quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Todos somos Abya Yala





Essa é a capa de hoje do jornal francês LIBÉRATION.
Libé du 18 décembre 2014
Acertou no alvo.

Enquanto os EUA anunciam a aproximação com Cuba com possibilidade de por fim ao bloqueio à ilha, ao mesmo tempo tentam encurralar a Rússia.

Deslocado nas Américas, os EUA que viram surgir e crescer nos últimos 15 anos a UNASUL ( União das Nações Sul americanas), a CELAC ( comunidade dos Estados latino americanos e caribenhos), a ALBA ( Aliança Bolivariana para as Américas ), o fortalecimento do MERCOSUL, a TELESUR,  a PETROCARIBE, o financiamento pelo Brasil do porto de Mariel  em Cuba , o  acordo entre China, Rússia e Nicarágua para construção do canal interoceânico e o acordo entre o MERCOSUL e a comunidade euroasiática - Rússia ,Bielorússia e Cazaquistão - resolveram trilhar o caminho do pragmatismo antes que fiquem cada vez mais deslocados.

Também viram morrer sua proposta de criação da ALCA ( Acordo de livre comércio das Américas ) e  a crescente irrelevância da OEA ( Organização dos estados americanos ).

De tudo fizeram, fazem e muito farão para estancar o avanço dos BRIC'S.

As eleições passadas no Brasil, os EUA apostaram alto - e perderam - em uma derrota do PT, o que significaria um enfraquecimento de todos os blocos citados.

Passadas as eleições no Brasil, o alvo americano se volta para a Rússia.

Cabe lembrar que a Venezuela sofre pesadas sanções econômicas  por parte dos EUA, e que vários golpes de estado foram tentados em países  na América Latina nas últimas duas décadas, sendo que em Honduras e no Paraguai, as ações golpistas foram bem sucedidas.

Vale ainda recordar que logo após o golpe parlamentar no Paraguai, a diplomata americana que servia por alguns anos  naquele país foi transferida para o Brasil.

O gesto americano com Cuba, visa, em primeiro lugar, recuperar o terreno perdido nas Américas.

Não se deve criar ilusões quanto a  uma mudança de postura dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário