quinta-feira, 2 de julho de 2015

Globo na mira da Justiça

Polícia Federal investiga contratos entre Globo e CBF

Empresas de mídia são suspeitas de pagarem propina no escândalo da Fifa

Relação entre Globo e CBF está na mira da PFRicardo Moraes/Reuters
A Rede Globo está sendo investigada no esquema de pagamento de propinas que enfraqueceu as estruturas do futebol mundial e levou para a prisão sete dirigentes ligados à Fifa. Foi o que informou o colunista Ricardo Feltrin, do Grupo Folha, nesta quinta-feira (2). Como parte da colaboração da PF com as investigações do FBI relacionadas ao escândalo de corrupção, o contrato televisivo entre a Globo e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está sendo analisado por agentes federais.
De acordo com informações levantadas pelo colunista, a Polícia Federal quer entender como funcionou a relação entre a gestão do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o Departamento de Esportes da Globo. Na TV aberta, a emissora carioca detém o monopólio de transmissão dos principais torneios de futebol há quase 40 anos.
Em 2011, contudo, a Rede Globo esteve perto de perder os direitos televisivos do Campeonato Brasileiro. Na ocasião o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), ao concluir que o modelo implantado nas negociações favorecia a TV Globo, determinou ao Clube dos 13 que uma licitação fosse aberta para definir quem teria direito à transmissão dos jogos.
A ordem, no entanto, serviu de estopim para a implosão do Clube dos 13, comandada pelo então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, e os clubes passaram a negociar individualmente acordos com a emissora do Rio de Janeiro. Estima-se que assim a Globo teve de gastar quase R$ 1 bilhão a mais do que teria desembolsado no modelo anterior. 
Fonte: R7
____________________________________________________________

Marin assa a batata da Globo

Quem compra as “transmissões televisivas” na Globo” ?

 Saiu no Globoesporte.com:

Departamento Federal de Justiça suíço revelou que solicitações foram formalizadas na quarta. Acusados foram detidos em maio sob suspeita de corrupção e outros crimes
O Departamento Federal de Justiça da Suíça informou que os Estados Unidos pediram a extradição dos sete executivos da Fifa que estão presos em Zurique, entre eles José Maria Marin, ex-presidente da CBF. A informação foi divulgada na edição desta quinta-feira do jornal “The Guardian”.

De acordo com o site do periódico britânico, o FOJ (sigla em inglês) revelou que a formalização dos pedidos aconteceu na quarta, e os advogados terão agora 14 dias para responder ao pedido, que poderá ser prorrogado caso “haja razões suficientes”, segundo comunicado do Departamento.

O esperado é que o FOJ dê sua decisão no prazo de “algumas semanas”, após o posicionamento dos defensores dos acusados de corrupção e outros crimes. Caso decidido, o processo de extradição, no entanto, poderá se estender em face das possibilidades de contestação, tanto no Tribunal Criminal Federal quanto no Supremo Tribunal Federal.

(…)


PF investiga “transmissões televisivas” da Globo

Como é a PF do zé … não deve dar em nada ! – PHA
 Saiu no jornal O Tempo:


Segundo colunista do portal “Uol”, a PF pretende entender a relação entre a gestão do ex-presidente da entidade Ricardo Teixeira, e o Departamento de Esportes da emissora

A Polícia Federal está investigando a relação de acordo entre a CBF, gestora do futebol nacional, e a Rede Globo, emissora oficial de transmissão de jogos dos principais campeonatos no país. Os contratos firmados entre as entidades fazem parte do “pacote” de documentos que está sendo analisado pelos agentes da PF. A informação é do colunista Ricardo Feltrin, do portal “Uol”.

Segundo o site, os contratos firmados durante a gestão de Ricardo Teixeira estão passando por uma avaliação minuciosa dos agentes federais para saber se há irregularidades. Essa é uma ação de colaboração com o FBI, que investiga os escândalos de corrupção entre cartolas do futebol mundial, incluindo membros da Fifa e da CBF.

Procuradas pelo “Uol”, a PF não quis comentar oficialmente o assunto e a Rede Globo negou conhecer qualquer investigação. A CBF, porém, afirmou que o relacionamento com a emissora é um “case de sucesso” e se colocou à disposição para prestar esclarecimentos.

Fonte: CONVERSA AFIADA
______________________________________________________
Clássico garantido
Apesar do bloqueio das contas da Klefer, empresa que organiza, ao lado da Full Play e a Pitch International, o Superclássico das Américas, o empresário Kleber Leite garante que o jogo entre Brasil e Argentina irá ocorrer em setembro, nos Estados Unidos. A data prevista é o dia 5, em San Francisco, na Califórnia. A data Fifa prevê outro jogo no dia 8.

Operação mantida
Kleber Leite acrescenta que não pretende afastar a Full Play da operação do jogo, mesmo que os cabeças da companhia, os argentinos Hugo e Mariano Jenkins estejam em prisão domiciliar. Em relação aos problemas da própria Klefer, suspeita de repassar propina a José Maria Marin, o brasileiro diz: “Aqui não é Uganda. Existe um processo democrático”, argumenta o empresário.

“O tempo será aliado”
Kléber Leite, empresário e ex-presidente do Flamengo, sobre a Justiça ter ordenado o bloqueio de seus bens por suposta participação de sua empresa no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro da Fifa.

Fonte: LANCE
__________________________________________________________

Hoje a imprensa noticiou que  a Justiça teria pedido o bloqueio dos bens do empresário Kléber Leite, que atua no meio esportivo com uma empresa  que presta serviços similares a Traffic, do empresário J. Hawilla, réu confesso citado no esquema  abaixo da FIFA.

Cada vez mais as investigações se aproximam da TV Globo, certamente envolvida em todas as sujeiras e armações  que brotam no mundo do futebol, local e mundial.




     Fonte: R7









Nenhum comentário:

Postar um comentário