segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O IBOPE não errou. A culpa foi do eleitor

Eleitor ‘mudou até o último minuto’, avalia Ibope



Foto: Duda Pinto/Fotos Públicas
Foto: Duda Pinto/Fotos Públicas
A diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari, negou que o instituto de pesquisa tenha errado os resultados após o crescimento repentino do candidato Aécio Neves (PSDB), que superou Marina Silva (PSB) com ampla vantagem e foi para o segundo turno com a candidata Dilma Rousseff (PT).
Na última pesquisa, divulgada no sábado (4), Aécio tinha 27% dos votos válidos, contra 24% de Marina. Dilma aparecia na liderança com 46%. “Essa era uma eleição com mais incertezas. Sabíamos disso desde as manifestações de junho do ano passado”, disse Márcia, em entrevista à TV Estadão.
Segundo ela, a diferença dos resultados de ontem para as últimas pesquisas em alguns Estados não foi captada porque o eleitor mudou até o último minuto. “Nossa última pesquisa havia mostrado um crescimento do Aécio. Esse movimento continuou após o fim da pesquisa, por isso o resultado oficial foi diferente”, explicou.
“O eleitor teve um interesse tardio por essa eleição.” Márcia também comentou o desfecho das eleições no Rio Grande do Sul, onde o resultado foi diferente do divulgado pelo Ibope. A última pesquisa mostrava o atual governador Tarso Genro (PT) em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia Lemos (PP) com 27%, e José Ivo Sartori (PMDB), 20%. No pleito de ontem, Sartori foi para o segundo turno com Tarso Genro.
“Quando o movimento do eleitor é brusco, a pesquisa não capta”, disse. Apesar das diferenças, o Ibope tem 92% de precisão nos resultados das pesquisas até agora, segundo Márcia. A próxima pesquisa deve ser divulgada na quinta-feira, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo e a Rede Globo. Até o fim do segundo turno, devem ser divulgadas até quatro pesquisas.
Fonte: MANCHETE ON LINE
________________________________________________________



Ahhhhh!   Então tá !
O IBOPE  não  errou já que  segundo a Diretora do Instituo, foi o eleitor  que mudou de idéia.
Ou seja, o IBOPE estava certo, o eleitor  é que mudou  na hora de votar.
Também disse que essa eleição era uma eleição com  muitas incertezas. Disse que sabiam dessa característica nesta eleição.
Disse agora, depois dos resultados,  pois durante todo o período em que as pesquisas do IBOPE eram divulgadas, principalmente na aliada globo, em nenhum momento  a tv globo alertou os telespectadores da "incerteza" reinante nesta eleição.
Já O PAPIRO,  um dos blogues de maior audiência e credibilidade na internete, conforme excerto abaixo de postagem no sábado véspera da eleição, alertava para a possibilidade Marina terminar o  1º turno com o mesmo percentual  de votos que teve em 2010 e , disse mais, que a diferença nesta eleição era o percentual, baixo até então , do candidato do PSDB em relação as eleições anteriores.  O PAPIRO também disse que os percentuais do tucano, mostrados pelas pesquisas como algo em torno de 24%, eram atípicos para o  PSDB nas eleições presidenciais.


... A diferença nessas eleições para as  anteriores, pelo menos como retrato deste sábado véspera da eleição, é que Marina ficará com mais ou menos os mesmos números de votos da eleição de 2010, e o diferencial ficará por conta do  percentual de votos menor do PSDB, em relação as eleições anteriores, favorecendo uma possível e provável vitória de Dilma, que caso aconteça, terá um percentual maior que nas eleições anteriores.
Caso esse cenário se consolide, Marina teria entrado na eleição , feito barulho, subiu, caiu e terminou no mesmo lugar de  2010. Tudo isso empurrou o tucano para um hangar distante, fazendo da sua campanha algo , até então atípico nas campanhas do PSDB.
Dilma teria passado imune a essas trapalhadas da oposição, incluindo , claro, as grandes trapalhadas da velha mídia.
São suposições, vamos aguardar.

Terminada a eleição, o tucano teve os percentuais históricos do PSDB, Marina ficou com os mesmo percentuais  de 2010 e o PT na mesma faixa acima de 40%, como nas eleições anteriores.
Ao que parece, o eleitor não mudou de ideia, como afirmou a diretora do IBOPE.
Votou, como nas últimas eleições.
Também como  aconteceu nas últimas eleições, os candidatos do PT sempre tiveram a possibilidade vencer no primeiro turno, porém, um movimento, anti- PT,  sempre na véspera das eleições  faz com que a eleição vá para um segundo turno. Agora não foi diferente.
A diretora do Ibope afirma que quando o movimento é brusco , as pesquisas não captam.
Logo, afirma a existência do movimento, que sempre parte da velha mídia, do próprio PSDB e das redes sociais, tendo em São Paulo o polo de mudança.
Esse é um padrão que se repete nas eleições desde a eleição de 2002.
Os institutos de pesquisa fazem um retrato do momento, uma fotografia.
O  PAPIRO analisa padrões e sistemas.
Disse ainda, a diretora do IBOPE, que o interesse do eleitor ,nesta eleição foi tardio.
Na visão de padrões e sistemas, essa eleição foi uma das mais politizadas, e e eleitor está engajado no processo desde as manifestações  de junho de 2013.
Se as pesquisas do Ibope não conseguem captar os movimentos bruscos do eleitor, como afirmou a Diretora, a culpa ou a incompetência, não é do eleitor.
Movimentos bruscos não surgem do acaso e poderiam ter sido captados em pesquisas anteriores, caso os institutos de pesquisa  avaliassem mais e mais variáveis do processo eleitoral.





Nenhum comentário:

Postar um comentário