terça-feira, 12 de agosto de 2014

Jornalismo de mentirosos, bandidos e criminosos

Em plena campanha, eleitor formaliza denúncia contra o noticiário desequilibrado do Jornal Nacional

publicado em 11 de agosto de 2014 às 16:56
Jornal Nacional
por Osvaldo Ferrera
Ilmo(a) Sr.(a),
Sua manifestação foi cadastrada com sucesso!
Numero da manifestação: 62413
Data da manifestação: 10/08/2014
Descrição:
Douto Ministério Público Federal,
A Rede Globo de Televisão no ano de de 2014, ano de eleições gerais, conforme pesquisa doManchetômetro, que é um website de acompanhamento diário da cobertura das eleições de 2014 na grande mídia, especificamente nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, e no Jornal Nacional, da TV Globo e produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), instituição sem qualquer filiação partidária ou com grupo econômico, vem produzindo de forma sistemática noticiário amplamente desfavorável, tendencioso eleitoralmente, partidário e desequilibrado em desfavor do Partido dos Trabalhadores e da candidata à reeleição à Presidência da República Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores em seu jornal diário televisivo denominado Jornal Nacional, de grande alcance por todo o país e capaz de influenciar eleitoralmente a opinião de parcelas majoritárias dos brasileiros, em todos os rincões do país, um função de sua audiência.
Como o espectro eletromagnético de transmissão televisiva pela CF/88 é de propriedade da União, quero dizer público, podendo ser concedido pela União à iniciativa privada, como é o caso da Rede Globo de Televisão, a sua regulação, mesmo sob concessão, deve seguir os parâmetros legais vigentes para todo serviço público sob concessão ou não, quais sejam, o da supremacia do interesse público, da transparência, do controle e como as agências reguladoras que deveriam exercer a fiscalização, controle e, sobretudo, o poder regulador incidente sobre serviços delegados a terceiros não têm se mostrado competentes para coibir o uso evidentemente partidário do Jornal Nacional da Rede Globo, cuja evidência se encontra na pesquisa supra mencionada que vem sendo realizada pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), grupo de pesquisas com registro no CNPq, sediado no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), venho em nome da minha prerrogativa sagrada pela CF/88 (Direito de petição), como cidadão solicitar que o MPF atue neste caso, salvo melhor juízo, de flagrante violação da legislação das concessões públicas no espectro eletromagnético que pertence à totalidade dos cidadãos, sendo portanto Rés Publica e não domínio privado, procedimento que adotado pela Rede Globo de Televisão no seu Jornal Nacional, pode influenciar a opinião e a consciência do eleitor brasileiro em um ano de intensa disputa eleitoral e democrática. Não é possível que tamanha disparidade na orientação dos noticiários possa ser entendida como algo normal, haja vista a pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e ainda mais em um ano eleitoral.
Também venho por intermédio desta petição ao Douto MPF solicitar a notificação do MPE (Ministério Público Eleitoral) em âmbito federal, bem como à ANATEL e ao Ministério das Comunicações.
Certo de que as providências legais ao caso relatado serão tomadas sem demora, tendo em vista a celeridade do processo eleitoral, instruo a presente manifestação com o link do site Manchetômetro, que tem causado alvoroço nas redes sociais e já é de domínio e conhecimento de centenas de milhares de brasileiros eleitores.
Sobre o Jornal Nacional no Manchetômetro:http://www.manchetometro.com.br/analises/jornal-nacional/
São Paulo, 10 de agosto de 2014.
Osvaldo Ferreira
Solicitação:
Que o MPF apure mediante as provas juntadas, desvio de função da Rede Globo de Televisão, como concessionária do espectro eletromagnético nas transmissões televisivas em desfavor de um partido político, “in casu” o PT, Partido dos Trabalhadores, justamente em um ano eleitoral.
Demais informações serão encaminhadas para seu endereçoo de e-mail.
Para consultar o andamento da manifestação, favor acessar a página eletrônica do MPF, opção Ouvidoria do MPF, consultar andamento, e inserir o número da manifestaçãoo e de seu documento (CPF ou CNPJ).
Atenciosamente,
Ouvidoria do MPF – Sistema Cidadão
Ministério Público Federal
Obs.: Não responda a este e-mail. Mensagens encaminhadas/respondidas para o endereço eletrônico do remetente serão desconsideradas.

Manchetômetro da Uerj: 

JN surra Dilma por 82 a 3

publicado em 11 de agosto de 2014 às 17:23
Manchetômetro
No manchetômetro da Uerj: JN da Globo surra Dilma por 82 a 3
Parcialidade, partidarismo e desequilíbrio editorial; tudo somado, o Jornal Nacional, principal veículo informativo da Rede Globo, exibiu de 1º de janeiro a 9 de agosto deste ano nada menos que 1 hora e 22 minutos de reportagens contrárias ao governo da presidenta Dilma

do Tribuna Hoje, sugestão MWM

Um cálculo feito por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) comprova que o principal noticiário da TV brasileira, o Jornal Nacional, é definitivamente usado pela Globo como um instrumento de oposição ao governo. Pesquisa chamada de ‘manchetômetro’ pelos membros do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da Universidade conclui que o JN veiculou disparadamente mais notícias negativas contra a presidente Dilma Rousseff (PT) do que contra seus adversários.
De acordo com os gráficos do manchetômetro, o Jornal Nacional dedicou 1 hora e 22 minutos em 2014 para notícias consideradas desfavoráveis para a petista, contra apenas três minutos para reportagens consideradas favoráveis.
Em contrapartida, o candidato do PSDB, Aécio Neves, teve 7,42 minutos de noticiário positivo esse ano, e 5,35 minutos de notícias negativas. Eduardo Campos, presidenciável pelo PSB, foi alvo de pouco mais de 30 minutos de reportagens consideradas neutras, de acordo com os pesquisadores.

Fonte: VIOMUNDO
___________________________________________________________________

Trombone alvorada weril

O manchetômetro apresenta dados concretos, quantitativos , mensuráveis, que por outro lado também revelam o qualitativo, ou a ausência deste, no jornal nacional da TV globo.
Quem tinha alguma dúvida sobre o papel exercido pelas empresas globo e pelos veículos da velha mídia pode agora comprovar com os dados apresentados.
Interessante, se não fosse mentiroso, foram alguns comentários produzidos por colunistas, hoje, em veículos da velha mídia.
No jornal o globo o colunista Merval  acusa os "governistas e militantes petistas" por banalizarem denúncias graves.
O imorrível colunista se refere a armação noticiosa no caso de alteração dos perfis de dois jornalistas da globo na Wikipédia. 
Sim, essa história está mais para factóide do que para notícia que mereça um tratamento sério e isso não é banalizar ou flexibilizar uma denúncia, e sim tratá-la com tal, ou seja, um factóide com objetivo eleitoreiro, considerando que tais perfis foram alterados em maio de 2013 e somente agora os jornalistas de globo vieram a público para manifestar repúdio pela violação sofrida. 
Passaram mais de um ano sem dar uma olhadinha em seus perfis, considerando que todos estão sujeitos a algumas alterações ? 
Realmente está mais para factóide eleitoreiro do que para uma notícia séria, entretanto não se pode minimizar os crimes que acontecem na internete,  e o assunto deve ser tratado  de forma a apurar e punir os responsáveis, independente se as vítimas foram jornalistas de globo ou cidadãos neófitos.
Quem de fato vem banalizando crimes e omissões é a própria mídia, principalmente as empresas globo, que tratam criminosos dos sistema financeiro como pessoas brilhantes, em referência a engenharia efetuada por esses criminosos para realizar os crimes. 
Quem banaliza e omite informações sobre o esquema gigantesco de corrupção no governo do estado de SP é a velha mídia, sempre com o intuito de preservar seus aliados "brilhantes".
Quem omite a situação caótica e crítica que vive a população da cidade de São Paulo e periferia por conta do colapso no abastecimento de água, fruto da incompetência dos gestores, é a velha mídia.
Como demonstrado pelo estudo do manchetômetro da UERJ a velha mídia amplifica todo e qualquer assunto que possa atacar o governo Dilma, isso quando não inventa assuntos com o mesmo fim.
Em relação aos candidatos do PSDB acontece o oposto. Mesmo que estejam envolvidos em crimes ou suspeitas significativas de envolvimento em ilícitos, esses candidatos são preservados pela velha mídia.
Diante desses fatos sugiro que o colunista de globo vá lavar sua cara.
Outro delírio sobre o factóide da Wikipédia veio justo de quem se coloca no lugar de observador da imprensa.
Este blogue, não apenas sofre invasões diárias de pessoas ligadas a TV globo, como o meu perfil, que jamais publiquei em lugar algum e nem autorizei ninguém a fazê-lo,  é constantemente alterado de forma criminosa e violenta.
Quanto ao jornal nacional da TV globo, assim como todos os demais telejornais das empresas privadas, jornais de emissoras de rádio privadas e jornais e revistas impressos, são tendenciosos e produzem um noticiário desequilibrado, que visam favorecer os candidatos do PSDB e linchar- é isso mesmo, caro leitor- o governo federal e a candidata Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário