sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Deu zebra na cultura popular

Alô, galera da CBN, vocês sabiam que o bicho já teve “O poste no ar” na Globo?

20 de fevereiro de 2015 | 09:42 Autor: Fernando Brito
amei
Não tenho a menor simpatia pela Beija-Flor, ao contrário.

Nem pelo Teodoro Obiang, ditador da Guiné Equatorial, que “descobriram” agora e que querem jogar na história de corrupção das empreiteiras – que não dá um livro, dá uma coleção – também recém-descoberta.

Obiango é um ditador? É. Uma das muitas ditaduras praticadas na África, com a ajuda do Ocidente, desde que faça-lhe bons negócios.

Pois se os amigos da CBN, que deu ontem a “barriga” fenomenal de jurar que o “ômi” estava no Sambódromo, quando estava em Camarões, forem ao “basicão” da Wikipédia, lerão lá, sobre a a história da Guiné Equatorial:


Em 1493, dom João II de Portugal proclamou-se juntamente com o resto dos seus títulos reais como Senhor de Guiné e o primeiro Senhor de Corisco. Os Portugueses colonizaram as ilhas de Bioko, Ano Bom e Corisco e em 1494, e converteram-nas em postos para o tráfico de escravos.(…) Portugal vendeu mão de obra escrava a partir de Corisco com contratos especiais à França (a qual contratou até 49 000 guineenses escravos), à Espanha e à Inglaterra em 1713 e 1753, sendo os principais colaboradores neste comércio os Bengas, que tinham boas relações com as autoridades coloniais europeias (as quais, por sua vez, não intervinham na política interna do país, o que sem dúvida ajudava).

Nem vou falar que lá há, hoje, outra riqueza negra, como eram os escravos: petróleo. E que por isso tentaram derrubar o senhor Obiang, em 2004, num golpe liderado por mercenários financiados por ingleses, entre eles o filho da finada “Dama de Ferro” Margareth Tatcher, “Sir” Mark, que foi preso por isso.

Um beleza, não é? Como somos bons em dar lições de moral aos outros sem cantar nossas próprias culpas, não é?

Mas deixa o Obiang para lá, que ditadores no mundo não faltam e estes são “bons” ou “maus” de acordo com interesses nada humanitários.

Vamos falar dos “donos” do Carnaval carioca, os bicheiros.

A Globo tem nojo desta ralé, não é? Embora seu principal executivo durante décadas, o Boni, fosse amicíssimo de Castor de Andrade (desfilou como sósia dele na Grande Rio, em 2010) e Anísio Abrãao, que, aliás, comprou o apartamento triplex que pertenceu ao Dr. Roberto Marinho.

Será que o pessoal da CBN, hoje tão cheio de pureza moralista sabe que, antes de transmitir em 860 khz, a CBN nasceu na frequência de 1180 khz, da extinta Rádio Eldorado, uma das compradas por Marinho? Aliás, era a frequência antiga da própria Rádio Globo, esta…

E que a rádio Eldorado – do Sistema Globo, já – transmitir, todos os dias o resultado do jogo do bicho, que normalmente era colado em papeluchos nas paredes e nos postes, obrigando o apostador a ir a rua para sabê-lo.

Vou deixar que quem conte esta história seja Leonel Brizola, num de seus tijolaços, no dia 21 de abril de 1994, quando o jornal fazia escândalo com uma lista apreendida na fortaleza de Castor, que me é trazido pela implacável memória de meu amigo Ápio Gomes:

“(…)A Rádio Eldorado do Rio (agora, transformada em CBN), empresa do Sistema Globo de Rádio, propriedade de Roberto Marinho, consta na lista como beneficiária, durante dois anos, todos os meses, de recebimento de dezenas de milhares de dólares de propina de Castor de Andrade. Nos anos de 90, 91 e 92, a cada mês, esses alegados registros da contravenção, demonstram que a rádio de Roberto Marinho recebia uma mesada do bicheiro, certamente como paga pela divulgação diária que a Rádio Globo faz dos resultados do bicho. Querem ligação maior do que essa, a do dono de uma rádio que funciona como central de divulgação do bicho? Agora compreendo por que, numa das raras entrevistas que dei à Rádio Globo, tiveram a ousadia de interromper o programa, sob os meus mais indignados protestos, para fornecer os resultados da extração dos contraventores. Aí está não uma simples menção a um nome, mas uma ligação concreta, por anos a fio, na qual correspondiam a serviços da rádio de Marinho, ao pagamento que vinha do bicho.


Vejam bem, não estamos mais falando dos espaços generosos que os bicheiros tinham na Globo, até mesmo para questionar, em rede nacional, decisões do Judiciário, co
mo ocorreu com o próprio Castor. Não estamos falando da íntima amizade que liga o contraventor ao braço direito e principal executivo da Globo, Sr. Boni. Não estamos falando dos privilégios e intimidade que a Globo e os bicheiros concediam-se mutuamente nas negociações para a transmissão do Carnaval na Passarela, nem da sua associação para sabotar aquela obra do meu Governo. Estamos falando de um fato concreto, de um concessionário de um serviço público, que não recebeu um canal de rádio, que pertence a toda a população, para fazer negócios com a contravenção, num abuso inominável, que em qualquer país do mundo significaria, imediatamente, a cassação do privilégio que recebeu do Poder Público para informar, educar e entreter a comunidade e não para fazer a apologia da contravenção. E não se diga que o Sr. Marinho de nada sabia: o pagamento mensal durou, pelo menos, dois anos, e as transmissões do bicho eram diárias e só foram suspensas há poucos dias, depois que estourou esse escândalo. Era o comunicador da contravenção, o empresário-bicheiro, que transformou a sua rádio num poste de rua para afixação dos boletins do bicho. “

Então, os coleguinhas que estão embriagados com esse papel em que tolamente se colocam de virgens de bordel, dando lições de moral – logo onde! – sobre o Carnaval, cuidado. Em matéria de Carnaval, jogo do bicho, ditaduras e dinheiro, tem muito bububu no bobobó da Globo…


PS do Viomundo: No livro O Lado Sujo do Futebol narramos detalhadamente a parceria entre um grande aliado da Globo, João Havelange, e o bicheiro Castor de Andrade. Quem formava trio com os dois? Quem? O homenageado da Beija Flor de 2014, Boni. Tá tudo lá, para quem quiser se divertir com a Globo posando de virgem de Carnaval…

Fonte: TIJOLAÇO
_____________________________________________________
Sem patrocinadores para bancar exibição, Globo não transmite Desfile das Campeãs

Quem não comprou seu ingresso para o Desfile das Campeãs não vai poder assistir ao espetáculo pela TV. A Globo tem contrato de exclusividade com a Liga das Escolas de Samba, mas afirma que não há interesse na exibição porque não há patrocinadores.
Foto: Agência O DIA 

A Vênus Platinada também não liberou os direitos de transmissão para a Band nem para o SBT. Embora exista um contrato assinado entre a Liesa e a TV garantindo que o Desfile das Campeãs seja transmitido por alguma emissora, ficou decidido que as agremiações só poderão ser vistas pela internet, através do site G1, que pertence às Organizações Globo. Amanhã, passarão pela Marquês de Sapucaí as escolas Imperatriz Leopoldinense, Portela, Unidos da Tijuca, Grande Rio, Salgueiro e a campeã de 2015, Beija-Flor de Nilópolis.

Fonte: O DIA
______________________________________________

“Agradeça a contravenção”: a falta de transparência na parceria da Globo com os bicheiros do Carnaval


Postado em 20 fev 2015
Boni prestigia o título de 2015 com o bicheiro Aniz Abrahão David, dono da Beija Flor
Boni prestigia o título de 2015 com o bicheiro Aniz Abrahão David, dono da Beija Flor

O Jornal Nacional de quinta-feira não surpreendeu quem esperava que os atores principais, William Bonner e Renata Vasconcellos, fossem tocar nos assuntos mais palpitantes da semana: o título da Beija Flor e o escândalo do HSBC.
Nem uma palavra sobre os dois temas. No caso do banco, sabe-se que sonegação é uma questão, para usar um eufemismo, delicada para a Globo.
No do Carnaval carioca, a situação é igualmente embaraçosa, por motivos outros: a Globo é sócia daquilo tudo há décadas.
Nunca antes na história desse país um campeonato momesco foi tão contestado. Foi preciso o patrocínio de um ditador africano para muita gente se perguntar o óbvio: como pode um desfile bancado pelo crime há tanto tempo?
Mais: como fica a Globo, detentora dos direitos de transmissão, diante dessa pilantragem?
A relação da emissora com os bicheiros é de, para usar outro eufemismo, cumplicidade. Há reuniões para decidir estratégias comerciais. A Globo vende cotas da transmissão. As escolas não podem, por exemplo, ter uma marca que conflite com um parceiro da TV.
A Marquês de Sapucaí é transformada numa sucursal do Projac, com todos os atores e atrizes sambando. Centenas de jornalistas são mobilizados para a cobertura de um megaevento promovido pela empresa para a qual trabalham.
Para ficar apenas na Beija Flor: em 2014, o enredo foi em homenagem a Boni, o ex-homem forte da Globo. A relação é íntima. O bicheiro Anísio Abrahão David, “patrono” da escola, comprou a cobertura tríplice de Roberto Marinho na Avenida Atlântica, em Copacabana.
É impossível que a Globo não soubesse de antemão o que a Beija Flor, ou qualquer outra agremiação, fosse fazer na avenida. Quando o escândalo de Teodoro Obiang estourou, ficou difícil evitá-lo. E então a cobertura jornalística foi a mais esquizofrênica possível.
Só no final da participação da Beija Flor na Sapucaí Fátima Bernardes mencionou que a Guiné Equatorial era um país “ainda em busca de suas liberdades” e que o presidente estava no poder há 35 anos. Nem pensar em chamá-lo “ditador”.
Na Globo News, a mesma saia justa. Entre matérias idiotas sobre dietas de Momo, os comentaristas falavam do financiamento. O velho Merval achou uma solução: toda a negociação começou quando Lula visitou o país durante seu governo. Segundo Merval, é um esquema parecido com o que o PT faz nas campanhas. Curiosamente, é a maneira como a Globo noticia, eventualmente, o HSBC: sua suposta ligação com a Lava Jato.
“Se não fosse dinheiro da contravenção, hoje não teríamos o maior espetáculo audiovisual do planeta. Agradeça à contravenção”, disse Neguinho da Beija Flor, num sincericídio necessário. “A Portela também teve um patrocínio muito forte. O governador do Rio de Janeiro, o Pezão, queria que a Portela ganhasse. E ele não fez algum investimento? O prefeito (Eduardo Paes) é portelense doente. Vai dizer que ele não colocou dinheiro na Portela?”
Uma discussão séria sobre a transparência e o dinheiro sujo do Carnaval carioca passa pelo papel da Globo na pilantragem.

Fonte: DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO 
______________________________________________________________

 

No passado, não muito distante, globo transmitia até o resultado do jogo do bicho em uma de suas emissoras de rádio.


" o palpite certo é beija-flor" , "deu águia, símbolo da sorte", "sonhar com filharada é o coelhinho, com gente teimosa na cabeça dá burrinho"  são trechos de  letras de sambas de enredo que fazem menção direta e explícita ao jogo do bicho, que em um passado já teve um apoio explícito de globo, inclusive informando os resultados.


A amizade de globo com o bicho vem de longa data, e mais, até mesmo a maioria da mídia se rende ao bicho.


Jô Soares, em seu programa de entrevista ainda no SBT, fez uma entrevista com Castor de Andrade, onde não faltaram sorrisos e elogios ao advogado - assim Castor se auto definia - que afirmou não ter nada a ver com a contravenção e que essa história de aposta de bicho era uma brincadeirinha de sua avó - a avó de Castor e não a sua, caro leitor.


Impressionante que todo mundo sabe que o jogo do bicho é ilegal, e no entanto, todos os bicheiros, parentes e amigos circulam em altas rodas da sociedade, nas mídias, com direito a fotos em revistas de celebridades em companhia de políticos, artistas, jogadores de futebol, empresários , jornalistas, magistrados, celebridades e outras coisas mais pertencentes a essa fauna chamada elite.


Que o carnaval , mais precisamente o desfile das escolas de samba, ao longo de décadas tem sido patrocinado pelos bicheiros, todo mundo sabe.


O ideal e desejável ,e que deve ser perseguido, é que a grandeza dos desfiles continue, porém com financiamento de dinheiro limpo, até mesmo com patrocínio de empresas públicas e/ou privadas e que as escolas de samba possam usar as marcas das empresas patrocinadoras, algo que hoje não é permitido.


Acho um tanto estranha essa história que globo não tem patrocinadores para bancar a transmissão dos desfiles das campeãs. 

Não ano anterior foi a mesma coisa e o diretor de operações de globo, que atende pelo nome de Boninho,  disse em alto e bom som que globo não mais iria transmitir o desfile das campeãs e também não iria repassar os direitos de transmissão para nenhuma outra emissora.

Será que é para preservar o excelente programa Zorra total, que com a transmissão do desfile não pode ser apresentado ?


Seja lá o que for, neste ano , globo já deixou de transmitir os desfiles das primeiras escolas, no domingo e na segunda -feira. 

No domingo para não "atrapalhar" o programa Fantástico e na segunda-feira, , também para não "atrapalhar a excelente novela e o interessantíssimo programa big brother.

Além disso, globo também transmite o desfile das escolas do grupo de acesso, na sexta-feira e no sábado e que também não  tiveram a transmissão das primeiras escolas .


Seguindo essa linha de interesse pela cultura popular demonstrada por globo, em pouco tempo, a emissora  não mais transmitirá os desfiles ao vivo e apresentará apenas um compacto dos desfiles em seus excelentes telejornais, com seus apresentadores muito bem vestidos e enfeitados.

" sonhar com filharada é o coelhinho, com gente teimosa na cabeça dá burrinho, e com rapaz todo enfeitado o resultado pessoal é pavão ou é viado"

No contrato assinado entre globo e a LIESA  se exige que o desfile seja transmitido por alguma emissora, segundo o colunista de O DIA.

No entanto, nada disso acontece.
Não vale o que está escrito.

PS do PAPIRO . A Beija -Flor ganhou os carnavais de 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011 e 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário