quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pontos corridos

Mata-mata ou pontos corridos? 



Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Baiana de Futebol (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Há 12 edições sendo disputado no formato de pontos corridos, o Campeonato Brasileiro pode voltar a ser disputado no mata-mata. Ao menos essa é a ideia do presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues.

Segundo informações do blog Em cima do LANCE!, o dirigente entregou à CBF uma proposta com uma nova fórmula de disputa e o segundo passo será tentar convencer a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão, a apoiar a mudança.

Fonte: LANCE

_____________________________________________________________



O campeonato brasileiro por pontos corridos vem sendo disputado neste formato desde 2003.

O formato agrada o público, que reconhece que a fórmula de disputa não promove injustiças ao final da competição, pois sempre o melhor time será o vencedor.

E de fato tem sido assim.

Ocorre que sempre que um time vence a competição com algumas rodadas de antecedência, como aconteceu neste ano, uma turma de jornalistas esportivos ligados direta ou indiretamente ao grupo globo, começa com essa lenga-lenga de querer mudar a fórmula vitoriosa da competição.

A mudança desejada por esse grupo prioriza interesses comerciais principalmente da emissora de TV que detêm os direitos de transmissão da competição, e obviamente outras mídias , já que a fórmula de mata-mata cria um clima de expectativa e consequentemente aumento de audiência.

No entanto, outra competição nacional - a Copa do Brasil - é realizada no formato de mata-mata e abre espaço para clubes de todas as regiões do Brasil, independente se são clubes da série A, B, C ou D.

Isso se dá para que um clube que mesmo não disputando a série A do campeonato brasileiro, tenha chance de vencer a competição e com isso consiga uma vaga na competição continental, a Taça Libertadores de América.

E de fato tem sido assim ,já que clubes como Santo André, Paulista de Jundiaí, Criciúma e Juventude já venceram a competição, sendo que Santo André e Paulista não estão´atualmente nem na série D do campeonato brasileiro, o Juventude disputará a série C e o Criciúma a série B.

Toda a disputa da Copa do Brasil se dá no formato de mata-mata, enquanto a outra competição nacional, o campeonato brasileiro, é disputado no formato por pontos corridos, com turno e returno , e com os quatro últimos colocados caindo para a série B do ano seguinte.

Duas competições nacionais e duas formas de disputa, como acontece na maioria dos países europeus onde o futebol está bem organizado.

Além do mais, neste doze anos de disputa por pontos corridos, em seis edições do campeonato brasileiro, o campeão só foi conhecido na última rodada, no último jogo. 
Em cinco edições o campeão foi conhecido com três rodadas de antecedência e em uma edição o campeão foi conhecido com mais de três rodadas de antecedência.

Uma prova que o campeonato é equilibrado e competitivo, logo não há motivo para mudança no formato de disputa.

No entanto, este blogue entende que a competição, tanto nas séries A, B, C e D deveria ser disputada  no formato de pontos corridos com turno e returno, porém, com apenas 18 clubes em cada série, caindo os três últimos para as divisões imediatamente inferiores e subindo os três primeiros colocados.

Com isso a CBF deveria abrir mais uma série, a série E.

Repare , caro leitor, que no formato atual caem 4 clubes, o que representa 20% dos participantes.

Com 18 clubes e caindo 3 clubes, isso representa   praticamente 17 % dos clubes da competição, além de economizar 4 datas no calendário anual - 15 dias -  pois o campeonato teria um total de 34 rodadas, contra as 38 rodadas do modelo atual.

Dito isto, e independente do que se pense sobre o assunto, o campeonato brasileiro deve continuar sendo disputado na fórmula de pontos corridos.

Quanto ao presidente da federação baiana de futebol querer mudar a fórmula para mata-mata, e ainda pedir auxílio a TV globo , talvez ajude a explicar a queda dos dois clubes baianos para a série B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário