quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Globo na marca do penalty

Clubes quebrados e Globo bilionária: que casamento é este que arruína o futebol brasileiro?

Postado em 05 ago 2014
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O futebol está caído, como Romarinho
O futebol está caído, como Romarinho
E então ficamos sabendo que também no futebol as audiências da Globo despencam.
É o que informa uma coluna no UOL especializada em tevê.
O jogo Corinthians e Coritiba, domingo passado, deu 13 pontos. Alguns anos atrás, o Corinthians rendia mais de 20.
Não chega a ser surpresa.
Toda a grade da Globo vem caindo ano após ano: novelas, telejornais, séries etc.
Os Ibopes são um fragmento do que foram. Novelas, em finais, chegaram a ter 100% de audiência nos anos dourados.
Hoje, giram na casa dos 20 ou 30 pontos.
É tão aflitiva a curva descendente das novelas, para os que estão envolvidos nelas, que dias atrás um dos principais autores da Globo, Aguinaldo Silva, disse em seu Twitter que o importante não é o Ibope, e sim a repercussão nas redes sociais.
Pausa para rir.
Importante dizer: não é só a Globo que perde público. Todas as redes andam para trás.
É um processo sem volta, por conta da internet.
A internet é uma mídia disruptora também para a tevê. As pessoas ficam cada vez mais na internet e menos na tevê, ou em qualquer outra mídia.
Sites como Netflix avançam no público crescente que consome séries.  Essas pessoas viam, no passado, filmes na tevê, aberta ou fechada.
Você agora vê sua série na hora em que quer, no dia que preferir.
Grade de programação – o segredo do sucesso da Globo – é você quem faz a sua, na era digital.
O futebol entra neste pacote de sofrimento para a Globo.
Seria um milagre se apenas o futebol mantivesse o Ibope.
O que realmente chama a atenção – como informa a coluna no UOL sobre o assunto – é como a diminuição da audiência vem sendo tratada nos bastidores.
A Globo – ficamos sabendo – vem acusando os clubes pelo problema. E está tentando impor condições para eles.
Os clubes brasileiros são o que são, antiexemplos de administração.
Mas esta culpa, a dos Ibopes reduzidos, eles não têm.
Isto é o chamado mercado.
E é preciso lembrar também quanto a Globo contribuiu para a calamidade do futebol brasileiro.
Apoiou durante anos Havelange e Ricardo Teixeira, em troca de favores que trouxeram fortunas para a emissora.
E jamais deixou de abrir mão da novela na quarta-feira, e isso jogou o futebol para o horário destruidor das dez da noite.
A Globo culpar os clubes é o triunfo do cinismo e da falácia.
Se os clubes engolirem, o próximo passo é dar a eles menos dinheiro.
O que certamente não está nas cogitações da Globo é ela também ganhar menos dinheiro com o futebol.
As cotas para o patrocínio do futebol crescem ano após ano na mesma medida em que a audiência cai.
É uma das situações mais bizarras que você pode encontrar no mundo dos negócios. Um milagre, na verdade.
O verdadeiro milagre da Globo.
Não só no futebol como nos demais produtos. Nunca a audiência da Globo foi tão reduzida, desde que ela virou o império que é, e jamais o faturamento publicitário foi tão alto.
Os clubes que prestem atenção.
O que a Globo quer, de fato, é salvar o próprio bolso – coisa em que seu padrão de qualidade continua o mesmo.

Fonte: DCM
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Trombone alvorada weril

Que a internete vem atropelando a TV, isso é fato e ainda vai causar mais e mais estragos.
No caso de globo é escancarado seu ocaso.

A audiência despenca em tudo, novela, jornalismo, programas de auditório, filmes mediócres enlatados, programas matinais de blá blá blá e também o futebol.
As emissoras de TV, em geral, também despencam.

O caso de globo é mais emblemático já que emissora reinava absoluta por décadas e, agora, vê sua influência sobre a população diminuir significativamente.

Independentemente da internete,  as grades das emissoras de TV privadas são sofríveis, no tocante a qualidade de seus conteúdos.

Globo se revela brega, cafona e ultrapassada em tudo, e agrava ainda mais sua decadência ao se colocar para a população como moderna e de vanguarda. Só rindo.

Quanto ao futebol já era esperado que depois do fiasco da seleção brasileira na copa, o torcedor ficasse um pouco distante dos campeonatos por aqui. 
Adicione a esse desinteresse a queda natural, gradual e irreversível dos programas de TV e o resultado são audiências insignificantes para os jogos de futebol.

E eis que, diante da queda, globo aparece querendo mudar tudo e retirar o futebol da TV aberta.
Penso que a questão principal não passa por aí.
A estrutura e  a organização do futebol no Brasil pedem por mudanças profundas ,e neste contexto o papel da TV nas transmissões dos campeonatos também deve ser repensado.
Globo não pensa assim  e não se vê como problema nessa estrutura.Só rindo.

Aí vai um exemplo:
Uma TV, da Universidade Federal de Pernambuco, logo uma TV pública, anos atrás adquiriu os direitos de transmissão para o estado de Pernambuco do campeonato pernambucano de futebol.
Adquiriu e passou a transmitir os jogos para o estado.
A audiência que a TV Universitária alcançou, passou a incomodar a  audiência da TV globo.
Cabe lembrar que globo não transmitia o campeonato daquele estado  e passou a ver sua audiência de sua grade nacional ameaçada por um conteúdo regional.
Globo não perdeu tempo.
Imediatamente foi a Federação Pernambucana de Futebol e adquiriu os direitos de transmissão do campeonato pernambucano, jogando para escanteio a TV universitária, valendo-se para isso de seu poder econômico.
E o pior aconteceu depois.
Adquiriu os direitos de transmissão e não transmitiu o campeonato para o estado, pois na sua lógica, sua programação nacional seria mais importante para o público pernambucano.
Isso exemplifica, em parte, o papel nefasto de globo também no futebol.

Para Globo, futebol em TV aberta somente às quartas-feiras às 22 horas e aos domingos às 16 horas, privilegiando o alcance de sua grade nacional, já que o futebol na globo é um programa de sua grade nacional.

E agora, caro leitor, globo dá chiliques e diz que vai pressionar os clubes para organizar o futebol brasileiro - só os clubes,globo, CBF e Federações não entram na nova organização - pois vê sua audiência desabar.
Estamos  diante de algo fantástico:
A métrica que define a eficácia de nosso futebol é a audiência de uma emissora de TV que sequestrou o futebol brasileiro. Só rindo.

Globo ainda ameaça todo mundo dizendo que não vai mais transmitir futebol em TV aberta.
E não se acha problema. Só rindo.

O que o futebol precisa é justamente o contrário desejado por globo, ou seja, uma pulverização de emissoras de TV na transmissão de todas as séries dos campeonatos brasileiros, e regionais,valorizando horários de jogos decentes, o público e os aspectos e características regionais priorizados nas diferentes regiões do país.
Isso globo não quer, pois perderá o controle sobre o futebol no Brasil, e a influência de sua grade nacional em todo território  brasileiro.

O caro leitor já percebeu que  uma nova organização do futebol no país, para que seja bem sucedida, passa por uma democratização dos meios de comunicação, onde os aspectos regionais sejam priorizados.

Se tudo isso não bastasse, a maioria da imprensa esportiva do país é uma comédia de mau gosto.
Nos programas esportivos nas emissoras de TV, como também nas emissoras de rádio, os jornalistas se esforçam para produzir o máximo de palhaçada em detrimento de um bom conteúdo sobre o esporte em geral.
Na TV é ainda pior, com cenas grotescas e deploráveis produzidas quase que diariamente pelos nossos briosos jornalistas e comentaristas esportivos, que não medem esforços em demonstrar seu lado artístico, ou melhor , seu lado imbecil.
Para eles o espectador é um idiota que merece ser tratado com o máximo de idiotice e vulgaridade, o que não é superado apenas pelo programa zorra total de globo.
Não é de se estranhar que a queda de audiência venha se acentuando.
Aliás, hoje, quarta-feira, tem futebol na globo, às 22 horas.
Alguém tem que tirar globo da jogada, mesmo que seja com voadora e tudo mais.

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