quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

BBB - Boninho, Bial e a Bosta da globo

Big Brother deixa você mais burro

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Você não precisa ser muito esperto para saber que o Big Brother é um lixo. Entre as piores desculpas para assistir o programa, uma delas é que ele é “desestressante” e “inofensivo” (qualquer coisa com Pedro Bial declamando poema não pode ser descrita dessa maneira, mas vamos adiante).

Bem, não é inofensivo. Ao contrário. É emburrecedor cientificamente falando.

Um estudo conduzido por Markus Appel, professor associado da Universidade de Linz, na Áustria, concluiu que quando as pessoas não pensam criticamente sobre o que estão consumindo numa mídia correm o risco de “assimilar características mentais expostase”.

Em outras palavras, a estupidez de participantes e apresentadores de absurdos como o BBB é danosa à saúde, ainda que temporariamente.

“Não é como uma doença que você pode ter por um longo tempo. Nós não estamos dizendo que você será prejudicado um dia depois de ler um livro estúpido ou ver um programa de TV ruim”, disse Appel. “Mas a pesquisa mostrou que o desempenho em testes de conhecimento é prejudicado por esse tipo de coisa”.

Num experimento com 81 pessoas, Appel pediu a diferentes grupos que lessem um roteiro que contava o caso de Meier, um hooligan alcoólatra e intelectualmente debilitado. Metade recebeu a instrução de pensar de maneira diferente do protagonista, enquanto a outra metade não teve instrução nenhuma antes de ler.

Em seguida, todos fizeram um teste. O grupo que fez uma leitura crítica se saiu muito melhor - um processo que Appel considera ser responsável por manter longe do efeito contagioso da imbecilidade. Conhecimento geral não é o mesmo que QI, é claro. Mas os resultados, de acordo com Appel, “ajudam a reforçar a tese de que as pessoas são influenciadas de maneira sutil, mas significativamente, por produtos de baixa qualidade”.

Bella, uma bailarina do BBB 14, parecia ter alguma consciência do nível de indigência da atração criada pelo hoje milionário John De Mol. Há algumas semanas, foi flagrada pela TV numa dúvida. “Será que as pessoas ‘faz’ isso mesmo, ‘compra’ [o pacote para ver o BBB]? Tem mais o que fazer, não, que ficar vendo umas conversa ‘troncha’ (sic) que nem essa…”

Inteligente essa Bella.

Fonte: Blog do Miro
_________________________________________________________


Programas como o Big Brother existem para que as pessoas fiquem em total  estado de estupidez e burrice.

Aliás, não apenas os reality shows já que o Big brother não é o único programa do tipo na TV, mas a maioria da grade de programação das TV's privadas convidam a trilhar o caminho do embotamento, da estupidez e da idiotice.

Reality shows, como o big brother ,especificamente, visam o ancoramento do telespectador pela sensualidade - todos basicamente vivem na casa praticamente com pouca roupa - e mesmo pelos atos sexuais, sempre presentes nos programas.

Vendo toda a grade de programas da TV globo, pode-se perceber que cenas de sexo e de nudez ou quase nudez, são uma constante, seja em novelas, programas de auditório ou outros.

Coincidentemente, a medida que os índices de audiência da TV globo despencam, aumentam cada vez mais cenas de nudez ou sexo nos programas da emissora, isso numa tentativa de tentar evitar a sangria, ao que parece, irreversível dos índices de audiência. 
A apelação cresce na mesma proporção do desespero pela queda nos índices de audiência.

Quanto ao formato dos reality's shows ao estilo big brother da TV globo, parece que o "programa" já demonstra sinais de cansaço.

A necessidade de observar pessoas confinadas em uma casa sem ser visto espiando diz muito  sobre as  pessoas  que gostam dessa prática.

De imediato, existem aquelas pessoas que sentem prazer em bisbilhotar os outros, e isso está enraizado na nossa cultura. 

Via de regra, a maioria  das pessoas desse grupo são de uma ignorância sem tamanho, quase sempre são pessoas embotadas e estupidas e habitam todas as classes sociais.

Em seguida, não necessariamente em uma ordem, existem as pessoas que são ávidas por novas referências,  pessoas solitárias , vivendo a sós ou não , que sentem que suas vidas são enfadonhas e buscam na bisbilhotagem as referências que possam a ajudá-las a suportar algo que não mais suportam, que são suas próprias vidas.

Um outro grupo, talvez a maioria, é composto por idiotas que acreditam que estejam assistindo um programa de TV, talvez ainda imersos na passividade de uma única emissora de TV onde todos os programas  são assistidos, independente do público alvo, horário  e outros, o que as vezes gera algum tipo de crítica por parte desse público, isso  quando são tomados por lapsos de lucidez, como o que aconteceu com um telespectador passivo que disse que não mais iria assistir o programa Tele Tubeis .
A propósito, o programa Tele Tubeis tem como publico alvo crianças  até os seis anos de idade.

Outro aspecto, talvez o mais importante a ser considerado, é se é possível considerar os reality's shows como programas , de fato.

O caro e atento leitor já percebeu que em nenhum outro programa da TV globo, o telespectador é convidado pelas chamadas  a dar uma espiadinha, como acontece com o big brother.

Ninguém é convidado a espiar uma partida de futebol ,  espiar um telejornal, uma novela , um programa de auditório, um filme, ou outros. 

Talvez se o fizessem seria bem interessante e  essas pessoas iriam descobrir muitas coisas que normalmente não percebem nos programas em que apenas assistem, e mais, assistem sem nenhuma visão crítica.

Em todos os programas  das emissoras de TV  , o telespectador não espia, assiste e, entre espiar e assistir existe uma grande diferença  que , inclusive, muda, em cada caso, o estado interno das pessoas quanto ao que se espia, ou ao que se assiste.

Ainda sobre o big brother da TV globo, as chamadas não são para assistir como já foi dito , e sim são chamadas para espiar, porém trata-se de um espiar para bisbilhotar , e não um espiar crítico, analítico.

Acrescente-se a tudo o que já foi dito, o fato de o "programa" big brother não ser um programa como uma novela, que tem um roteiro, uma história e profissionais  do ramo, como atores.

Também não é um filme, produzido com roteiro e etc.

Menos ainda um programa de auditório , onde tudo que é apresentado é previamente definido.

Trata-se de um"programa" de TV onde todos os protagonistas não são profissionais de TV e , também , mesmo não sendo profissionais de TV, não buscam uma profissão , como são os programas de calouros onde os candidatos tentam vencer como cantores, compositores, atores, etc...

No "programa" big brother,  busca-se um prêmio, em dinheiro,  em que vale de tudo , dentro do confinamento para passar a perna nos outros, ou ainda, busca-se através da exposição uma chance para prosperar em qualquer outra profissão.

Em suma, é um vale tudo, onde o programa ,de fato , não se dá dentro da casa , mas sim através do ato de observar, espiar o que  e se faz no vale tudo dentro da casa.

O dia a dia na casa do big brother se transformado  em filme, ou em novela, como as pessoas que estão dentro da casa seria um fracasso gigantesco, no entanto, enquanto pessoas confinadas em uma casa com transmissão ao vivo ainda produz alguns índices razoáveis de audiência,e isso acontece , porque o programa de fato não é o que acontece dentro da casa , mas sim o olhar do telespectador, o ato de bisbilhotar - ninguém assiste, todos espiam - o ato de espiar.

E esse ato de espiar e de bisbilhotar  não é o padrão de quem assiste um programa de TV.

Logo, se você  gosta de "assistir" o big brother, você, telespectador,  é o programa da TV globo.

 E como todo programa de TV para ir ao ar tem que necessariamente ter um patrocinador, ou seja, as empresas que pagam para patrocinar o programa, a TV globo está vendendo para os patrocinadores o olhar dos seus telespectadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário