segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Vida que segue




E o Fluminense aprontou mais uma.
A derrota da vez aconteceu em Brasília, com o tumultuado, desesperado e  indefinido time do Botafogo, que luta para sair da zona de rebaixamento.
Depois da derrota para o América-RN o treinador tricolor veio a público e assim se manifestou:
" erramos tudo, todos nós, mas tenho certeza que no próximo jogo, contra o Botafogo,  será bem diferente"
Talvez a diferença tenha sido no placar já que o Tricolor não perdeu de cinco.
O apagão foi o mesmo e o que melhor ilustra o time foi a declaração do jogador Carlinhos, publicada hoje no jornal Lance:
" quando acordamos já estava 2 X 0 para o Botafogo"
Quer dizer que estavam dormindo ?
Sim, o time do Fluminense tem o péssimo hábito de dormir em locais e momentos inadequados.
Espero que os jogadores não durmam ao volante de seus carrões com suas esposas e filhos.
Já o jogador Fred, que em 31 de agosto ( dia que sofreu a contusão no ano passado e ficou fora de jogo por vários meses) completará  1 aninho sem estar  jogando absolutamente nada, também se manifestou após a derrota contra o Botafogo:
" assumimos a responsabilidade pela derrota , porém o grupo vai reagir  no próximo jogo contra a Chapecoense"
Ahhh ! então tá.
Como o PAPIRO escreveu no artigo após a derrota para o América-RN, o Fluminense sofre de um problema sistêmico, oscilando muito, sem conseguir manter uma regularidade. 
Esse problema independe do treinador e está ligado ao elenco ou a cultura organizacional  da atual direção do clube.
Ainda sobre a derrota para o América-RN, o diretor de futebol, que também é psicólogo disse que foi um acidente e que tudo irá voltar ao normal e que não adianta ficar no passado já que a vida segue.
A vida seguiu, de fato, inexoravelmente,  e repetiu o passado.
Um exemplo , e mais do que isso, uma evidência da irregularidade do elenco do Fluminense pode ser comprovado quando, em 2013, no ano passado, o treinador Vanderlei Luxemburgo assumiu comando do time no lugar de Abel Braga.
Abel vinha de uma sequência quatro derrotas e não resistiu. 
Vanderlei assumiu o time e depois de um  início de ajustes, conseguiu emplacar uma sequência de sete jogos sem perder, fazendo com que a imprensa chegasse a apontar o Fluminense como candidato a uma vaga no G-4 do Campeonato Brasileiro, já que o time que andava perto da zona de rebaixamento chegou a ocupar a sétima posição na tabela de classificação após os sete jogos invictos.
E aí , entrou em campo a irregularidade tricolor, com gravata, cartola e tudo mais, e o time amargou nove jogos seguidos sem vitória, despencou para para a segunda parte da segunda página da tabela de classificação, próximo da degola, e ainda demitiu Vanderlei Luxemburgo.
Neste ano o passado se repete, na vida que segue.
Após uma sequência de quatro vitórias convincentes, com um futebol moderno, bem jogado e eficaz, o time do Fluminense emplacou três jogos, por enquanto, sem vencer e jogando muito mal .
Porém o torcedor tricolor não deve se desesperar, já que " tudo será diferente no grupo unido e fechado da vida que segue"
Para que o Fluminense entre na disputa pelo título do campeonato brasileiro, terá que manter uma média de 2 pontos por jogo ao longo da competição. Para atingir essa média , ainda no primeiro turno, o tricolor terá que vencer os quatro jogos  que faltam para terminar o turno.
Chapecoense em Chapecó, Sport no Rio, Corinthians em São Paulo e Cruzeiro no Rio.
Se conseguir essa façanha da vida que não para, o time alcançará, ao final do primeiro turno 38 pontos ganhos, perfazendo uma média de 2 pontos ganhos por jogo ao final dos 19 jogos do primeiro turno.
Algo que não é impossível, mas que diante do grupo unido do elenco tricolor parece bem improvável.
Hoje, na tabela de classificação,  o time luta pela quarta vaga para  a libertadores, aquela que ainda leva o time para pré-libertadores.
O elenco do Fluminense passa , pelo menos para mim, a impressão de que tem pouca ambição nas competições, fazendo o burocrático, saindo no exato momento do término do expediente e batendo o cartão de ponto.
Isso é pouco e insuficiente para todos aqueles que tem  ambição em chegar ao topo, isso em qualquer profissão, em qualquer área do conhecimento.
Carl Gustav Jung, o grande psicólogo assim se manifestou:
" todos nós nascemos originais e morremos cópia"
O Fluminense no atual futebol brasileiro feio, burocrático e ineficaz, é cópia da mesmice bovina e superficial que assola o nosso futebol.
Tem momentos de brilhantismo, para depois retornar ao estilo funcionário padrão, burocrático, na vida que segue.
Gostaria de analisar um pouco mais esse fenômeno de oscilação técnica que acomete os jogadores do Fluminense, entretanto está na hora do almoço e tenho que bater o ponto para ir almoçar.
Vida que segue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário