sábado, 4 de abril de 2015

Alto custo

Avião da Germanwings faz pouso de emergência em Stuttgart  

Um avião da companhia aérea alemã Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, realizou neste sábado (4) uma aterrissagem de emergência em Stuttgart, no sul da Alemanha, devido a um defeito técnico, segundo fontes do aeroporto da cidade.
O voo 4U 814 decolou às 5h (horário de Brasília) de Colônia com direção à cidade italiana de Veneza, e o pouso ocorreu uma hora e dez minutos depois. Nenhum dos passageiros ficou ferido, acrescentaram as fontes.
A Germanwings, por meio de um comunicado, classificou o ocorrido de "procedimento de segurança padrão" e "desvio de rota", e disse que ao contrário do informado pelo aeroporto não poderia ser considerado uma "aterrissagem de emergência".
O pouso foi determinado após ser detectado um vazamento de óleo no avião. Por isso, de acordo com os protocolos estabelecidos, um dos motores teve que ser desligado, segundo a companhia.
A Germanwings informou, além disso, que os passageiros saíram do avião pelas saídas padrão, sem precisar recorrer a procedimentos de emergência.
O voo tinha 123 passageiros a bordo e cinco tripulantes, que ficaram no aeroporto de Sttutgart enquanto a aeronave era vistoriada.
A Germanwings ofereceu a possibilidade dos passageiros retornarem para Colônia ou esperar para seguir viagem para Veneza, onde se estima que o voo chegará às 10h (horário de Brasília).

Fonte: BOL
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Germanwings é uma filial de baixo custo da Lufthansa.

Air Asia é uma filial de baixo custo da Malásia Airlines.

O baixo custo esteve envolvido , recentemente, em dois grandes acidentes aeronáuticos de grandes proporções.

O que seria o baixo custo ?

Ausência de acompanhamento médico dos tripulantes e pilotos ?

Manutenção das  aeronaves flexibilizada ?

Não faz sentido que tais atividades sejam menores em companhias de baixo custo, que de forma direta estão ligadas a grandes companhias aéreas.

Seria o baixo custo, então, uma prática comum em todas as companhias aéreas, de baixo custo ou não , sendo Germanwings e Air Asia apenas marcas estratégicas de marqueting na disputa alucinada por rotas dentro dos seus respectivos continentes, Europeu e Asiático ?

É aí que reside o perigo.

Aqui no Rio de janeiro, quando ocorreu o fenômeno dos surgimento das vans como transporte rodoviário alternativo, uma empresa gigante do setor de transporte rodoviário de passageiros, a 1001, resolveu disputar o mercado que as vans conquistavam.
No entanto não colocou seus ônibus com a marca 1001 e , sim uma nova empresa, com o nome de Opção, com preços bem similares aos preços praticados pelas vans. 
Os ônibus da Opção eram os mesmos da 1001, como cores e logo diferentes, mas que certamente tinham os mesmo funcionários e procedimentos de manutenção.

O mesmo acontece com Germanwings e Air Asia, sendo que o baixo custo, a produtividade máxima, a pressão máxima nos funcionários e o lucro máximo, são  as regras gerais de todas as empresas, ditas de baixo custo ou não
.
Assim sendo os acidentes crescerão, cada vez mais.

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