frango, certamente levará um baita susto ao consumir um frango orgânico, já que o frango, talvez, seja a carne que mais vem sofrendo mutações por conta da escala de produção industrial.
 
O frango turbinado, cheio de hormônios e antibióticos, com o tempo vem se transformando, assim como a carne da ave, cada vez mais insossa, branca e esponjosa.
 
Comparado com a carne de um frango orgânico, o frango industrial parece outra coisa diferente de galinha , o mesmo se aplica para os ovos, onde a gema do frango turbinado está cada vez mais clara e rala.

A CUT, assim como  o MST , promovem com frequência feiras  e exposições por cidades do país onde se pode conhecer e adquirir produtos orgânicos, de origens vegetal e animal.
 
No entanto, nada disso é incentivado e divulgado pela velha mídia, que prefere valorizar o presunto salgado  de Fátima Bernardes e a felicidade  do consumidor ao abrir e consumir uma Coca-Cola.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário