quinta-feira, 5 de março de 2015

Proer para as empreiteiras

Finalmente, o governo cogita um Proer das empreiteiras, com acordos de leniência que preservem a continuidade de obras, sem prejuízo da ação penal contra dirigentes envolvidos em corrupção. 
Pensa-se, inclusive, em nomear interventores nessas empresas. 
Essa batalha, porém, requer apoio politico na sociedade: há quem prefira paralisar o Brasil.

Fonte: CARTA MAIOR
_______________________________________

De que não vai restar pedra sobre pedra, do Brasil?

5 de março de 2015 | 11:29 Autor: Fernando Brito
pedra
Toda a mídia – e não excluo este e outros blogs – está dedicada a saber que políticos estão “na lista” de Janot.

E o surgimento súbito do nome de Aécio Neves mostra que temos nós, os outsiders, de juntar trabalhosamente pedacinhos de informação que é, em geral, sonegada pela grande imprensa, com a devida ressalva do trabalho, ontem, do Estadão, que o revelou ontem.

Há mais, muito mais a ser apurado, inclusive como, ao que parece, toda a corrupção no Brasil se fizesse, há décadas, por um bandido desqualificado, condenado e libertado pelo Sr. Dr. Juiz Sérgio Moro, uma espécie de Personal Judge de Alberto Youssef , numa inacreditável violação do princípio do juiz natural.

Não se sabe quem roubou, quanto, como e quanto do que dizem as dúzias de “delatores premiados” banhados no Rio Jordão pelo Dr. Moro e pelo Ministério Público.

Sabe-se, porém, quem foi roubado: o Brasil.

Foi e está sendo, porque a espetaculosidade com que tudo está sendo conduzido e o movimento desesperado dos acusados para transitar para o campo da oposição histérica ao Governo, onde se garante o silêncio e a impunidade, está roubando o Brasil, ainda hoje e, com certeza, muito mais do que o fizeram Youssef, Costa e os que a eles se aquadrilharam.

O Brasil “de baixo” ainda segue sua vida, escaldado por arrochos, aumentos, cortes, mas segue, ainda que perplexo e descrente.

O radicalismo moralista da classe média, insuflado pela mídia, por parte do PSDB e pela histeria supérflua das redes sociais – com alguns grupos liderados por pessoas visivelmente acanalhadas – impede qualquer debate sério sobre como superar os impasses: os da economia, em geral, e os específicos do setor de petróleo, o naval e o da construção pesada, atingidos pelo escândalo.

Os alemães não fecharam a Siemens, os americanos não deixaram a GM quebrar.

Aqui, ao contrário, combate-se um acordo que não perdoa pessoas (ao contrário dos acordos do Dr. Moro), mas preserva empresas e empregos, colocando-as sob – na prática – sob intervenção e obrigando-as a não apenas a devolver o desviado, mas a abandonarem as trevas onde sempre transitaram as empreiteiras, que não começaram a corromper a política ontem, não é?

E há um indisfarçável prazer ao se noticiar que tantos ou quantos milhares já perderam o emprego ou que o projeto tal está paralisado.

Tomara que não se torne um triste vaticínio a frase dita há muito tempo por Dilma de que a Lava-Jato não deixaria “pedra sobre pedra”.

Porque, com “delações premiadas” e “engavetamentos seletivos”, nenhum de nós é tolo de achar que gatos, ratos e sobretudo tucanos gordos vão pagar pelo que tenham feito e, ainda que ocorresse isso, um país não se faz com cadeia, a não ser na cabeça dos moralistas hipócritas, o que chega a ser quase um pleonasmo.

A este quadro, o Governo reage com o silêncio.

Reflexo, talvez, de sua pouca confiança no bom senso do povo, que não é – e viu-se nas eleições – só uma massa manobrável pela mídia, mas um ser coletivo, que percebe, quase instintivamente, o que está resultando disso.

Cito a frase de Nilson Lage, que viu todos os filmes da história desta república desde os anos 50:

“Puseram o Brasil na roda, sujeito à invasão psicossocial dos cultos pós-modernos e à irresistível atração que os bezerros folheados a ouro exercem sobre 400 achacadores e as corporações de ofício que herdaram o poder dos donos das fazendas”

É preciso falar ao povo brasileiro e agir concretamente.

Não basta, embora algumas coisas sejam, de fato necessárias, fazer apenas cortes e adiamentos em despesas e projetos.

É preciso dizer o que está em jogo.

Parar de encarar a população como o fazem as elites e acreditar em sua capacidade de, apesar da mídia, pensar no que serve a si e ao seu país, o único que tem, pois Miami não é a sua praia.

Afinal, outubro não lhes mostrou isso


Fonte: TIJOLAÇO
____________________________________________________


É fundamental o apoio da sociedade a iniciativa do governo em criar um Proer para as empreiteiras e com isso não interromper as obras, o que , se acontecer, irá causar demissões em massa.

A velha mídia e setores das oposições são contrários ao acordo e a criação do Proer, pois desejam paralisar o país e criar um caos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário