quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Coletivo em jogo de 3 pontos



Como previsto pelo PAPIRO, o Fluminense perdeu mais uma vez.

É visível  o processo de queda do nível técnico do time.

Como disse o jogador Jean após a partida de ontem contra a limitada e modesta equipe da Chapecoense:
" dizer o que ? Está todo mundo vendo. O time está mal"

O Fluminense jogou ontem apenas 30 minutos, que foram os 30 minutos iniciais do primeiro tempo.
Depois disso, ficou aguardando o final do expediente para bater o cartão de ponto e ir para casa.

O tempo que o time conseguiu jogar, normalmente é  o tempo dos coletivos que as equipes fazem como treino antes dos jogos.
Nos coletivos, no passado, se jogava 45 minutos, porém, com o tempo, os treinadores foram observando que após 30 minutos de treino-jogo, os jogadores relaxavam e não valia mais a pena continuar até os 45 minutos.
Pois é, o Fluminense ontem jogou um coletivo, isso em jogo valendo três pontos pelo campeonato brasileiro.
As chances de vencer seriam mínimas e o resultado final foi o óbvio, mais uma derrota.

Também foi visível o estado de nervosismo  e de irritação de alguns jogadores.
Até o sempre discreto Conca, foi visto gritando e irritado com um companheiro após o gol do time adversário.

Quando as coisas não andam bem, alguns jogadores preferem abandonar o barco e , normalmente isso se dá com o aumento de cartões amarelos , suspensões, expulsões e lesões.
Já se pode constatar que isso acontece com alguns jogadores do elenco.

Pode-se constatar também que o elenco do Fluminense tem divisões, grupos dentro do elenco.
Alguns jogadores desejam jogar, participar e outros fazem o burocrático.
Ontem, em vários momentos do jogo , foi possível constatar que quando um jogador do Fluminense tinha a bola, a maioria do time ficava estática, sem movimentação, aceitando passivamente a marcação.
Impossível ser bem sucedido desta forma.

O treinador errou na escalação do time, com Fred e Walter, obrigando  o time a jogar em função de dois atacantes, o que resultou em um festival de bolas alçadas sobre a área adversária sem nenhum perigo.

Em todo o segundo tempo , o time só conseguiu dar um chute ao gol do adversário, e isso só foi possível com a substituição de Walter por Rafael Sobis, este último o autor do chute, fruto da movimentação que deu a equipe. 
Walter não deveria ser substituído, a não ser que estivesse cansado. 
O treinador deveria retirar Fred e colocar Sobis, isso logo após o gol do adversário.

Quanto a Fred é notório que não vive um bom momento e sua escalação não se justifica, a não ser que aconteça apenas por pressão de patrocinador e da diretoria. 
Se for dessa forma,  a tragédia está anunciada.

Fred indiscutivelmente é um grande jogador, mas sua fase atual não agrega valor ao time, e o pior ainda prejudica o conjunto. 
Some-se a isso a pressão que o jogador vem recebendo com o buliyng  incentivado por boa parte da imprensa e que ganhou todas as torcidas, fruto da atuação da seleção brasileira na copa.

Fred deveria fazer um trabalho de aprimoramento da parte técnica e psicológica, para poder voltar ao time, e quem sabe, encontrar uma motivação a mais por conquistas, já que com 31 anos, uma carreira amplamente vitoriosa, seu ciclo na seleção brasileira talvez tenha se encerrado.

O elenco do Fluminense tem muitos jogadores na faixa dos 30 anos, com carreira vitoriosa  e com a vida financeira resolvida.

Seria interessante que o treinador mesclasse jovens em início de carreira com veteranos que ainda estejam motivados e com espírito competitivo para competições que exigem equipes de alto rendimento.

Quando aos problemas de relacionamento no elenco, fica cada vez mais claro que existem.
Até ai , nada de anormal, já que um grupo com mais ou menos 40 pessoas é  normal que existam fortes afinidades, alguma afinidade, apenas relacionamento profissional, divergências, antipatias e rejeições entre os membros desse e de qualquer outro elenco de um time de futebol.

É dever da comissão técnica identificar os pontos de conflito do elenco que possam prejudicar o ambiente no seu todo e tomar as ações corretivas necessárias para que a equipe  se apresente nos jogos de forma harmônica, integrada, participativa e com um espírito competitivo compatível com o esporte de alto rendimento.

Quanto a posição do time no campeonato brasileiro, vai ficando mais distante do líder da competição, e mais próximo do último colocado.
Talvez, ao final desta 16ª rodada o Fluminense fique a 10 pontos do líder e a 12 pontos do lanterna.

O torcedor não quer reviver o filme de horror de 2013, entretanto o enredo parece o mesmo, com os mesmos atores.

A situação é difícil, pois o time está em uma descendente, o que torna difícil uma vitória no próximo jogo, mesmo sendo no Maracanã.

Caso não existam pressões para que o treinador escale A ou B, Cristóvão deve voltar com o time e esquema tático que foi bem sucedido no início da competição.

Ainda faltam conquistar 21 ou 22 pontos para que o time se livre do rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário