terça-feira, 14 de julho de 2015

A massa que a TV globo organiza, não passa pelos projetos de futuro que as massas do mundo desejam.

A quem serve a volta dos “blackblocs”?

13 de julho de 2015 | 22:57 Autor: Fernando Brito
blackbloc
Eles foram trazidos no limbo onde submergiram desde o “não vai ter Copa”, há dois anos.
Não existiam mais, mas reapareceram na pacífica – até suas provocações se iniciarem – passeata contra a redução da maioridade penal, hoje, na Avenida Paulista.
Viraram uma cabine da PM e fizeram algumas depredações.
Será que desta vez ainda vão iludir aos tolos que podem ver algo de libertário em quem entra nos movimentos para produzir contra eles antipatia e rejeição pelos atos de agressão que promovem?
Movimentos “espontâneos”, uma ova.
Ou vamos esquecer que essa turma despertou a onda de selvageria que marca a política brasileira hoje?
Quem se enfraqueceu, depois deles, a direita que dizem odiar ou a esquerda que lhes foi tolerante e os tratou com uma ingênua e estúpida simpatia ou tolerância?
Muita gente bem intencionada, àquela época, deixou esta turma se criar, quando deveriam ter sido postos a correr como agentes provocadores que são.
“Esquerda” sem base social e de porrete na mão para tomar a frente de movimentos políticos legítimos dá nisso, no que deu de prejuízo às causas legítimas o desempenho desta gente.
Aquela “voz das ruas” só deu eco aos piores tipos de fascistas provocadores que pululam hoje na política brasileira.
Os Batman viraram cabos eleitorais dos Bolsonaros, é bom lembrar.
Tomara que, desta vez, menos gente se iluda e seja condescendente com esta turma.
A volta dos “blackblocs” não veio do nada.
Veio para servir aos interesses de quem quer conflito e quebra da ordem democrática.
Fonte: TIJOLAÇO
____________________________________________________
 

Respondendo a pergunta do texto acima de TIJOLAÇO, diria que os blackblocs servem à direita, servem à esquerda e , também, à nenhum dos dois lados.

Em um mundo atual, onde a opressão vem se tronando uma regra através de uma ditadura econômica, as primeiras vozes de descontentamento vem dos jovens.

Foi assim no referendo recente  da Grécia, onde o NÃO venceu basicamente pelo apoio dos jovens daquele país, que, corretamente, não enxergam um futuro tranquilo e próspero no modelo  de mundo atual.

A democracia atual não existe, já que os mercados e corporações ditam as regras e sequestram países, como desejam fazer agora com o acordo da Grécia com a União Européia.

Nessa ditadura mundial, onde a democracia é apenas um verniz, o voto pouco altera as regras gerais e o os Poderes são submissos ao capital, muitos, pelo mundo, entenderam que outras formas de protagonismo político são necessárias para para salvar o futuro.

A ação black bloc é um desses protagonismos e pode ser interessante se bem organizada.

No caso do Brasil, a ação black bloc  foi sequestrada pela direita, que manipula os atos do grupo como sendo manifestações únicas contra o governo federal.

Nos anos da década de 1960 e 1970, muitas pessoas lutaram contra um regime opressor instalado no Brasil, e não foi uma luta usando o voto e a cordialidade.

O regime opressor atual, talvez até pior do que aquele dos anos citados acima, não pode ser combatido apenas com o voto ou com passeatas.

Assim sendo, reproduzo, abaixo, postagem do PAPIRO, do ano de 2013, por ocasião das manifestações de rua.


Hoje, domingo 23.06.13, o jornal o globo destaca em  manchete de primeira página o seguinte:
" Juventude Desiludida"

De fato, globo acertou na manchete.

A juventude  em todo o mundo está desiludida e essa onda chegou aqui no Brasil.

Na Europa, nos EUA, nos países árabes, a juventude nas ruas demonstrou sua insatisfação.
Insatisfação com o que, especificamente ?

Em comum , independente se no Brasil, nos EUA, na Europa, na África e até mesmo na estação espacial em órbita da terra, todos os jovens estão desiludidos com a maneira de fazer política dos políticos atuais, com a destruição da natureza, com a falta de perspectiva no futuro, com a privatização de todos os serviços que transformam a vida em uma mercadoria, com o modelo político econômico hegemônico mundial, com o poder econômico representado pelas grandes corporações que orbitam  os governos e até mesmo dirigem os países  e em  essência são a  fonte da roubalheira e da corrupção em todos os cantos, com a democracia representativa que poucas possibilidades oferece para a participação direta do cidadão nas questões de interesse coletivo, etc..

Todas essas insatisfações, em maior ou menor grau dependendo do país ou região do planeta, estão presentes em todas as grandes manifestações pelo mundo.

O maio de 68 pós- moderno, como se refere o globo hoje em um de seus artigos, começou com o colapso do sistema mundo atual com a grave crise financeira de 2008 que continua nos dias atuais ceifando vidas em todos os continentes.

Os jovens nas ruas em todos os países mandam uma mensagem bem clara de rejeição ao mundo atual, claro, com as especificidades de cada país.

O jornal o globo, assim como toda a velha e ultrapassada mídia brasileira e mundial ,é defensor incondicional do sistema mundo atual, com seu modelo político corrupto ( que favorece grandes corporações com as de mídia, por exemplo) .

Assim sendo, o globo finge estar ao lado dos manifestantes com a intenção clara de redirecionar as manifestações.

Ao fazê-lo, o globo e toda a  velha mídia brasileira e mundial desejam o  oposto daquilo que os manifestantes reivindicam.

Para as grandes e ultrapassadas corporações de mídia o avanço da democracia, como desejam os manifestantes, é intolerável.

A mudança do modelo político econômico só é desejável para essas corporações se esse modelo aprofundar o ideário ortodoxo do neoliberalismo, ou seja, produzir mais e mais privatizações de todo o patrimônio do povo , como desejam com os recursos do pré-sal, com a saúde pública e com a educação.

A corrupção e a roubalheira, tão alardeada pela velha mídia como problemas graves do país, é fonte de enriquecimento e maior acumulação por parte das grandes corporações e de políticos em uma simbiose com  um fazer político eclipsado do povo.

A corrupção existe porque existem corruptores e corruptos, em uma ambiente onde a prática possa acontecer livremente.

Cabe lembrar que os grande ladrões corruptos  são protegidos pela velha mídia e enaltecidos como grandes inteligências , e ainda , quando acusados de seus crimes, são favorecidos com habeas corpus velozes produzidos por membros da suprema corte, o que nos leva a crer que o judiciário não é imaculado como se apresenta diante das generosas câmeras de tv  quando por ocasião de espetáculos jurídicos.

Possíveis salvadores da pátria togados se alimentam ,  e muito da corrupção, apesar das aparências.

O Poder hegemônico mundial, tanto o  econômico como o político, atua para conter todo e qualquer avanço da democracia e das liberdades e direitos do cidadão .

Isso pode ser visto, provado e comprovado nos países que buscam caminhos alternativos na política, na economia e na liberdade dos povos.
 
Falo dos países da América  Latina, laboratório progressista e de vanguarda do mundo decadente atual.

Assim sendo é de suma importância não se deixar confundir com as manifestações legítimas do povo ( que a velha mídia não apoia)  com as manifestações  que visam conter os avanços na América Latina, apesar das aparências.

A massa que a tv globo organiza, não passa pelo futuro que as massas do mundo desejam.
Os jovens do Brasil  estão desiludidos e assim como os jovens de todo o mundo gritam que desejam um outro mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário