domingo, 11 de janeiro de 2015

O conceito de liberdade de expressão da velha mídia fede

Presidente condenado: ​corrompeu jornais e jornalistas !

Foi um parceiro do FHC, o neolibelês Fujimori​.

O Conversa Afiada reproduz artigo de Altamiro Borges, extraído do Blog do Miro:

Não ocorreu no Brasil nem se refere ao ex-presidente FHC, ao cambaleante Aécio Neves ou a outros direitistas que sempre mantiveram relações promíscuas com os donos da mídia. O fato aconteceu no Peru na semana passada. A Justiça do país vizinho condenou o ex-presidente Alberto Fujimori a mais oito anos de prisão pelo desvio de dinheiro público para a “compra” de jornais que deram apoio à sua candidatura no ano 2000. Além de bajularem o neoliberal peruano, estes veículos fizeram campanhas sujas contra os seus rivais políticos. O golpe não deu resultado e Fujimori perdeu as eleições, após ser vencido três pleitos seguidos. Na sequência, ele foi acusado de inúmeros escândalos de corrupção e de cruéis atentados aos direitos humanos – e segue preso até hoje.

Segundo a agência de notícias EFE, Fujimori ordenou o desvio de 122 milhões de sóis (cerca de US$ 40 milhões) para a compra da linha editorial de jornais sensacionalistas, conhecidos como “chichas”. Ele foi condenado pelo crime de peculato doloso, foi multado em US$ 1 milhão e não poderá exercer cargos públicos por mais três anos. A sentença, a quinta contra o direitista desde a sua extradição do Chile, em 2007, deverá ser cumprida a partir de 2021. Aos 76 anos de idade, Fujimori está na cadeia desde 2009. Ele foi condenado a 25 anos de prisão por crimes contra a humanidade nos massacres de camponeses de Bairros Altos e La Cantuta. Ele também coleciona três penas por corrupção.

No Brasil, a mídia privada também manteve relações promíscuas com os neoliberais da plantão – que seguiam a mesma cartilha de Alberto Fujimori. Não se sabe, ainda, se isto ocorreu por dinheiro, numa corrupção direta, ou por razões políticas e ideológicas. A chamada grande imprensa deu total apoio ao processo de privatização das estatais imposto por FHC. Quase nada foi denunciado sobre o desvio de grana da “privataria” – inclusive com o desvio de recursos públicos para contas secretas em paraísos fiscais no exterior. Até o processo de reeleição de FHC, similar ao ocorrido no Peru, foi abafado pela mídia. A Folha tucana até denunciou a compra de votos, mas logo arquivou o escândalo.
Durante o reinado tucano, a mídia privada sempre foi subserviente e dócil. Tudo foi feito para blindar a vida “bastarda” de FHC e para satanizar as forças oposicionistas. “Calunistas” de aluguel atacaram os sindicatos, o MST e o movimento estudantil. A aliança do PSDB com o DEM – reunindo políticos mais sujos do que pau de galinheiro – sempre foi poupada. Nada de cruzadas moralistas pela ética e contra a corrupção. Na fase mais recente, o cambaleante Aécio Neves, esperança dos barões da mídia, também foi protegido. Nada sobre o “choque de indigestão” em Minas Gerais, sobre o “aecioporto”, sobre a sua nota zero no Senado ou sobre a badalada carreira do senador mineiro-carioca.  

Fica a suspeita: será que os tucanos também “compraram” alguns jornais e emissoras de rádio e TV?


Fonte: CONVERSA AFIADA
___________________________________________________________
Ironia trágica:
Marcha de Paris em protesto contra massacre do Charlie Hebdo é liderada por Hollande, Merkel e, pasmem, Benjamin Netanyahu, o premiê de Israel, que acaba de se aliar à extrema direita para a transformação do Estado israelense em um estado religioso.

Fonte: CARTA MAIOR
____________________________________________________________ 


Quando a sujeira é do PSDB a velha mídia ou não noticia  ou noticia seguindo os rígidos padrões do jornalismo, ou seja, amplo direito de defesa e nada de acusações sem prova.

Indícios de sujeira com o PT a velha mídia sai acusando e condenando todos os citados.

Se uma avião comercial é derrubado com um míssil, como no caso da Ucrânia, a velha mídia acusa os  separatistas ucranianos  pró -Rússia pela atentado.

Se surgem indícios de que a derrubada do avião foi feita pelo exército ucraniano - pró União Europeia e EUA - a velha mídia se cala.

Se um palestino mata um  israelense civil, a velha mídia grita e rotula o crime como um ato terrorista.

Se Israel resolve revidar e varrer do mapa milhares de civis, inclusive crianças, a velha mídia não critica a ação israelense.

Se jovens fanáticos e fundamentalistas atacam a sede de um jornal e matam 12 pessoas na França,a velha mídia faz um tremendo barulho considerando o crime como um atentado aos valores  republicanos.

Se organizações criminosas que atuam em parceria com os poderes da república, atacam e matam dezenas de estudantes no México, a velha mídia praticamente ignora o caso e não vê como um ataque aos valores republicanos.

Uma charge que venha a satirizar Aécio, FHC ou  outros tucanos, é condenada pela velha mídia e os autores podem inclusive ser processados, como já ocorreu  com alguns jornalistas.

Uma charge que venha satirizar Lula ou Dilma , independente do teor, não pode ser criticada pois trata-se da liberdade de expressão e de imprensa.

Os chutes e pontapés que um pastor evangélico proferiu na imagem de Nossa Senha da Aparecida  foram condenado pela velha mídia, a ponto de o pastor ter que sair do Brasil.

Religiões de matriz africana são quase que diariamente perseguidas no Brasil, inclusive com ataques a terreiros , e nada disso é condenado  pela velha mídia.

Se um filho de uma celebridade morre por atos de violência, a velha mídia dá ampla repercussão ao caso, exigindo a punição dos responsáveis.

Se um morador , e trabalhador honesto de uma comunidade, morre por conta da violência da polícia,a velha mídia noticia rapidamente  o caso ou ignora o acontecimento.

Se o estado de São Paulo, governado por tucanos, vive uma crise hídrica, a velha mídia minimiza a crise e ainda coloca a culpa no governo federal, mesmo a culpa sendo do governo local.

Se não há qualquer risco de uma racionamento de energia elétrica no país, a velha mídia incita o pânico na população falando do risco de apagão, culpando o governo do PT.

Se o jornal nacional da tv globo , que está em queda livre, não vai bem das pernas, a tv globo inventa um prêmio para o editor do jornal.

Se cair um temporal na cidade de São Paulo e inundar tudo, a culpa é da prefeitura do PT.
Se não chover e tiver racionamento de água, a culpa é do governo federal, do PT.

Se um jornalista da velha mídia peida em um salão luxuoso durante uma recepção a Rainha da Inglaterra, isso é liberdade de expressão.
Se o mesmo odor vier de um blogueiro progressista , é baixaria suja.





Familiares e amigos do jovem morto em frente a UFRJ realizam ato pela paz

Jovem foi morto em tentativa de assalto no momento em que saia da universidade

Manifestantes distribuíram rosas brancas para quem passava pelo local
Manifestantes distribuíram rosas brancas para quem passava pelo local
Os integrantes do protesto distribuíram rosas brancas para os que passavam pela via. O ato foi encerrado com um abraço coletivo ao ponto de ônibus onde o crime aconteceu. Apoiados pela Guarda Municipal, o trânsito na Avenida Venceslau Braz foi interditado por poucos minutos.
Nenhum reitor da universidade se fez presente na manifestação, o que causou reclamações de alguns professores, dizendo que a ausência das autoridades da UFRJ foi um fato lamentável.

Fonte JORNAL DO BRASIL
________________________________________________________

Era um jovem que encerrava seu mestrado em Biologia.
Não era jornalista, nem celebridade, nem filho de algum ator de novela.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário