quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Problema Sistêmico



E o Fluminense aprontou mais uma.

Começou com a péssima campanha no Campeonato Brasileiro de 2013, algo inaceitável para um time com aquele elenco.

Seguiu na estréia da Copa do Brasil  deste ano, quando perdeu por 3 X 1 para um time semi-profissional do Ceará, o Horizonte, que nem disputa a quarta divisão do Brasileiro.

Fez um campeonato carioca deste ano bem abaixo das expectativas e distante  da possibilidade de vitória que o elenco sugere.

Começou o campeonato brasileiro de forma promissora, porém perdeu pontos irrecuperáveis, como a derrota para o Vitória no Maracanã com 50 mil torcedores, o empate  também no Maracanã com o lanterna Coritiba e a derrota por 3 X 2 ( perdia por 3 X 0 ) para o Criciúma,que mesmo o jogo sendo na casa do adversário o Fluminense tinha obrigação de vencer, tamanha a diferença técnica.

Desde o Brasileiro de 2013, o time do Fluminense alterna bons e maus momentos nas competições, independente do treinador a frente da equipe. Em alguns jogos a dedicação é total em outros a displicência idem.

Os jogadores do  elenco, com raras exceções, não conseguem manter uma regularidade técnica, oscilando acima do normal.

Ontem, com uma vantagem significativa sobre o adversário, no tocante ao elenco como no placar do jogo de ida em Natal, o  time mais uma vez dormiu em campo.

Mais uma vez os jogadores, em declarações após o jogo,  repetem as mesmas desculpas:
" foi apenas um escorregão"
"o elenco é forte e vamos recuperar"
" o grupo está unido e fechado e não vamos deixar que um oba oba negativo venha a nos influenciar"
" jogamos muito mal, fazer o que?"

Cabe ainda ressaltar que um número significativo de jogadores do elenco vem reclamando de cansaço. Cansaço de que, já que os jogadores tiveram 8 dias de folga durante a copa do mundo e um longo período de três semanas de preparação ?

O treinador Cristóvão Borges é bem intencionado e competente assim como suas propostas técnicas para o time são bem interessantes, porém o time, em seu comando, tem  como marca a irregularidade, a mesma irregularidade que por quase um ano acompanha o elenco do Fluminense.

Com essa irregularidade dificilmente o time brigará pelo título do campeonato brasileiro, e mesmo uma classificação para a Copa Libertadores de 2015, não me parece algo próximo.

O Fluminense sofre de um problema de instabilidade sistêmico, que pode ser oriundo apenas do elenco, ou ter raízes na direção do futebol, ou quem sabe venha sendo disseminado pela direção maior do clube. Seja lá o que for, deve ser diagnosticado e resolvido.











Nenhum comentário:

Postar um comentário