quinta-feira, 28 de maio de 2015

Imprensa carioca explode em São Conrado





Morre alemão morador do apartamento que 

explodiu em São Conrado, no Rio


O alemão morador do apartamento que explodiu, no dia 18 de maio, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, morreu na madrugada desta quinta-feira (28), no Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste, onde estava internado.
Markus Muller, de 51 anos, teria tido uma piora no quadro respiratório. Os médicos tentaram reanimá-lo, porém, ele não resistiu e morreu por volta da 1h. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde. 
A vítima estava com 50% do corpo queimado devido à explosão. O impacto foi tão forte que diversos apartamentos do condomínio e de prédios vizinhos ficaram danificados.
Na tarde desta quarta-feira (27), o Instituto de Criminalística Carlos Éboli informou que a explosão foi causada por uma má instalação na peça conhecida como rabicho, no gás da cozinha. Este rabicho é um cano de ferro que faz a ligação da tubulação de gás, que fica na parede do prédio, com o aparelho.
Segundo o diretor do Instituto, Sérgio William, a conclusão é de que a explosão foi um acidente. Azulejos haviam sido posicionados sobre azulejos, aumentando a profundidade da peça de recepção e impedindo a fixação do rabicho. Além disso, foi constatado que estas reformas e a instalação do equipamento era recente e o uso do interruptor levou à explosão.
A investigação do acidente está sendo realizada pela 15ª DP (Gávea).
Fonte: MANCHETE ON LINE
_______________________________________________________________


O caso da explosão no apartamento do alemão no bairro chique de São Conrado, no Rio de Janeiro, continua repercutindo na velha mídia.

A explosão resultou na evacuação do prédio, o que gerou , por poucos dias, um grupo de desalojados de luxo.

Desta forma, o tratamento midiático não segue os mesmos procedimentos quando os desalojados são pessoas que moram nos morros , em favelas.

Logo que se tomou conhecimento da forte explosão , assim como os desdobramentos para os vizinhos do condomínio, teve início na velha mídia  um repertório de motivos para a causa do acidente.

A primeira hipótese que toda a velha mídia adotou, independente da veracidade dos fatos, foi que teria acontecido uma explosão de gás, acumulado no imóvel fruto de algum vazamento.

Especialistas imediatamente ocuparam as telas de TV nos telejornais locais para explicar sobre os cuidados com instalações de equipamentos que utilizam gás, como fogões e aquecedores.

Passados as primeiras vinte e quatro horas, a velha mídia não se deu por satisfeita e lançou uma segunda versão sobre a causa do acidente.

Depois de descobrir, através de vizinhos da vítima, que o alemão morava sozinho no apartamento, a velha mídia, em coro, apresentou como causa do acidente o fato de que o alemão seria boiola e teria recebido uma visita de garoto de programa, que ao tentar aplicar o golpe do boa noite Cinderela não foi bem sucedido , o que gerou uma briga entre os dois e uma tentativa, por parte da visita, de explodir o imóvel e matar o alemão.

A versão ganhou corpo no noticiário, como verdade definitiva,  até que o porteiro do condomínio afirmou que o alemão chegou sozinho no prédio e ninguém , que tivesse passado pela portaria, se dirigiu para seu apartamento.

Como o conflito boiola não deu em nada,a velha mídia se dirigiu em peso para o hospital, onde o alemão estava internado entre a vida e a morte. 

Ouviram dos médicos que cuidavam da vítima, que logo depois de dar entrada no hospital e receber medicamentos, o alemão dizia que teria sido atacado e demonstrava não coordenar corretamente seu pensamento e suas palavras.

Surgia, então, a terceira hipótese, ou verdade definitiva, para a explosão.

Segundo a velha mídia o alemão no hospital, de acordo com relato dos médicos, demonstrava estar em surto psicótico.
  
Tais informações foram suficientes para que a imprensa apresentasse a hipótese, ou verdade absoluta, de que o alemão teria provocado a explosão  no apartamento para cometer suicídio.

Ora, uma pessoa com mais de 50% do corpo queimado, sofrendo fortes dores , e recebendo altas doses de medicamentos para aliviar a dor, normalmente não coordena bem os pensamentos e as palavras, e surtos psicóticos acontecem com frequência em pacientes com o quadro apresentado pelo alemão e relatado pelos médicos. 

No entanto, a velha mídia linkou direto o surto psicótico  do estado gravíssimo da vítima com a tentativa de suicídio como sendo a causa para a explosão no apartamento.

Nessa história toda até chegar na tentativa de suicídio, já tinham se passados alguns dias da explosão e a polícia trabalhava coletando dados e informações que pudessem esclarecer as causas da explosão
.
As hipóteses boa noite Cinderela , briga e suicídio, foram descartadas pela polícia, já que as imagens das câmeras de segurança  não mostraram nenhuma pessoa , que passasse pela portaria, se dirigindo para o apartamento do alemão. 

Tais hipóteses só seriam possíveis se a pessoa que supostamente entrou no apartamento do alemão fosse um morador do prédio, algo que a velha mídia não considerou, uma vez que o condomínio é de luxo e não de favelado.

Os dias  foram  se passando e os trabalhos da perícia indicam que a explosão se deu por conta do acúmulo de gás no imóvel, restando saber o que teria motivado tal acúmulo, obviamente, excluídas as verdades midiáticas de assalto ao imóvel, boa noite Cinderela, e saúde mental debilitada do alemão. 

Haja verdade, e o alemão é que é maluco.

Pelo trabalho da perícia, que felizmente não é a imprensa, teria havido um reparo em uma instalação de gás no apartamento e, tal reparo teria sido feito pelo próprio morador, a vítima, o alemão.  

Consta ainda que tal reparo ,por ter sido feito de forma inadequada, teria provocado o vazamento de gás e consequentemente a explosão.

Como essa hipótese atual, que pode não ser a última, caminha como sendo a mais forte e verdadeira, assim como foram as anteriores, surge como notícia em toda a mídia que imagens do circuito interno do condomínio registram o alemão chegando em casa portando algo que pode ser comparado como uma ,mangueira usada em instalações de gás.

É aquela história: se ele fez instalação inadequada, tudo que aparecer na mão da vítima é mangueira para instalação de gás.

Isso me lembra um  caso em uma favela do Rio de Janeiro , em que um policial militar que fazia uma blitz no local, atirou e matou um morador que estava no telhado fazendo reparos na residência. O morador foi alvejado e morto  porque portava uma furadeira elétrica, que ao longe, na visão do policial que fazia uma blitz contra bandidos , era uma arma de fogo.Para o policial da blitz, qualquer coisa nas mãos de uma pessoa é uma arma, assim como qualquer embrulho que o alemão carregasse era uma mangueira para instalação de gás, já que houve um reparo na instalação.

Hoje se tem notícia de que o alemão veio a falecer, o que dificultará ainda mais a elucidação correta sobre a explosão.

Alemão que já foi boiola, suicida, maluco e que agora  não pode se manifestar.

No entanto o noticiário se desloca , agora, para a questão do seguro, já que se trata de um condomínio de luxo e discute-se os valores a serem pagos pela seguradora.

O culpado e responsável por tudo o que aconteceu no condomínio de São Conrado, agora, mais do que ontem, será o alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário