quinta-feira, 9 de abril de 2015

Brilhou a Estrela Solitária - 1968, o ano que não terminou


E o Botafogo foi o campeão da Taça Guanabara e, mais uma vez, o título veio quando todos apontavam o Flamengo como favoritíssimo para vencer a competição.

A Taça Guanabara é uma competição que foi criada pela extinta FCF - Federação Carioca de Futebol  - no ano de 1965, como parte das comemorações dos 400 anos da cidade do Rio de Janeiro, à época, capital do Estado da Guanabara.
Cabe lembrar que o estado da Guanabara foi criado em 1960 e, naquele ano, o América foi o primeiro campeão do estado da Guanabara. 
Em 1974 , o estado da  Guanabara se fundiu com o estado do Rio de Janeiro e  a última Taça Guanabara do Estado da Guanabara, foi vencida também pelo América, em 1974, seu único título na competição. 
Tanto em 1960 como em 1974, o América conquistou os títulos em jogos contra o Fluminense.
Uma competição que em seus primeiros vintes anos de existência, teve grande apelo popular e importância, sendo que a conquista do título era motivo de grandes comemorações.

No ano de 1968 aconteceu algo semelhante ao ocorrido neste ano.
Na ocasião, o Flamengo venceu um clássico e ficou empatado com o Botafogo no primeiro lugar do torneio. 
Como tinha um jogo a menos que o alvinegro que já tinha encerrado seus jogos, e o jogo do Flamengo seria contra o modesto Bonsucesso, ao final do clássico a maioria dos jogadores do Flamengo festejou o título, deu volta olímpica no gramado do Maraca e o zagueiro rubro negro Onça por pouco não ficou nu, pois jogou camisa, calção, meias e até as chuteiras para os enlouquecidos torcedores que ficavam na geral  do estádio.
A nossa alegre e cômica imprensa esportiva também não fez por menos, e dava o título do Flamengo como certo, pois vencer o Bonsuça não seria um problema, considerando que o jogo aconteceria no Maracanã, e o rubro anil era o lanterna da competição.
A comemoração do título que ainda não tinha conquistado foi em um domingo e o jogo contra o Bonsucesso seria na quarta-feira seguinte.
De domingo até quarta-feira, a imprensa esportiva não falava em outra coisa que não fosse a façanha do Flamengo, ou seja, conquistar  sua primeira Taça Guanabara e ainda de quebra deixando para trás o timaço do Botafogo, base da seleção brasileira campeão do mundo em 1970, no México.
Veio o jogo contra o Bonsucesso e o Maraca repleto de rubro negros, em êxtase, a espera , apenas, do apito final do árbitro para colorir o Rio de janeiro de vermelho e preto. 
E o jogo começou e , para desespero dos flamenguistas, o Bonsucesso venceu por 2 x 0.

                             time do Bonsucesso que venceu o Flamengo diante de 
                                                50 mil pessoas no Maraca, no dia 11 de setembro de 1968

A derrota para o Bonsucesso não tirou o título do Flamengo, pois a competição terminou empatada com Flamengo e Botafogo no primeiro lugar e, assim sendo pelo regulamento da época, um jogo entre as duas equipes seria necessário para se conhecer o campeão.
Um detalhe, no entanto, marcou aquela decisão.
No dia do jogo entre Flamengo e Bonsucesso, o treinador do Botafogo, o sortudo e competente Zagalo, ao consumir um refrigerante retirou a cortiça da chapinha e recebeu um prêmio ou uma mensagem - tai uma boa pauta para repórteres , pois Zagalo pode confirmar esse acontecimento - que , segundo o Velho Lobo, seria um indicativo de que o Botafogo ainda seria o campeão  da competição. 
Essa "mensagem", que  o supersticioso Zagalo - treinador do não menos supersticioso Botafogo -  recebeu, aconteceu antes do início do jogo entre Flamengo e Bonsucesso.
E então Flamengo e Botafogo  foram para a final da Taça Guanabara e , o que se viu , foi um massacre do time do Botafogo, que goleou o Flamengo por 4 x 1 e sagrou-se bicampeão da competição.

Resultado de imagem para onça, zagueiro do flamengo  em 1968
                                  time do Botafogo campeão da Taça GB em 1968
 
Brilhou mais uma vez a estrela de Zagalo.
Quanto aos jogadores do Flamengo ninguém viu e não se tem notícia até os dias atuais, que tenham dado a volta olímpica ao contrário após a goleada sofrida e consequentemente a perda do título que achavam que já tinham conquistado.
Quanto a nossa alegre e cômica imprensa esportiva, como sempre acontece em situações do tipo, fez cara de paisagem e seguiu em frente, fingindo também que não tinha comemorado um título que não aconteceu.

E eis que este ano, de forma similar, a história se repete.
Logo após a vitória do Flamengo sobre o Fluminense, em um clássico, o que deixou o Flamengo com ampla vantagem para conquistar a Taça Guanabara, já que o último jogo o adversário era o lanterna e modesto Nova Iguaçu, a nossa alegre imprensa não fez por menos, e, de domingo até o dia de ontem, apontava o Flamengo como o virtual campeão da Taça Guanabara, já que as chances do Botafogo eram mínimas.
Quanto aos jogadores do Flamengo, não se teve notícia , ou evidências , de demonstrações de conquista antecipada.
E veio o jogo e o Flamengo ficou em um 0 x 0 com o Nova Iguaçu, resultado que combinado com a vitória do Botafogo sobre o Macaé, por 1 x 0 , deu o título da Taça GB para o Glorioso.
Algo impensável para a nossa imprensa esportiva, que já computava prováveis três troféus para o Flamengo no campeonato, já que o primeiro - o Super Clássico Carioca - foi conquistado no domingo, após o Fla-Flu, e o segundo, a Taça GB, era praticamente certo, como disse o setorista do Flamengo da rádio Tupi por diversas vezes, faltando , apenas a conquista do estadual. 
Na radio Globo, o narrador principal, ao longo desses dias que antecederam o jogo contra o Nova Iguaçu, gritava diariamente pelos microfones que a conquista do Flamengo era certa, confirmada, bastando, apenas , conhecer o vencedor estadual.

De 1968 até os dias atuais muita coisa mudou, os jogadores de futebol estão mais comedidos quanto a comemorações antecipadas e o Maraca não é mais o mesmo.
No entanto, o futebol continua sendo uma caixinha de surpresas e a nossa alegre e cômica imprensa esportiva continua a mesma.

Quanto ao campeonato, pode-se dizer que o estadual terminou ontem com a conquista, pelo Botafogo , da Taça GB.
A partir de agora começa o Carioca.




Nenhum comentário:

Postar um comentário