segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Férias no Futebol




Encerrado o campeonato brasileiro de futebol, as projeções matemáticas do PAPIRO quanto ao desempenho do time do Fluminense na competição se revelaram com precisão.

Leia abaixo excerto de um artigo deste blogue publicado em 4 de setembro de 2014:

Nas nove rodadas do campeonato brasileiro antes da copa do mundo, o time somou 15 pontos ganhos, o mesmo número de pontos  que o time somou  nas nove rodadas depois da paralisação da copa.
Nos últimos treze jogos que o time jogou  depois da copa do mundo ( 9 do brasileiro, 2 da copa do Brasil e 2 da sul americana) o time teve 6 vitórias 2 empates e 5 derrotas, um  aproveitamento de 51%.
Ganhou 6 jogos e deixou de ganhar 7. 
É pouco para o elenco que tem.

Os treze jogos depois da copa são uma amostra significativa para avaliar o comportamento do time e projetar o desempenho da equipe nos 20 jogos restantes do campeonato brasileiro.
Mantendo um aproveitamento de 51%, o time terminará o campeonato brasileiro  na faixa de 60 pontos ganhos, o que dificilmente o colocaria na última vaga, a vaga para disputar a libertadores.
Os números estão aí, só não vê quem não quer.

A campanha do Fluminense no campeonato brasileiro, caminha para uma campanha de time coadjuvante na competição. 
Muito pouco para o elenco que tem e pelos salários que paga .


O Fluminense terminou o campeonato na 6ª posição, alcançando 61 pontos ganhos, algo que o PAPIRO projetou com 20 rodadas de antecedência para o final da competição.

A  6ª colocação  foi obtida no critério de desempate com o Grêmio, que também terminou com 61 pontos.

O Fluminense teve 7 gols  a mais que o Grêmio no saldo de gols, o que colocou  a equipe gaúcha na 7ª colocação, isso na última rodada do campeonato no dia 7 de dezembro e com  61 pontos
( 6+1=7 )

A propósito, o técnico do Grêmio é o Felipão.

Com  a  6ª colocação o Fluminense se classificou para a Copa do Brasil-15 a partir das oitavas de final .

Cabe lembrar que este ano - 2014 - o Fluminense foi eliminado da Copa do Brasil na fase anterior as oitavas, algo que em 2015 certamente não acontecerá, para alegria do torcedor tricolor.

Isto posto,o Fluminense passará a jogar a Copa do Brasil, somente após o término do campeonato carioca de 2015, algo que não acontecerá com seus concorrentes ao título dos 450 anos da cidade maravilha, Flamengo, Vasco, Botafogo, Madureira e mais  um time do estado que disputará a Copa do Brasil.

Cabe lembrar que antes da fase das oitavas, a Copa do Brasil tem ainda três fases, sendo que as duas primeiras o time visitante pode eliminar o segundo jogo- caso vença por dois ou mais gols de diferença -

Na terceira fase obrigatoriamente o time tem que fazer dois jogos.

Todos os times do Rio que estão na Copa do Brasil-15, com exceção do Fluminense, disputarão as fases anteriores as oitavas, caso avancem em todas.

Isso significa que essas equipe terão longas viagens, já que os jogos das duas primeiras fases são contra times do interior do país, em locais, como, Cruzeiro do Sul,  Boa Vista, Chuí, Senna Madureira, Letícia, Oiapoque, Jí-paraná, Lucas do Rio Verde, Jijoca , Bacabal e outras cidades bem distantes do Rio de Janeiro.

Já o Fluminense, que tanto reclamou do cansaço neste ano, jogará todo o Carioca sem disputar nenhuma outra competição em paralelo e a viagem mais longa para os cansados, estafados e desgastados  jogadores do tricolor, será para Macaé ou Volta Redonda, algo, que mesmo assim, exigirá dias para recuperação  dos sensíveis atletas.

Além disso, no campeonato brasileiro-15, que o tricolor disputará em paralelo com a Copa do Brasil-15, também será um dos mais tranquilos para os times do Rio no tocante aos deslocamentos, já que as viagens mais longas serão para Recife e Chapecó.

As demais são viagens de no máximo 90 minutos embarcados.

Adicione a tudo isso o fato que o Fluminense disputará apenas três competições no ano - uma local e duas nacionais - fazendo um mínimo de 55 jogos e um máximo de 65 jogos na temporada, o que é um número razoável para os sempre cansados atletas do tricolor.

Dito  isto, o Fluminense tem a obrigação de conquistar o Carioca e pelo menos uma competição nacional.

A cobrança será enorme.


PS.  também nas projeções matemáticas sobre os pontos necessários  para fugir do rebaixamento nesta ano, o PAPIRO foi o que mais se aproximou dos resultados, pois afirmou que 42 pontos seriam necessários para se livrar do rebaixamento. Os  sites "especializados" nas projeções matemáticas apresentavam 46 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário