quinta-feira, 7 de maio de 2015

Reflexões sobre o histerismo metálico sonoro

O pobre está mais perto, peguem as panelas

É o pavor da aproximação do pobre.

O Conversa Afiada reproduz artigo enviado pelo amigo navegante Walter Ferreira ao e-mail georgia@conversaafiada.com.br:

O POBRE ESTÁ MAIS PERTO, PEGUEM AS PANELAS

Segundo a psiquiatria, peniafobia é o medo da pobreza. E sendo a maioria das fobias o medo de ser aquilo do qual se tem medo, peniafobia é o medo inconsciente da pobreza por aquele que tem medo de ser/ficar pobre.

Quando a classe média brasileira (parte dela) vai para as varandas de seus apartamentos em bairros ricos de Rio e São Paulo fazer panelaço é porque demonstra o pavor que está sentindo da aproximação do pobre. O pobre está mais perto. O pobre está frequentando o mesmo aeroporto, a mesma loja, o mesmo ambiente… São estranhos. Têm maneiras diferentes. E se aproximam cada vez mais. A sensação é a de estar tendo pesadelos com o filme “A volta dos mortos-vivos”.

Vivemos um momento de início do fim do nosso apartheid social no Brasil? Os governos de Lula e Dilma incomodam tanto a classe média alta (parte dela) por reestruturarem o antigo modelo social de castas no Brasil? O pobre está mais perto? A classe média alta (parte dela) está respondendo de suas varandas chiques. E está dizendo que sim.

Claro que, rico protestando de varanda com panela na mão é caricato, ridículo, engraçado. O protesto do panelaço é esvaziado de efetividade, esvaziado de debate político. Só chama a atenção da sempre golpista Globo, de mais ninguém. Esse panelaço é ilegítimo porque é mero esperneio, chororô de eleitor de candidato derrotado democraticamente nas urnas. O povão do Brasil profundo nem está ligando para os ricos incomodados. O povão do Brasil profundo está em paz. Tem uma natureza de paz. E anti-golpista.

A desigualdade faz o glamour daqueles que se acham. Sofrem por anteverem um futuro onde haja mais igualdade social, econômica. Apelam porque sofrem. E me convencem de que, se estão incomodados é porque Lula e Dilma fazem governos populares, voltados para o povo. Fazem esse pobre se aproximar.

Se a elite está tão insatisfeita assim, me dá a certeza de que votei certo.


Fonte:  CONVERSA AFIADA
_______________________________________________________


São os doze anos de governos populares e democráticos do PT que, com doses homeopáticas de políticas sociais bem sucedidas contra a desigualdade social, produziram um despertar repentino nas elites e parcela da classe média que compactuam da crença  que quanto maior a desigualdade social do país, maiores são a importância e a relevância das pessoas que estão economicamente  acima da maioria, mesmo que estes que estejam  acima sejam uns borra botas analfabetos.

É o que está acontecendo com a elite e parcela da classe média , já que seus símbolos de suposta superioridade estão, cada vez mais, disponíveis para a maioria da população brasileira.

Assim sendo,  o quadro patológico dos paneleiros não necessariamente está associado a uma epidemia de peniafobia e , sim, a um choque de realidade, já que os paneleiros ,em tempos passados , se auto valorizaram de forma equivocada.

Para a velha mídia do capital, o que importa é o barulho das panelas, como se pode constatar através do malabarismo de linguagem presente nos textos dos principais e mais renomados colunistas, alguns até mesmo ostentando títulos de imortalidade por conta de  suas obras. 
E que obras, caro leitor, que obras.

Caso as elites e a parcela da classe média que proporcionam cenas de pânico e histerismo metálico sonoro queiram manter seus status de importância e superioridade ,ou resolvam estudar para adquirir cultura e conhecimento, ou inscrevam-se na Meca da mediocridade  da visibilidade remunerada - mundialmente conhecida como Big Brother Brasil da Globo.

No caso de aquisição de cultura e conhecimento , cabe ressaltar que os resultados não são imediatos, no entanto são os mais sólidos e inabaláveis em qualquer contexto social e político de qualquer país, independente de seu sistema de crenças e valores. 
O tempo, enquanto revelador, dirá o quão importante tem sido tal investimento, assim como os frutos eternamente disponíveis para se colher. 
Cabe lembrar que o conhecimento é o único e verdadeiro poder , ao qual não se deve temer perdas ou mesmo ladrões.

Caso as elites queiram uma importância  pessoal maior , mais rápida e imediata, ou um plus de importância como gostam de dizer, os programas de televisão da mídia do capital oferecem possibilidades imediatas, seja como debatedor de futilidades, seja como entrevistado principal em programas de entrevistas onde somente o entrevistador fala - o que é ótimo para as elites pois evita desconfortos - ou ainda nos reality shows, seja na cozinha , na fazenda , ou em meio a uma putaria pós moderna urbana. 
O resultado  garante uma importância imediata de grande visibilidade, com direito a entrevistas com Ana Maria Braga,  Faustão e Luciano Huck.

Nenhum comentário:

Postar um comentário