quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Globo Bozó

De quem é a culpa pelo vexame internacional que Cecília Malan deu?

Com o One Direction e longe do Charlie
Com o One Direction e longe do Charlie
Chegou a mim o vídeo em que a jornalista Cecília Malan entra em pânico, ao vivo, na cobertura de um dos atentados de Paris.
O vídeo viralizou nas redes sociais, e fui observar os comentários. Um deles era de uma internauta italiana, que se divertiu com a cena bizarra e a compartilhou.
Pelo lado bom, isso quer dizer que Cecília e a Globo se tornaram notícia mundial.
Mas o comentário que resumiu tudo, em minha opinião, foi outro. “Sem noção a Globo.”
Clap, clap, clap. Palmas. De pé.
Cecília não tem culpa de nada. A responsabilidade toda é de quem a colocou numa missão para a qual ela estava evidentemente despreparada.
Escolher a pessoa adequada para cada tarefa é um dos fundamentos do jornalismo. Mas a Globo não é tão boa assim em fundamentos.
Cecília tem todos os atributos para não cobrir um caso tão dramático quanto aquele.
É jovem, inexperiente e foi criada num ambiente altamente protegido, como filha de Pedro Malan, homem forte da economia sob FHC.
Até ser obrigada a ouvir tiros, a a eles reagir vexatoriamente, ela fazia coisas na Globo como entrevistar os garotos do One Direction e Adele.
Estava estacionada em Londres, para onde foi devolvida agora. No Twitter, ela anunciou seus próximos trabalhos londrinos. Vai entrevistar Colin Forth e outros atores, e pediu perguntas a seus seguidores.
Esta é Cecília Malan.
De quem foi a ideia de colocá-la em Paris?
Aparentemente, não é uma questão que preocupe o comando jornalístico da Globo.
Foi postada nas redes sociais, hoje, uma carta que o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, enviou à Folha.
Um repórter da Folha deu, ontem, que Cecília tinha sido tirada da cobertura dos desdobramentos dos tumultos em Paris.
Kamel disse, em sua carta ao jornal, que ela não fora afastada. E concluiu dizendo que Cecília merecia “aplausos e não insinuações”.
É uma afirmação, para voltar ao comentário já citado de um internauta, completamente sem noção.
Ali Kamel tem duas compulsões: processar blogueiros e escrever cartas para jornais para desmentir, ou tentar fazê-lo, notícias desagradáveis.
É um hábito que ele, aparentemente, herdou de outro diretor de jornalismo da TV Globo, Evandro Carlos de Andrade, já morto.
Quando eu dirigia a Exame, demos uma matéria que criticava o critério de notícia da TV Globo. Um campeonato mundial de clubes não estava sendo coberto pela Globo porque não era ela que o transmitia.
Era um fato, não uma opinião, e ainda assim chegou uma carta de Evandro a mim sobre o texto que déramos.
Mais tarde, quando trabalhei na Globo, me contaram que era uma mania dele: não deixar nada sem resposta. Nem o irrespondível.
Kamel talvez devesse prestar mais atenção na audiência do Jornal Nacional no que em pequenas notícias sobre a Globo.
Sob sua gestão, a audiência do jornalismo da Globo desaba, desaba e ainda desaba. Não que seja inteiramente culpa dele, é verdade: ainda que se tratasse de um jornalista brilhante, a internet é um competidor forte demais para a tevê e qualquer outra mídia.
Ainda assim, você pode pelo menos mitigar a queda de público.
Mas não é escalando novatos como Cecília Malan para jornadas altamente desafiadoras e nem escrevendo cartas para jornais.
Fonte :DIÁRIO DO CENTRO DO MUNDO
__________________________________________________


Colocar parentes e amigos para exercer funções, parece ser uma regra na TV globo.

Isso é perigoso, e pode ser até vexatório, caso o protegido ( a ) não tenha a devida formação para função escolhida.

Também,em função das evidências, os protegidos ( as ) não existem apenas no jornalismo, sendo o caso mais alarmante, a escolha de Boninho, filho de Boni,  para um cargo de grande responsabilidade.

Apesar do rapaz ser sorridente, alegrinho e gordinho, os quinze anos, ou um pouco mais, no comando da função que exerce, tem sido criticados até mesmo pelo seu...pai.

Recentemente, Boni disse que depois de sua saída da TV globo, nada de novo aconteceu na emissora, excetuando-se apenas como "grande atração"  na grade de entretenimento o "programa" intitulado  Big Brother Brasil.

Como se vê, a queda de audiência de globo pode ser atribuída  a vários fatores, incluindo, além da força da internete, questões de amizade, hereditárias e outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário