sábado, 7 de março de 2015

A máquina de trinta anos
















E depois de dias de grande expectativa, foi divulgada a lista dos políticos supostamente envolvidos em esquemas de corrupção , de acordo com as apurações preliminares da operação lava jato da Polícia Federal, órgão do Ministério da Justiça.

Preliminares, pois , para os políticos citados foram  abertos inquéritos e diligências, o que significa que ainda não há acusação e enquadramento em crimes, o que se ocorrer após as diligências  teremos o julgamento dos indiciados.

Há controvérsia na velha mídia quanto apresentação dos envolvidos, no entanto o PAPIRO considerará os parlamentares , ministros e outros políticos que estejam atualmente no exercício de suas funções no congresso nacional ou em órgãos do executivo.

Assim sendo, são 48 políticos citados, sendo  32 do PP, 7 do PMDB, 7 do PT e 1 do PTB e 1 do PSDB.

Esse dado é significativo, já que 39 políticos ( 32 do PP e 7 do PMDB ) podem ser considerados como pertencentes ao antigo e predador grupo parlamentar conhecido como Centrão, que opera no congresso nacional e no executivo desde a redemocratização do país, ou seja, há 30 anos.

São partidos  que em quase todas as eleições presidenciais, não apresentam candidatos  para a presidência da república , no entanto sempre fazem parte dos governos, independente se são governos do PT, do PSDB, ou outros.

Isso explica, ou pelo menos ajuda o leitor a entender, porque o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu primeiro mandato, disse em alto e bom som o seguinte:

" se você não fechar os olhos para a corrupção , você não governa "

Fernando Henrique, obviamente tinha conhecimento  da máquina de corrupção que opera nos poderes, no caso em questão o Executivo e o Legislativo. 

No entanto, em seu governo  nenhum caso de corrupção , oriundo de investigações feitas pelo próprio governo - a Polícia Federal -  veio ao conhecimento público e, mesmo os indícios de corrupção no governo e em empresas estatais não foram investigados, e ainda não tiveram o apoio da velha mídia que não  denunciava ou mesmo não dava sequência as denúncias de corrupção.

No entanto a corrupção existia, o Centrão estava lá e o PSDB necessitou de apoio no congresso de outros tantos partidos para garantir a governabilidade.

Chegaram os governos do PT, e , da mesma forma que nos governos do PSDB, a governabilidade teria que  ser obtida com o apoio dos partidos que sempre orbitam o executivo.

Os mesmos de sempre, com suas estruturas e sua máquina de corrupção operando naturalmente.

E assim fez o PT, caso contrário não poderia governar.

No entanto, o PT não é o partidos das elites e, tais elites, sabiam , e sabem  muito bem, como funciona a máquina nos Poderes e não demorou muito tempo para que  o governo do PT fosse acusado de corrupção,  o caso do mensalão.

O primeiro governo do PT se iniciou em 2003, e já no primeiro semestre de 2005 surgiram as primeiras acusações contra o governo do PT, acusações oriundas  até mesmo de políticos de partidos que compunham a base aliada do governo, e que orbitam o Executivo , e que conhecem e praticam muitos bem os esquemas de corrupção
.
A velha mídia, como opositora ferrenha  do partido dos Trabalhadores - do povo - encampou , reverberou e amplificou ao máximo  as denúncias de corrupção, com a intenção clara de derrubar o presidente democraticamente eleito.

Lula resistiu, se reelegeu, fez sua sucessora que ainda conseguiu se reeleger, algo inaceitável para as oposições, elites e velha mídia.

E então, caro leitor, chegamos na operação lava jato da Polícia Federal, órgão do Ministério da Justiça do Governo Federal, que apura os esquemas de corrupção em obras da Petrobras.

Se o governo dá carta branca para as apurações - como não fez o governo do PSDB de FHC -  a corrupção  inevitavelmente irá  aparecer, pois a máquina continua funcionando e políticos do  partido governo certamente estarão envolvidos.

No entanto, o que existe de mais significativo, não são os 7 políticos do partido do governo envolvidos em esquemas de corrupção, mas sim a máquina que opera independente de qualquer partido no Poder e que ainda impõe regras para a governabilidade.


Porém o caro leitor, se assiste televisão, ouve rádio e lê os veículos impressos da velha mídia , perceberá, apenas, uma campanha para criminalizar os políticos do PT e o governo, isso com o objetivo de tentar colar nas consciências o conceito de que o PT é o culpado pela corrupção e , que tal corrupção passou a existir nos governos dos trabalhadores.

O governo Dilma deve ir fundo nas apurações e ainda, para acabar com a máquina de corrupção deve apresentar uma proposta de reforma política que estabeleça o fim do financiamento privado de campanhas - algo que a velha mídia, os partidos de oposição e os partidos da máquina não querem - estabelecer regras e mecanismos transparentes de gestão que facilitem a participação popular nas decisões do governo e , por fim,  mas sem esgotar o assunto,  apresentar projeto para uma profunda reforma dos meios de comunicação.

Com esses três projetos, se bem implementados e bem sucedidos, a máquina de corrupção sofrerá um golpe profundo.

A propósito, mesmo sem nenhum envolvimento, o jornal o globo de hoje, dia pós divulgação da lista, cita Lula e Dilma em primeira página em uma tentativa de envolvê-los em algum crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário