quarta-feira, 23 de julho de 2014

O Sangaku das pesquisas

O Sangaku da velha mídia 




No dia 18 deste mês, ou seja, na sexta-feira passada já que hoje é quarta-feira dia 23, O PAPIRO publicou artigo como seguinte título:


O Milagre nas pesquisas de globo e folha de SP


O artigo citado analisava a nova e escandalosa pesquisa de intenção de voto para presidência da república que apontava, segundo manchetes idênticas de Folha de SP, O Globo e Estado de SP, um empate técnico entre Dilma e Aécio em um segundo turno, sem que os três patéticos jornais destacassem em manchete que Dilma poderia inclusive vencer em primeiro turno.
A pesquisa , obviamente, foi motivo de análise e crítica por parte da mídia independente na internete, isso mesmo, esta mídia que tem cor, lado, ideologia, porém não manipula os fatos e  nem a realidade, e, assim se comportando contribui para  a Paz e , talvez por isso, ninguém por aqui um dia ganhará um Nobel da Paz.
O PAPIRO, como o caro leitor conhece, reproduz artigos de relevância sobre o tema em questão , e , em seguida, apresenta a opinião deste blog, sempre com tipo na cor vermelha.
Abaixo , reproduzo trechos de alguns artigos que analisavam a pesquisa de sexta-feira: 

 Milagre da multiplicação dos tucanos:

desde o início do ano, a intenção de voto em Aécio oscila entre 16% e 20%, mostra o Datafolha; agora, o instituto dos Frias informa que, em eventual 2º turno, o tucano dobra dos 20% para 40% e 'empata' com Dilma, que tem 44%. Será?

Datafolha: 70% consideram o governo Dilma entre regular, ótimo e bom; Dilma vence no 1º turno com 36%

A conta da nova pesquisa não fecha


Nova pesquisa eleitoral.

Por ela, Dilma ganha no primeiro turno.

Mas o PIG não se dá por achado e resolve propor uma simulação de segundo turno.

Nesta, Aécio salta de 20 pontos para 40 pontos. Que seriam todos os 8 de Campos, mais todos os 3 do Pastor Everaldo, e mais todos os outros candidatos nanicos, e ainda pegaria de sobra mais oito pontos de brancos e nulos. Ainda assim ficaria 4 pontos atrás de Dilma, coisa que o PIG anuncia como empate técnico no segundo turno.

Um verdadeiro prodígio para levar Aécio a pé de igualdade com Dilma num segundo turno.

Que segundo turno? A pesquisa é clara: Dilma vence no 1º turno.

E as manchetes do PIG são "Aécio empatado com Dilma no Segundo Turno".

Isso sim é manipulação, e falta de estudo, pois a conta não fecha.

Vai ficar em recuperação de matemática igual minha neta de 12 anos, mas ela não é candidata, nem trabalha no PIG ou no IBOPE, é só uma adolescente viajando no mundo virtual. No mesmo mundo onde para o PIG a fantasia torna-se realidade.

Fonte: SQN

Os resultados apresentados pelos três principais jornais do país, e que foram reproduzidos por todos os demais veículos da velha mídia sem qualquer tipo de questionamento, configuram um atentado contra os mais elementares princípios da matemática e da estatística. 

Tudo isso foi construído  de forma violenta, sim, isso é um
a forma de violência, para enganar a população brasileira sobre o quadro eleitoral que o momento apresentava.

É a chamada violência integral que prolifera na velha imprensa, mas é ignorada e muitas vezes enaltecida como brilhante, até mesmo por aqueles que observam a imprensa tal qual os avestruzes com a cabeça enfiada no chão.

A manipulação foi tão violenta e grosseira que mereceu um alerta do PAPIRO, quanto as novas modalidades de enfrentamento com a velha mídia,  de maneira que a população possa vir a  usufruir de conteúdos fidedignos e que a verdade prevaleça, ou ainda, para que pelo menos os fatos sejam verídicos, já que a maneira como são reportados pela velha imprensa se distanciam em muito da realidade.

A pesquisa que por pouco não criou uma nova Matemática, foi amplamente debatida pelos colunistas da velha imprensa, que se deliciavam com o quadro desenhado.
O desenho gráfico dos dados  e números e a análise orgástica da velha mídia, indicava que poderíamos estar diante de um sangaku, que somente os iniciados teriam condições para analisá-lo.










exemplo de um sangaku que pode muito bem ser a explicação para as escandalosas pesquisas de Folha de SP, globo e etc...



E eis que , meu caro e atento leitor, das profundezas da nação surge mais uma pesquisa, apresentada hoje sem letras garrafais ou coincidências de manchetes.

A pesquisa de hoje apresenta um quadro diferente da pesquisa apresentada na sexta-feira, porém idêntico a média de todas as pesquisas dos últimos.... doze anos para o período em destaque, ou seja, meados de  mês de julho.

Na pesquisa de hoje, que o leitor pode ler abaixo deste texto, Dilma pode vencer em primeiro turno. 
Também  vence em segundo turno com margem histórica e consolidada que se repete desde a eleição de 2002, com pouca variação para mais ou para menos.
Digo que pode vencer em primeiro turno por que Dilma tem 38% de intenção de votos contra 37% da soma de todos os demais candidatos. Sim, a margem de erro é de 2% para mais ou para menos, porém os números me autorizam a destacar em notícia uma possível vitória em primeiro turno.
Leia abaixo os dados da pesquisa de hoje em artigo de TIJOLAÇO:

Ibope repete Datafolha, mas desmonta “empate no 2° turno”. 

Preparando-se para o pouso?

23 de julho de 2014 | 10:54 Autor: Fernando Brito
ibopeglobo
Escrevi, há uma semana, que a pesquisa Datafolha registrava um quadro eleitoral sem mudanças, exceto em uma: o acenar com possível empate em segundo turno, que se construiria com uma inacreditável transferência dos votos de todos os candidatos (de esquerda, de direita e até de nenhuma identidade) para Aécio Neves.
A espequisa Ibope divulgada ontem repete, basicamente, os mesmo números de 1° turno – Dilma teria 38%, Aécio 22% e Eduardo Campos, 8% – mas uma diferença muito mais expressiva (e natural) no segundo turno, dando 41% a Dilma e 33% a Aécio.
O resultado, que segundo dizem não assegura a vitória da Presidenta no 1° turno  - a soma de todos os demais candidatos daria 37%, um a menos que os 38% de Dilma – , mostra, ao contrário, que existe uma estabilidade que leva o início da campanha de televisão e rádio, onde a candidata petista tem incrivel vantagem, tanto em tempo quanto em realizações a mostrar –  para um terreno onde a decisão sem novas eleições não é só possível como, ao menos até agora, provável.
Ainda mais agora, quando a candidatura Aécio vai ter de passar da ofensiva à defensiva, a partir do aeroporto construído e sem outro uso senão o de servir de acesso à sua fazenda.
(Veja nos próximos posts como, pior ainda, os sinais de superfaturamento da obra são incontestáveis)
A batalha eleitoral está na mídia, como sempre esteve. Mas existem indicações que a “unanimidade” pró-Aécio do conservadorismo possa estar sendo quebrada por sua estagnação nas pesquisas.
Um análise, bem humorada, do meu amigo Hayle Gadelha, veterano em eleições e análises de pesquisa e mídia, publicada em seu blog, mostra que andam se apertando os cintos nos vôos tucanos.

Ibope 2014: acho que o Globo quer ajudar os tucanos na decolagem

IBOPE - GLOBO X GLOBOEm 2010, no Ibope de julho, Dilma tinha 39%, Serra 34%, Marina 7% e os outros 1%.
Dilma, portanto, tinha 39 contra 42 da soma dos outros. Ou seja, não vencia no 1º turno.
Mas vencia no 2º turno por 46 a 40 de Serra.
Qual seria a manchete natural? “Dilma lidera e hoje venceria 2º turno”, certo? Errado.
Essa manchete voou no tempo e veio pousar na primeira página do Globo de hoje.
Você vai pensar que os números das pesquisas ocuparam os mesmos assentos em 2010 e 2014, mas perdeu o voo mais uma vez.
O Ibope divulgado ontem aponta Dilma com 38, Aécio com 22, Campos com 8 e todos os outros com 7.
Ou seja, Dilma vence no 1º turno de 38 a 37.
Essa poderia ser a manchete natural, mas parece que caiu no vácuo.
O que será que explica essa acrobacia aérea?
Na minha opinião, o Globo ficou com peninha dos tucanos e resolveu dar um empurrãozinho para ver se pega no tranco.
Um pouco de gás, digamos assim.
A oposição precisa acreditar que o seu plano de voo para vencer esta eleição não tem nuvens pesadas pela frente. Mas está difícil encontrar o tão sonhado céu de brigadeiro.
Talvez seja melhor tratar de pedir logo permissão para aterrissagem no aeroporto de Cláudio, MG… e boa viagem!
Pois bem, com a pesquisa IBOPE tão próxima da última pesquisa DATAFOLHA como se explica diferenças tão gritantes quanto as intenções de voto nos candidatos em  um possível segundo turno ?
Em quatro dias o eleitor mudou de opinião , apenas nos  votos do segundo turno ?
Pouco provável uma mudança de opinião,em grande número e tão seletiva, ou seja, mudou somente em um segundo turno que inclusive pode não acontecer.
Isso não está cheirando bem, ou melhor , está fedendo.
Para aumentar o odor fétido e insuportável que emana das jurássicas redações, colunista de o globo, que tem status de imortal, mas que não domina as quatro operações básicas da matemática, afirma em artigo, hoje,  que os números atribuídos a Dilma podem ser enganosos.
Como é que é ?
Números que estão estratificados por doze anos, considerando as médias para o período, seriam enganosos ?
O caro leitor já percebeu que não se trata de estupidez na análise dos dados, por parte da velha mídia. 
Tudo bem, esses colunistas podem ser burrros, mas não são estúpidos, O que se vê, com clareza solar, é uma intenção deliberada e violenta em alterar os dados de pesquisas e com isso criar factóides que serão noticiados e debatidos por toda a velha mídia, como sendo a realidade dos números e, por conseguinte, a inexorabilidade dos fatos.
Nem uma coisa nem outra. 
O que assistimos é uma armação violenta e desonesta para enganar a população, confundir almas, e , com isso auferir vantagens quantitativas para o candidato apoiado pela velha mídia. 
Apoio, que a bem da verdade não é assumido pelos veículos da velha mídia, que ainda tentam passar para a população um posição de neutralidade no processo eleitoral. 
Isso tem nome  e chama -se crime.

Não apenas trata-se de um crime, como é repetitivo ao longo de anos, com criminosos, população e autoridades, em total cumplicidade de omissão onde expressões de admiração pela paisagem proliferam sem a menor vergonha.
Essa constatação pode parecer piada para aquelas pessoas mais desatentas, porém, é verdade na veia e revela aspectos prá lá de interessantes, perigosos e estranhos, dessa cultura midiática corporativa, pequena e totalmente defasada da realidade.

Já que dia a dia da velha mídia  a análise dos fatos é delirante e falsa, que pelo menos os fatos sejam verdadeiros.

O boimate não existe.

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