terça-feira, 30 de setembro de 2014

Isso muda tudo




E lá se vão os verdes. 
Verdes de que ?
De dólares, com certeza.

Marina, a verde da floresta, é bancada pelo dinheiro grosso do Itaú e de ONG's ligadas ao sistema financeiro.
O Partido Verde, que se auto denomina diagonal, ou seja, não é de esquerda e nem de direita, e quando governo no Brasil esteve sempre ao lado da direita  e do....dinheiro grosso.

O candidato do PV teve seu jingle  de campanha patrocinado pelo PSDB.

As grandes ONG' s internacionais ambientalistas são financiadas até mesmo por ...petroleiras.

É o dinheiro, a financeirização do meio ambiente, não existe outra alternativa, repetem os "ecologistas" ao melhor estilo Margareth  Tatcher.

Justo o dinheiro, o capitalismo , que é responsável pela destruição do meio ambiente e da vida, com grande e expressiva participação de gigantescas corporações que financiam... os políticos verdes, as ONG' ambientalistas, cientistas, institutos de pesquisa.

Não se pode esperar nada dos grandes fóruns internacionais sobre mudanças climáticas e questões ambientais.

São grandes circos, reproduzidos como "avanços civilizatórios " pelos palhaços da grande  mídia ocidental comprometida com o ... dinheiro pesado.

Não se pode esperar algo transformador de grandes ONG' ambientalistas  financiadas por grandes corporações que não tem o menor interesse em mudar o sistema atual.

Não se pode esperar nada de Partidos Verdes, alinhados sempre com partidos da direita até mesmo radical, onde se situa o...dinheiro.

É duro para os "renomadíssimos e premiadíssimos" ecologistas do Brasil e de todo mundo constatar essas verdades. 

É de enlouquecer, eclipsar a razão, mudar a todo instante  até mesmo de opinião, sem que antes destilem críticas sobre a verdade inexorável , clara, translúcida, como a luz  que  dá mais vida ao
arvoredo nas florestas de pé, sustentáveis, que motivaram uma vida de  luta daqueles que perderam a vida  na luta, sem se curvar ao destino tathcheriano. 

E esse é o único caminho para salvar a vida; a luta dos povos, das comunidades, de movimentos sociais que até mesmo de forma pro ativa, tentam impedir a destruição de seus habitats. 
Habitats, aliás, sempre defendidos "energicamente" pelos ecologistas de partidos políticos, grandes ONG's, em seus escritórios nos grandes centros urbanos em prédios verdes  e bem próximos de instalações de seus aliados,  a turma do dinheiro pesado.

Em seu mais novo livro, a jornalista e ativista canadense, Naomi Klein, aborda o capitalismo e as mudanças climáticas e, assim como vem alertando o PAPIRO, faz críticas a ineficácia dos fóruns internacionais,como as COP's e também ao papel duplo de partidos verdes, organizações não governamentais, cientistas e institutos que se apresentam  em defesa do meio ambiente. 
Também afirma, que os verdadeiros defensores e ativistas da vida e do meio ambiente, se situam nas comunidades, em movimentos sociais e mesmo em pequenas organizações que atuam de forma direta na defesa de seus ecossistemas.
O livro, Isso muda tudo: capitalismo vs clima, teve uma pequena resenha que o caro leitor pode ler em  www.cartamaior.com.br.

É provável que nas próximas reuniões das COP's, quem sabe até mesmo em  Paris no próximo ano,  os locais das reuniões passem para lugares isolados , com forte aparato de segurança contra a presença de manifestações, como ocorre nas reuniões da OMC, FMI, Banco Mundial, G-8 e outros.
Assim como aconteceu no final da década de 1990, na reunião da OMC em Seattle, quando milhares de manifestantes protestaram  nas ruas  próximas ao local da reunião.
Como foi a primeira grande manifestação, foi comum ouvir dos executivos, banqueiros e empresários presentes na reunião as seguintes questões:
- quem são eles ?
- porque protestam ?
- será que são hippies deslocados no tempo ?
- a que organização pertencem ?
- são de esquerda ?

Agora, em 2015, na reunião da COP, os ecologistas, políticos e membros de ONG', devem se surpreender também com os manifestantes e , certamente , não faltarão perguntas do tipo :
- quem são eles ?
- porque protestam ?
- será que são ecologistas tardios ?
- serão neo hippies deslocados no tempo ?

Não, eles não são nada disso, mas isso muda tudo, já que as verdadeiras mudanças necessárias para preservação e regeneração da vida no planeta tem que partir da iniciativa  dos povos.

Dos políticos, das corporações,  das ONG's,  dos "ecologistas premiadíssimos , nada se deve esperar, uma vez que a ideologia verde ambientalista foi capturada pelo capital e hoje é um anexo dos programas dos partidos de direita, ou até mesmo , são a nova direita disfarçada de defesa do meio ambiente.

A campanha eleitoral no Brasil, em curso, é esclarecedora no tocante ao papel desempenhado pela  nova direita, aqui em em outros países. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário