quarta-feira, 3 de junho de 2015

Bem, amigos

Como fica a Globo se Ricardo Teixeira falar numa delação premiada? 
Por Paulo Nogueira. Postado em 02 jun 2015

Um homem com muitas histórias

Sem Blatter, que enfim se rendeu à realidade e renunciou, a Fifa pode enfim passar por um processo de desintoxicação.

E a CBF?

O equivalente a Blatter, no futebol brasileiro, é a Globo.

Enquanto a Globo estiver metida no futebol brasileiro, nada vai acontecer.

O espírito da Globo é o que todos conhecemos: predador. Na relação entre a Globo e o futebol brasileiro, a Globo ganhou extraordinariamente e o futebol brasileiro se reduziu à miséria.

Alguma coisa, obviamente, não funcionou na sociedade. Quer dizer, funcionou apenas para a Globo.

A Globo tem que sair do futebol brasileiro, como Blatter saiu da Fifa.

Mas vai sair?

É difícil, dado o poder na Globo. Mas também era difícil imaginar Blatter fora da Fifa, mesmo depois da eclosão do escândalo.

Há um caminho que pode levar a uma faxina real na CBF, e ele passa por Ricardo Teixeira.

Se a PF e a justiça realmente apertarem Teixeira, os desdobramentos podem ser interessantes.

Imagine que seja oferecida a ele a delação premiada.

Que histórias ele não tem a contar dos anos, muitos anos, de parceria entre a CBF, a Globo – e a Fifa.

A Globo, nos anos de influência de Teixeira (e do antigo sogro Havelange) na Fifa, sistematicamente ganhou os direitos de transmitir a Copa para o Brasil.

Bizarrices ocorreram.

A Globo levou as Copas de 2010 e 2014 por 220 milhões de dólares, pagos à Fifa, 100 milhões pela primeira e 120 pela segunda. A Record foi preterida com uma oferta de 360 milhões de dólares.

Para a Copa de 2014, a Globo colocou no mercado oito cotas de patrocínio, cada uma delas por 180 milhões de reais.

Como o dólar estava em dois reais, isso significava 90 milhões de dólares por cota.

Isso dá um total de 720 milhões de dólares. A Globo não é de dar descontos, e então o faturamento deve ter sido aquele mesmo.

Qual o gasto para cobrir? O maior mesmo é a compra dos direitos. Sequer imagens a Globo teve que gerar, pelo contrato.

Suponhamos, com boa vontade, que a Globo tenha gastado 50 milhões de dólares para armar a cobertura da Copa.

Você gasta 120 mais 50. O total é 170. E fatura 720.

Existe negócio melhor?

É assim que os Marinhos se tornaram a família mais rica do Brasil.

Ricardo Teixeira e João Havelange tinham força, no passado, para influenciar nas decisões da Fifa.

O que a Globo não teria feito para manter a Copa em casa?

Fora o dinheiro, há um ganho imenso de audiência e de prestígio na transmissão de uma Copa, coisas que se transformam em mais negócios lucrativos.

O difícil, no Brasil como conhecemos, é acreditar que Ricardo Teixeira vai ser cobrado pela polícia e pela justiça como Marin será nos Estados Unidos.

Mas se for, e se ele falar numa delação premiada, a CBF vai ser desinfetada, como a Fifa pós-Blatter

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
________________________________________________
O Governo vai comprar o Brasileirão ?
A Cristina K comprou !
O Governo – EBC/NBR – deveria tapar o nariz, visitar o prédio José Maria Marin(ho) da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio, e fazer uma proposta que o Del Nero não pode recusar.
Comprar os direitos de transmissão do Brasileirão, que a Globo, o Marcelo Campos Pinto e a CBF transformaram em Brasileirinho, essa vergonha que não merece a terceira divisão da liga inglesa.

Por que não ?

Dividir os direitos com a Globo.

E vai sair caro ?

Não precisa.

Agora, sem a intermediação do J. Hawilla – veja como funciona a roubalheira na entrevista imperdível do Azenha – fica muito mais barato.

E, mais a mais, a Globo já estabeleceu o princípio: mesmo com uma proposta inferior você pode receber os direitos de transmissão !

É uma jabuticaba brasileira, globalíssima !

Oferece menos e leva o produto !

Há precedentes ?

Claro.

Sempre da Argentina !

A Cristina K comprou os direitos de transmitir o Argentinão, em que se pratica um futebol muito melhor: River 3 x 0 Cruzeiro…

Comprou do Grondona, esse cartola exemplar, da turma do Havelange, Teixeira e Del Nero.

Pena que já tenha passado dessa para melhor.

A Cristina K passou a exibir na emissora pública, cedeu a imagem a quem quisesse retransmitir e fez com que os jogos passassem num horário decente para o trabalhador argentino.

Para que tivessem tempo de assistir ao jogo e ir dormir cedo para trabalhar no dia seguinte.

Porque no horário do Marcelo Campos Pinto, só quem pode ir ao jogo que começa às 22:00 é um coxinha como ele…

Mas, amigo navegante, sabe como é: qualquer comparação com a Argentina só nos envergonha  

Paulo Henrique Amorim

Fonte: CONVERSA AFIADA
__________________________________________________

Escândalos na Fifa-CBF: Cadê a Globo?

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Joseph Blatter caiu. Não foi para preservar a Fifa ou o futebol, obviamente. Foi porque o braço direito dele, Jérôme Valcke — aquele que pretendia dar um pontapé no traseiro dos brasileiros — se viu enredado na investigação do FBI, como suposto remetente de uma propina de U$ 10 milhões disfarçada de projeto benemerente.

Blatter e o brasileiro João Havelange, flagrado no propinoduto da ISL para garantir à empresa exclusividade nos direitos de transmissão e marketing da Copa, são farinha do mesmo saco.

Ambos foram “depositados” na Fifa pelo dono da Adidas, Horst Dassler, que inventou a ISL e praticamente o marketing esportivo ao perceber que poderia promover eventos para grandes audiências na televisão ao mesmo tempo bombando sua marca.

Quando Havelange presidia a Fifa, Blatter era o secretário-geral. Embora recentemente, provavelmente orientado por alguma assessoria de imagem, tenha se dedicado à “transparência”, Blatter atuou eficazmente nestes anos todos para encobrir os malfeitos da cartolagem, como descrevemos minuciosamente em O Lado Sujo do Futebol.

Exemplo? Quando o promotor suiço Thomas Hildbrand pegou Havelange e seu ex-genro Ricardo Teixeira com a boca na botija, a FIFA fez tudo o que estava ao seu alcance institucional para livrar os cartolas brasileiros, chegando ao cúmulo de dizer que as propinas na verdade eram comissões perfeitamente legais. Tentou bloquear na Justiça a divulgação do devastador relatório do promotor que trouxe as propinas à luz, na casa dos milhões e milhões de dólares.

Hildbrand, a certa altura de seu relatório, diz que o papel de Teixeira era preservar o status quo no que se refere aos contratos. Como sabemos, no Brasil FIFA e CBF (Havelange e Teixeira) ajudavam a ISL, que vendia os direitos de transmissão à Globo, que nunca foi incomodada pela concorrência.

Como descrevemos na página 273 de nosso livro, na disputa pelas Copas de 2002 e 2006 a ISL enfrentou pela primeira vez a competição da empresa norte-americana IMG, do lendário golfista Arnold Palmer. Ele fez uma oferta muito maior e prometeu aumentar o valor — de U$ 1 bilhão — caso houvesse leilão. As duas propostas foram a votação no Comitê Executivo da FIFA: a ISL teve 9 votos a 6, com três abstenções e duas ausências.

Isso foi antes de se descobrir o imenso propinoduto da ISL, que irrigou inclusive as empresas de fachada de Ricardo Teixeira e João Havelange, Sanud e Renford.

E o que Palmer, afinal, tem a ver com Fábio Koff, o ex-presidente do Clube dos 13? Muito.

Koff, à frente da entidade, tentou promover no Brasil uma concorrência pública para vender os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

Em 2011, a RedeTV! venceu a concorrência com uma proposta de R$ 1.548.000,00 por três temporadas. Uma proposta que seria bem superior ao que a Globo vinha pagando. Como narramos detalhadamente em nosso livro, por conta disso Ricardo Teixeira se mexeu nos bastidores para destruir o Clube dos 13, o que efetivamente conseguiu. Em consequência, a Globo passou a negociar diretamente com os clubes. Teve de pagar mais do que pagava anteriormente, mas não correu o risco de perder os direitos.

Para quem despreza a RedeTV!, um lembrete: nos Estados Unidos, a Fox de Rupert Murdoch estabeleceu-se como rede nacional de TV, competindo com ABC, CBS e NBC, ao comprar por uma quantia estratosférica os direitos de transmissão do futebol americano.

Meu ponto: o esporte em geral — no Brasil, o futebol em particular — garante uma retorno econômico extraordinário a qualquer emissora.

Porém, aqui praticamos o capitalismo à brasileira: a Globo, campeã do discurso sobre o livre mercado, sufoca a competição nos bastidores.

A pergunta que está na boca dos internautas: foi de graça?

Um deles, cujo nome decidimos manter no anonimato, nos escreveu:

*****

Na Estrada do Mata Porcos, bairro de Correas, em Petrópolis, a família Marinho, mantém um sítio desde a década de 1950. O local foi transformado em um condomínio de luxo que só é possível acessar depois de se identificar na portaria. Um lugar idílico de poucas e refinadas Mansões.

Entre os vizinhos há nomes como Ricardo Teixeira, Kleber Leite e empreiteiros investigados pela Operação Lava-Jato que construíram estádios de futebol para a Copa do Mundo. Há também barões da Stock Car, sendo que um deles a filha á atriz global e namora um famoso jogador de futebol.

O mais interessante é que a família Marinho comprou algumas casas no local e as mantêm vazias, pois não gostam de vizinhos por perto. Será por medo dos vizinhos ou será por causa das testemunhas?

Aguinaldo Silva fez questão de fazer o homem de preto mergulhar em uma piscina de euros na novela Império tendo como cenário a cidade de Petrópolis. Será que não foi uma forma velada de falar de uma empresa lá nas Ilhas Virgens Britânicas?

Nada como uma passada pelo registro de imóveis para mostrar porque uma empresa que paga menos tem o direito de transmitir partidas de futebol, ao invés de quem paga mais. Afinal, por que brigar com os vizinhos por tão pouca coisa?


*****

Notem que o internauta quer saber porque uma empresa que paga menos tem o direito de transmitir partidas de futebol, ao invés de quem paga mais. No caso da ISL, que atropelou Palmer, já sabemos.

Mas, e aqui? Que milagre brasileiro é este?

Não seria o caso do senador Romário convocar o ex-presidente do Clube dos 13 para depor na CPI da CBF?

PS do Viomundo: Dois dos autores do livro O Lado Sujo do Futebol, Leandro Cipoloni e Tony Chastinet, decidiram preparar um dossiê de documentos para encaminhar ao FBI. Vai que eles se interessam em traduzir a papelada do português!

Fonte: Blog do Miro
_________________________________________________________


O FIFALÃO ainda vai render muito.

Isso é assunto para um campeonato com 20 clubes, em turno e returno, por pontos corridos.

Uma procissão de novas denúncias e outras já bem conhecidas.

O vazamento de esgoto do futebol respinga no Brasil e, independente de apurações estrangeiras por aqui, as autoridades locais emitem sinais de movimento , na direção de apurar as estranhas transações envolvendo CBF, empresas de marqueting esportivo e claro, a Rede Globo, eterna detentora exclusiva dos direitos de transmissão das principais competições.

Naturalmente, exemplos de outras praças onde o futebol máfia foi derrotado serão apresentados, assim como novas formas de organização das competições , de democratização das transmissões e de transparência dos contratos.

Em abril deste ano, precisamente no dia 22, quando o FIFALÃO entrava em quarentena para a grande aparição , o PAPIRO publicou e comentou artigo do LANCE.

Leia a seguir:



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Futebol brasileiro ameaçado

CBF fatura mais com patrocínio do que os 11 maiores clubes do país juntos
por Fábio Suzuki em 22.abr.2015 às 6:48h

Receita com patrocínio da CBF aumentou 452% desde 2007, ano em que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa-2014.
Após faturar R$ 359 milhões com patrocínios em 2014, alta de 29% sobre o ano anterior, a CBF superou a soma da arrecadação dos 11 maiores clubes que estão na elite do futebol brasileiro. Flamengo, que atingiu R$ 80 milhões, e Corinthians, com R$ 64 milhões, são os clubes que mais faturaram no segmento no ano passado. Enquanto clubes têm dificuldades em estampar uma marca na camisa, a CBF elevou  em 452% sua receita com patrocínio desde 2007, ano que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa-2014. Atualmente, a entidade conta com 13 empresas patrocinadoras: Nike, Ambev, Itaú, Vivo, Sadia, Chevrolet, Gol, Gillette, Samsung, MasterCard, Englishtown, Seguros Unimed e Michelin.

Inversão dos valores
Os dados são do levantamento realizado pelo consultor de marketing e gestão esportiva, Amir Somoggi, cujos dados completos do estudo serão publicados nos próximos dias pelo LANCE!. “Está claro que o dinheiro da CBF tem que estar nos clubes”, diz Somoggi, que cita como comparação a Europa, onde ocorre o inverso. Na Espanha, por exemplo, Real Madrid e Barcelona faturam, respectivamente, R$ 686 milhões e R$ 573 milhões, enquanto que a Federação local ficou com R$ 113 milhões.
  
Fonte: LANCE


Imagine, caro leitor, o poste fazendo xixi no cachorro.

Imaginou?

Pois então, é o que acontece no futebol brasileiro com a CBF e os clubes.

Além disso, a televisão, no caso Globo, também tem um faturamento lá nas alturas, comparado com os clubes.

Tanto CBF como Globo são contrários a criação de uma liga de clubes,  e o embrião de uma liga nacional de clubes, o Clube dos 13, foi implodido com a ajuda de Globo.

CBF, federações estaduais e Rede Globo estão acabando com o futebol , um patrimônio do povo brasileiro.



Bem, amigos.

Hoje , através da postagem acima do DCM, sabemos que a TV Globo na Copa de 2014 investiu  170 milhões e embolsou 720 milhões.


Cinicamente a emissora ainda incentivou e apoiou os protestos do  #NÃOVAITERCOPA#, já que os tumultos de rua eram interessantes para desestabilizar o governo federal bem sucedido do PT.


Esquizofrênica e bipolar ?


Não , oportunista e golpista.


Saindo da copa do mundo e voltando para as competições nacionais, o futebol na Globo às 16 horas dos domingos e às 22 horas das quartas--férias, já recebia críticas de João  Saldanha, que faleceu em 1990.


São mais ou menos três décadas em que Globo domina o futebol brasileiro em conjunto com seus comparsas das Federações estaduais , da CBF, e de atravessadores  que de forma chique são chamados de empresas de marqueting esportivo.


Como em torno de 30 anos tudo se modifica, Globo é a bola da vez, pelo menos no futebol.


Uma oportunidade extraordinária de se passar a estrutura do futebol brasileiro a limpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário